Condensadores na iluminação
Condensadores na iluminação
Boas. Tenho uma dúvida na qual penso que me poderão ajudar. Estou numa instalação onde existem várias armaduras, cada uma com 2 lâmpadas PL-L de 36W. Algumas das armaduras têm condensadores de 3,5 mf, outras de 9 mf, penso que para eliminar o efeito estroboscópio, segundo li por aqui. O que gostaria de saber é qual o limite aceitável de utilização de condensador, em termos de micro farads.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Condensadores na iluminação
os condensadores com esses valores, são para compensar a energia reactiva consumida. Os valores diferem, devido ou a intenção é sobrecompensar ou não havia outros à mão...
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boas,buzz Escreveu:Boas. Tenho uma dúvida na qual penso que me poderão ajudar. Estou numa instalação onde existem várias armaduras, cada uma com 2 lâmpadas PL-L de 36W. Algumas das armaduras têm condensadores de 3,5 mf, outras de 9 mf, penso que para eliminar o efeito estroboscópio, segundo li por aqui. O que gostaria de saber é qual o limite aceitável de utilização de condensador, em termos de micro farads.
Vê isto
http://www.malhatlantica.pt/amjb/ta/lam ... centes.pdf
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
PFerreira Escreveu:Boas,buzz Escreveu:Boas. Tenho uma dúvida na qual penso que me poderão ajudar. Estou numa instalação onde existem várias armaduras, cada uma com 2 lâmpadas PL-L de 36W. Algumas das armaduras têm condensadores de 3,5 mf, outras de 9 mf, penso que para eliminar o efeito estroboscópio, segundo li por aqui. O que gostaria de saber é qual o limite aceitável de utilização de condensador, em termos de micro farads.
Vê isto
Obrigado, já tinha visto isso, está noutro post. Mas, por exemplo, no lugar do condensador de 9 mf posso colocar um de 12, ou um de 7? O que gostava de saber é se existe algum limite que tenha de ser respeitado, e quais as consequências de um condensador sobre ou sub dimensionado.
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boas,buzz Escreveu:PFerreira Escreveu:Boas,buzz Escreveu:Boas. Tenho uma dúvida na qual penso que me poderão ajudar. Estou numa instalação onde existem várias armaduras, cada uma com 2 lâmpadas PL-L de 36W. Algumas das armaduras têm condensadores de 3,5 mf, outras de 9 mf, penso que para eliminar o efeito estroboscópio, segundo li por aqui. O que gostaria de saber é qual o limite aceitável de utilização de condensador, em termos de micro farads.
Vê isto
Obrigado, já tinha visto isso, está noutro post. Mas, por exemplo, no lugar do condensador de 9 mf posso colocar um de 12, ou um de 7? O que gostava de saber é se existe algum limite que tenha de ser respeitado, e quais as consequências de um condensador sobre ou sub dimensionado.
Se lá está 9 e está correcto com a tabela, para quê inventar?
Se puseres abaixo do valor correcto estás a consumir energia reactiva capacitiva da rede, se estiveres a por acima estás a injectar energia reactiva capacitiva na rede. Resumindo qualquer alteração que faças estarás a sobrecarregar a cablagem, além de que o circuito poderá funcionar de forma deficiente ou mesmo nem funcionar.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
Ainda neste tema gostaria de esclarecer mais uma dúvida. Posso colocar condensadores em qualquer tipo de balastro ferro-magnético, ou têm de ser balastros próprios? Desculpem a ignorância, mas a àrea da electricidade, para mim, é recente. Obrigado pela ajuda.
Duzia12 Escreveu:Sim , nesses é que se deve meter
Só gostava que quem alguém fizesse o cálculo.
Alguns balastros têm, no corpo, a sinalética com o condensador e a sua potência, outros não trazem qualquer referência ao condensador, por isso é que perguntei se todos os ferromagnéticos podem trabalhar com condensador, ou se apenas se pode usar os tais que trazem essa referência.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.ENERGY Escreveu:O melhor é esquecer o condensador, fica mais economico e dá menos chatice na manutenção.
Tentar facilitar para ter maiores chatices depois??Não, obrigado
Se os condensadores estão no circuito, alguma coisa lá devem fazer, caso contrario os fabricantes não os colocavam(sempre poupavam mais uns cêntimos).
Como já foi dito, os condensadores corrigem o cosseno de fi. Muitas instalações industriais, só aguentam o numero de lâmpadas ligadas com a ajuda dos condensadores.Ainda há pouco tempo, numa sala de uma escola, 8 armaduras 2*58 desligavam o circuito de 10A. Colocamos condensadores nos balastros,ficou a consumir pouco mais de 6A. Gasta-se no condensador, mas poupa-se no consumo.
Sobre os valores, há valores predefinidos para cada lâmpada conforme a ligação. Apenas sei que em serie com o balastro, deve usar-se 3.6mF para lampadas de 36w e 5.3mF para lampadas de 58w. Se for ligado em paralelo com a alimentação da lampada, coloca-se 8mF em lampadas de 58w.
Importante: Sempre que o condensador seja ligado em serie, este deve ser de 440V, se for ligado em paralelo, basta ser de 250V.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
Para quem quer aprofundadr o assunto conta com um excelente contributo da ELT.
Cumprimentos.
Para quem quer aprofundadr o assunto conta com um excelente contributo da ELT.
Cumprimentos.