Disparo dos Disjuntores

gattor
Curioso
Curioso
Registado: 05 mar 2008, 23:00
Been thanked: 1 time

Disparo dos Disjuntores

Mensagem por gattor »

Boa tarde

Tenho uma dúvida acerca da actuação das protecções, em concreto dos disjuntores.
Na casa de uma pessoa conhecida, que está a fazer a remodelação da mesma, o quadro está equipado com um diferencial de 30mA (pois tem banheira de hidromassagem) e tem 3 disjuntores de 16A para os diferentes circuitos de tomadas apenas + 4 pra iluminação. À dias por acidente criou-se um curto-circuito numa das tomadas, pois os fios que alimentavam a mesma vinham de um circuito diferente (até então ninguém s tinha apercebido), o disjuntor correspondente não disparou nem nenhuma outra protecção.
A minha dúvida é, porque não disparou o disjuntor a quando do CC nem nenhuma outra protecção??

Obrigado pela atenção
Luís
EE
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Disparo dos Disjuntores

Mensagem por nelmindo »

todos os circuitos devem estar protegidos contra sobreintensidades. O curto ciruito é uma sobreintensidade, logo quando existe um curto circuito, o disjuntor correspondente deverá actuar.
Só vejo dois cenários: ou o disjuntor correspondente está danificado ou o circuito não está protegido com disjuntor (ligado directo à rede).

Já experiementou desligar sequencialmente os disjuntores, até ficar sem energia na tomada (para poder identificar o disjuntor que está no circuito)?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E não dispara o geral da EDP??
jonny_mm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mar 2009, 20:25

Mensagem por jonny_mm »

na tomada estavam dois fios de fase???? se assim for nao tem nada que disparar pois apesar de estarem dois fios de fase ligados de circuitos diferentes esses pertencem à mesma fase, nao existe nenhum curto circuito, como ligaçao directa de fase e neutro ou fase e terra, nesse caso apenas se verificou uma ligaçao de dois fios em tensão com esfasamento igual, logo nao existiu nenhuma sobreintensidade....
gattor
Curioso
Curioso

Disparo dos Disjuntores

Mensagem por gattor »

Boa tarde

Desde já obrigado pela vossa atenção..

Os disjuntores são todos novos foram colocados á cerca de 3 semanas e são da legrand.
O diferencial tal como tinha dito é de 30mA monofásico é da Hager, mas este já é mais velho, foi mantido.
Na tomada as ligações estavam correctas, até porque esta esta sempre funcionou, apenas estava num circuito diferente que não conheciamos, dai ter acontecido o CC.
O diferencial da EDP tanto quanto sei tb não disparou, tudo ficou a funcionar normalmente.
O tal CC deveu-se a um encosto de uma rebarbadora aos fios da tal tomada, pois estavam pendurados. Era suposto que todas as tomadas relativas ao circuito dos quartos tivessem desligadas, o que não aconteceu, pois aquela era alimentada apartir de outro, pois foi acrescentada posteriormente e os fios passavam pela cave e subiam.

Cumprimentos
EE
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

gattor Escreveu:Boa tarde

Desde já obrigado pela vossa atenção..

Os disjuntores são todos novos foram colocados á cerca de 3 semanas e são da legrand.
O diferencial tal como tinha dito é de 30mA monofásico é da Hager, mas este já é mais velho, foi mantido.
Na tomada as ligações estavam correctas, até porque esta esta sempre funcionou, apenas estava num circuito diferente que não conheciamos, dai ter acontecido o CC.
O diferencial da EDP tanto quanto sei tb não disparou, tudo ficou a funcionar normalmente.
O tal CC deveu-se a um encosto de uma rebarbadora aos fios da tal tomada, pois estavam pendurados. Era suposto que todas as tomadas relativas ao circuito dos quartos tivessem desligadas, o que não aconteceu, pois aquela era alimentada apartir de outro, pois foi acrescentada posteriormente e os fios passavam pela cave e subiam.

