Estou com um problema na ligação de um interruptor comutador(Luz de fora e Luz corredor entrada), tenho 3 fios pretos e 2 castanhos e os comutadores mas recentes vem com setas e números já não vêm com L1 e L2, não percebo nada disto.
Já tive a ver alguns esquemas que têm para aí, mas continuo sem perceber.
os esquema da parte de trás é qualquer coisa como isto:
3(seta para baixo) 1(seta para cima) 5(seta para baixo)
4(seta para cima) 2(seta para baixo) 6(seta para cima)
se me puderem explicar qual liga a qual e a função dos fios pretos e castanhos eu agradecia
interruptor comutador
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: interruptor comutador
Boas.
É mais fácil dizer qual a marca e o modelo do comutador.
Há marcas em que as setas para o interior do comutador são entradas, e as setas para o exterior são as saídas, mas não parece ser esse o caso(isto se a descrição estiver na ordem que está no comutador).
É mais fácil dizer qual a marca e o modelo do comutador.
Há marcas em que as setas para o interior do comutador são entradas, e as setas para o exterior são as saídas, mas não parece ser esse o caso(isto se a descrição estiver na ordem que está no comutador).
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
comprei a bulso, mas no interruptor vem um símbolo com umas letras a fazer tipo um h, suponho que seja EC.
É um comutador em escada
É um comutador em escada
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Viva
Vamos esquecer a "seta para baixo ou para cima" e considerar antes "seta para dentro do comutador" e "seta para fora do comutador"
Assim as setas para dentro são L1 e L2 (eventualmente nesse caso terá que fazer um shunt entre elas) e as setas para fora são as linhas de vai-vem.
Portanto haverá duas setas a indicar para dentro do comutador e quatro para fora.
Isso deverá dar dois grupos tipo 1+3e4 e 2+5e6.
Vamos esquecer a "seta para baixo ou para cima" e considerar antes "seta para dentro do comutador" e "seta para fora do comutador"
Assim as setas para dentro são L1 e L2 (eventualmente nesse caso terá que fazer um shunt entre elas) e as setas para fora são as linhas de vai-vem.
Portanto haverá duas setas a indicar para dentro do comutador e quatro para fora.
Isso deverá dar dois grupos tipo 1+3e4 e 2+5e6.