Cores das cablagens.
Cores das cablagens.
Olá.
Tenho pesquisado sem sucesso por informação relativa ás cores dos fios usadas para os comandos electricos. Cálculo que exista alguma norma que defina, ou por menos recomende as cores a usar. Digo isto porque tenho encontrado algumas máquinas industriais de fabrico Alemão que usam sempre as mesmas cores de forma convencional e interessante ,que ajuda o técnico a entender-se melhor com cablagens complexas . Por exemplo usam a cor vermelha para linhas de comando com potencial de perigo. Já no caso dos vulgares circuitos de comando a 24V usam a cor azul na alimentação de contactores e relés, o amarelo nos circuitos de segurança nomeadamente barreiras de segurança etc. o violeta nos circuitos auxiliares dos aparelhos de protecção : disjuntores magnetotérmicos reles térmicos etc.
É possivel consultar calhas com grandes quantidade de fios e ter uma ideia não só dos diferentes circuitos de comando, como tambem aqueles que apresentam maior potencial de perigo.
Norma, ou gosto pessoal ?
Tenho pesquisado sem sucesso por informação relativa ás cores dos fios usadas para os comandos electricos. Cálculo que exista alguma norma que defina, ou por menos recomende as cores a usar. Digo isto porque tenho encontrado algumas máquinas industriais de fabrico Alemão que usam sempre as mesmas cores de forma convencional e interessante ,que ajuda o técnico a entender-se melhor com cablagens complexas . Por exemplo usam a cor vermelha para linhas de comando com potencial de perigo. Já no caso dos vulgares circuitos de comando a 24V usam a cor azul na alimentação de contactores e relés, o amarelo nos circuitos de segurança nomeadamente barreiras de segurança etc. o violeta nos circuitos auxiliares dos aparelhos de protecção : disjuntores magnetotérmicos reles térmicos etc.
É possivel consultar calhas com grandes quantidade de fios e ter uma ideia não só dos diferentes circuitos de comando, como tambem aqueles que apresentam maior potencial de perigo.
Re: Cores das cablagens.
Eu acho que é gosto ou normas internas de empresa, uma vez que eu desconheço que haja normas para as cores (pelo menos aqui em Portugal)amartins Escreveu:Olá.
Para Circuito de Potencia H07V-K 2,5mm2 ;Preto;Castanho;Cinza 400V C.A.amartins Escreveu:Olá.
Para Circuito de Comando H07V-K1 mm2 ;Vermelho Tensões de 24V C.A.
Xau Xau !!!
Mandem Sempre...............
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Tabela de código das cores da Eurocabos.
- Anexos
-
- CodigoCores.rar
- (19.22 KiB) Transferido 1601 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 fev 2008, 19:44
olá
sobre o codigo de cores ,são as seguintes ,se não me engano
circuito principal ou corrente directa--preto
circuito de comandos (=«48vac)--vermelho
circuito de comandos (=»48vac)--violeta
circuito de comandos corrente continua--azul
circuito de interligaçãocontinua ou corrente alterna--laranja
condutor de neutro---azul claro
condutor de terra--verde-amarelo
cumprimentos jose
cumprimentos jose
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Nos produtos ou máquinas, as cores dos condutores passa um pouco pelo gosto/norma interna da empresa que as fabricam. É claro que entra um pouco de bom censo. Não usar um condutor verde/amarelo, para transportar energia por exemplo.
Agora encontra ao que os meus colegas disseram, as cores encontran-se normalizadas e podem ser consultadas nas normas IEC 60304 e IEC 60364.
De reparar, para quem tiver hipotese de consultar as referidas normas, em quase todas as situações, mesmo a corrente continua, as cores normalizadas andam à volta do azul claro, castanho, cinzento e preto e por esta ordem de relevância.
Apenas são permitidas outras cores nos circuitos de comando, a tensão reduzida, independentemente do tipo CA ou CC. Atenção à "cor tranparente" que não é uma cor normalizada!!!
Agora encontra ao que os meus colegas disseram, as cores encontran-se normalizadas e podem ser consultadas nas normas IEC 60304 e IEC 60364.
De reparar, para quem tiver hipotese de consultar as referidas normas, em quase todas as situações, mesmo a corrente continua, as cores normalizadas andam à volta do azul claro, castanho, cinzento e preto e por esta ordem de relevância.
Apenas são permitidas outras cores nos circuitos de comando, a tensão reduzida, independentemente do tipo CA ou CC. Atenção à "cor tranparente" que não é uma cor normalizada!!!
-
- Registado: 08 mar 2008, 20:38
Na NBR 5410 aqui no brasil adota as seguintes cores
condutor fase : preto, branco , vermelho ou cinza;
Condutor Neutro : azul-claro
Condutor terra: verde ou verde amarelo
no aterramento
Condutor PE : verde ou verde amarelo
Condutor PEN : azul claro
condutor fase : preto, branco , vermelho ou cinza;
Condutor Neutro : azul-claro
Condutor terra: verde ou verde amarelo
no aterramento
Condutor PE : verde ou verde amarelo
Condutor PEN : azul claro
Atenção que no caso de máquinas, o seu fabrico rege-se pela Directiva máquinas, nomeadamente:
"Identificação dos condutores
Quando é usado um código de cores, podem ser usadas as seguintes
cores:
· Preto, castanho, vermelho, cor de laranja, amarelo, verde, azul
(incluindo azul claro), violeta, cinzento, branco, cor-de-rosa, turquesa.