Cumprimentos
Só por acaso as caves não estarão a ser alimentadas pelo quadro de serviços comuns ?
gattor
Curioso
Curioso

Mensagem por gattor »

Boas

Nada disso, trata-se de uma vivenda pelo que não existe quadro de serviços comuns.
Neste momento apenas existe um quadro.
O disjuntor que alimenta a tal tomada é o da cozinha, pois é da cozinha que vai a alimentação prá parte inferior da casa.
Futuramente isso vai desaparecer pois vai ser feito outro quadro prá parte inferior da casa, independente do de cima, para alimentar as divisões que iram ser criadas.

A única dúvida aqui é porque não disparam os disjuntores nem o diferencial do quadro nem da EDP. Pelo que me foi dito, pois na altura não estava lá, toda a instalação ficou ligada. Apesar dos fios dps do CC se terem afastado e não haver mais contacto, devia ter actuado a protecção, penso eu.

cumprimentos
EE
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se na "altura" isso já é passado, passar é frente
electrobomba
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mar 2009, 22:23

Mensagem por electrobomba »

isto pode ter acontecido porque a intensidade do curto circuito orijinado pela rebarbadora a tocar nos fios nao ter passados os 16 A ou seja a rebarbadora cortou os 2 fios fex um curto-circuito com intensidade inferior a 16 A
gattor
Curioso
Curioso

Mensagem por gattor »

Boas

Por acaso nunca pensei nessa situação, pois tenho ideia que num CC a corrente tende pra um valor extremamente alto mesmo que seja num instante apenas.
Os fios não foram cortados, estavam pendurados na tomada e a parte metálica da frente da rebarbadora é que tocou em ambos...o metal "fundiu" no sitio do contacto dos 2 fios com a rebarbadora.
Se alguém tiver ou explicação ou concorde com a anterior avise..

Cumprimentos
EE
gattor
Curioso
Curioso

Mensagem por gattor »

É só pra relembrar, que continuo a não ter a minha dúvida esclarecida!!!
Se alguém tiver opinião a dar, fico à espera...

Cumprimentos
EE
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Já verificou se as ligações no quadro estão todas correctas, isto é, se todos os circuitos passam pelo diferencial e pelos disjuntores?
Já encontrei circuitos ligados à entrada do disjuntor em vez de estarem à saída, e nesta situação como acorrente não passa pelo disjuntor este não dispara.
Cumprimentos,
PFerreira
gattor
Curioso
Curioso

Mensagem por gattor »

Boas

As ligações aparentemente estão correctas, no diferencial liga o Neutro e a Fase de entrada do diferencial da EDP.
Dps a saída do Neutro do diferencial vai alimentar um barramento de Neutros e a Fase de saída vai distribuir prós restantes disjuntores da iluminação e tomadas (da mesma saída do diferencial fiz dois caminhos independentes pra iluminação e tomadas). A terra tem tb um barramento, mas independente do diferencial se bem me lembro!

Pelo que me parece as ligações estão bem feitas, mas algo de estranho ali se passa.
EE
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01

Mensagem por PFerreira »

gattor Escreveu:Boas

As ligações aparentemente estão correctas, no diferencial liga o Neutro e a Fase de entrada do diferencial da EDP.
Dps a saída do Neutro do diferencial vai alimentar um barramento de Neutros e a Fase de saída vai distribuir prós restantes disjuntores da iluminação e tomadas (da mesma saída do diferencial fiz dois caminhos independentes pra iluminação e tomadas). A terra tem tb um barramento, mas independente do diferencial se bem me lembro!

Pelo que me parece as ligações estão bem feitas, mas algo de estranho ali se passa.
Boas,

Realmente a situação parece estranha.
Pode tentar verificar se os disjuntores estão bons e disparam por sobrecarga. Se não dispararem é aconselhável a trocar por novos. Já agora pode fornecer as referências dos disjuntores.
Cumprimentos,
PFerreira
gattor
Curioso
Curioso

Mensagem por gattor »

Boas

Realmente é uma situação estranha e ninguém com quem falei também me soube dizer o porquê de não actuarem as protecções.

Tal como já tinha dito o quadro é constituído por um diferencial da Hager de 30mA e disjuntores da Legrand C10 e C16 , para iluminação e tomadas respectivamente. Referências em concreto não sei quais são, agora só na próxima semana talvez é que lá voltarei. Depois irei tentar fazer novos testes de CC e sobrecarga.

Cumprimentos
EE
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”