Quando é usada a cor para identificação, deve ser usada sobre todo o
comprimento do condutor, por meio do isolamento ou por meio de marcas de
identificação desta cor.
Se existir a possibilidade de confusão com o condutor de terra, não devem
ser usada a cor verde nem a cor amarelo.
Podem ser usadas combinações de cores, com excepção da cor verde e
a cor amarelo que só podem ser usadas na combinação verde e amarelo.
O condutor de protecção deve ser identificado em todo o seu
comprimento pela combinação de cores verde e amarelo.
Quando inclui um condutor de neutro identificado pela cor, deve ser
usada a cor azul claro. Esta cor deve ser usada para identificar o neutro.
Os outros condutores podem ser identificados por meio de cores, números,
letras ou uma combinação destes métodos.
Os outros condutores devem ser das seguintes cores:
· Preto ------------------circuitos de potência ac e dc;
· Vermelho-------------circuitos de controlo ac;
· Azul--------------------circuitos de controlo dc;
· Cor-de-laranja-------circuitos de comando de encravamentos
alimentados por uma fonte de alimentação externa."
"Identificação dos condutores
Quando é usado um código de cores, podem ser usadas as seguintes
cores:
· Preto, castanho, vermelho, cor de laranja, amarelo, verde, azul
(incluindo azul claro), violeta, cinzento, branco, cor-de-rosa, turquesa.
Quando é usada a cor para identificação, deve ser usada sobre todo o
comprimento do condutor, por meio do isolamento ou por meio de marcas de
identificação desta cor.
Se existir a possibilidade de confusão com o condutor de terra, não devem
ser usada a cor verde nem a cor amarelo.
Podem ser usadas combinações de cores, com excepção da cor verde e
a cor amarelo que só podem ser usadas na combinação verde e amarelo.
O condutor de protecção deve ser identificado em todo o seu
comprimento pela combinação de cores verde e amarelo.
Quando inclui um condutor de neutro identificado pela cor, deve ser
usada a cor azul claro. Esta cor deve ser usada para identificar o neutro.
Os outros condutores podem ser identificados por meio de cores, números,
letras ou uma combinação destes métodos.
Os outros condutores devem ser das seguintes cores:
· Preto ------------------circuitos de potência ac e dc;
· Vermelho-------------circuitos de controlo ac;
· Azul--------------------circuitos de controlo dc;
· Cor-de-laranja-------circuitos de comando de encravamentos
alimentados por uma fonte de alimentação externa."
- nelmindo
- Team Apoio
sim de acordo com a norma relativa à directiva máquinas (EN/IEC 60204-1), as cores indicadas pelo colega estão correctas
Última edição por nelmindo em 01 abr 2009, 23:39, editado 1 vez no total.
-
- Registado: 13 mar 2009, 22:09
Relativamente a condutores de circuitos de comando pode-se " a norma aconselha" utilizar condutores zuis com uma lista branca para os 0 VDC e vermelho com lista branca para o condutor passivo dos circuitos AC.
Esta regra facilita a manipulação e trabalho em quadros de comando e contro com muita fiarada.
Esta regra facilita a manipulação e trabalho em quadros de comando e contro com muita fiarada.
jose fernandes frade Escreveu:olá
cumprimentos jose
fio violeta e rosa usa-se para sinais analógicos (mA)
fio Vermelho e vermelho e branco para 230V isolados por transformador. exemplo um transfomador bifásico para monofásico é alimentado por duas fases fio preto saida do trnsformador 0V fio vermelho e banco 230V fio vermelho...
Corrente continua fio azul escuro e azul e escuro e branco + e - respectivamente.
fio laranja usa-se quando existe tensão vinda do exterior no quadro electrico... simboliza perigo....

- cristiano76
- Curioso
- Registado: 29 jul 2014, 22:22
as cores das cablagens também tem sido uma duvida para mim.
Pelo que percebi não existe nenhuma norma que defina as respectivas cores, mas temos que respeitar as cores utilizas do principio ao fim certo? Eu costumo utilizar fio cinzento para todo o comando 24 dc mesmo nas analógicas sendo assim não deve haver problema ou haverá?
Pelo que percebi não existe nenhuma norma que defina as respectivas cores, mas temos que respeitar as cores utilizas do principio ao fim certo? Eu costumo utilizar fio cinzento para todo o comando 24 dc mesmo nas analógicas sendo assim não deve haver problema ou haverá?
Cumprimentos
P.Martins
P.Martins
- nelmindo
- Team Apoio
Sim, existe normas que definem as cores. Uma leitura mais atenta do tópico aberto, esclarecerá a dúvida.cristiano76 Escreveu:as cores das cablagens também tem sido uma duvida para mim.
Uma nota elucidativa das cores dos condutores e normas correspondentes, usadas pelos construtores de máquinas Italianos.
Cps.