CERTIEL - Placard de publicidade

Responder
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2009, 21:04

CERTIEL - Placard de publicidade

Mensagem por Riamar »

Caros foristas, gostava de saber a vossa opinião sobre a seguinte instalação:

Tenho um placard electrónico para colocar publicidade.
Assim o placard será alimentado a 230 Vac e estará colocado na ponta de um tubo de ferro com cerca de 4 metros de altura.
No tubo não é possível montar um quadro, por não ter dimensão para colocar o quadro sendo que estou a ponderar colocar o quadro eléctrico dentro do placard que tem uma porta e tem um espaçozito para o lá colocar.
No tubo de ferro terei que arranjar um espaço para para colocar o regulador de potência da EDP, já que vou arranjar um contrato por avença não necessitando de colocar contador.
Terei que levar um cabo do regulador de potência da EDP para o quadro no placard.
Será necessário colocar alguma protecção neste cabo logo a seguir ao regulador de potência da EDP no tubo de ferro ou é dispensável? se sim que tipo de protecção?
A terra de protecção será ligada a um parafuso soldado no interior do tubo de ferro, com uma porca, e portanto poderá ser medida, bastando para isso desligar o terminal do cabo de terra, retirando a porca nesse parafuso. Ficará bem desta forma?
Terei que entubar esse cabo ao longo do tubo de ferro ou é dispensável? se sim com que tipo de tubo?
O quadro ao ficar no placard ficará a 4 metros de altura mas só será manobrado por pessoal conhecedor.
Nas habitações usa-se colocar uma caixa com fusíveis no exterior para a EDP poder fazer o corte quando necessitar. Será obrigatório tal facto? é que não nesta situação não posso colocar essa caixa pois só tenho o tubo de ferro que suporta o placard.
Qual a melhor maneira de executar para evitar não conformidades por parte da CERTIEL?
Aceito outras ideias de execução para evitar não conformidades.
Já agora outra questão que não tem nada a ver com isto: haverá alguma não conformidade ao montar um disjuntor não na posição normal mas deitado (rodado de 90 graus)?
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: CERTIEL - Placard de publicidade

Mensagem por Riamar »

Então ninguém dá uma ajudinha?

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso se calhar perguntando mesmo á Certiel, quadro dentro do painel, portinhola não sei onde, baixada etc.

Porque não optas por colocar um armário iguais aos que a EDP usa e colocas na dentro o quadro e o contador e ACE.

Cá em baixo ficava o armário e "Lá em cima" o quadro do painel
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Não há espaço para colocação de contador nem no tubo nem no painel.
Está tudo muito apertado.
Colocar um quadro no painel no topo do tubo com um diferêncial e dois disjuntores é possível, mas admitindo que colocava o ACE da EDP no tubo teria que levar um cabo desprotejido desde o ACE até ao diferencial.
Não sei se isto não dará em não conformidade.
Contador é impossível e a EDP aceita não o colocar pagando uma mensalidade fixa que lhes seja benéfica (dado que já os contactei).

Ideias precisam-se
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se não há espaço tem de se inventar
E inventar como?

A EDP e a Certiel é que manda e se dispensa o contador dispensa o ACE e a Portinhola, e o quadro fica dentro, será assim???
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Olá caro amigo realmente é um bucado confuso a sua situação do trabalho, se não necessita de contador ?
será necessário a Certiel? bem na minha opinião pessol na baixada da EDP não sei onde ? devia colocar o sistema de contagem e protecção com Protecção de Alta sensibilidade até ao placard eléctrónico, (não sei se é provisório ou para ser defenitivo) o cabo XV preto a secção ? (não sei a potência do placar) protegido com o tubo corregado vermelho adequado á dimensão do cabo, mas sempre protegido ao pé da alimentação da EDP com o dido quadro ( a AL tem um que dá para obras se o o caso for provisório) se for defenitivo terá de arranjar um muro para a colocação de uma portinhola e o sistema de contagem e protecção, se for via pública dentro de um armário tipo de destribuição da EDP com entrada EDP e protecção e saída para o poste, mas terá sempre de pedir a EDP que informe qual a melhor solução para o mesmo.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

A EDP em principio não dispensa o ACE pois assim fica a garantir que os consumos não ultrapassam a potência contratada.

Como é que eu sei se é necessário ou não CERTIEL?
Há alguma situação em que não seja necessário CERTIEL?
A potência é insignificante mas a EDP exige contrato de 3,45 KVA.
A situação é para ser definitiva.
Porquê utilizar cabo preto?
Porquê utilizar tubo corrugado vermelho?
O tubo e o placard ficam na via pública.
A baixada da EDP inicia-se num poste (derivará de um cabo torçada) e portanto aérea, atravessa uma estrada e vai a um passeio onde será enterrado até ao placard daí não poder fazer a protecção do lado da EDP, aliás caso houvesse um disparo não tinha acesso a qualquer armário da EDP.
Queria evitar colocar um armário na via pública já que fica inestético e é necessário mais autorizações das entidades municipais.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se sai em cabo torçada é porque é exterior, abaixada pq não levar aí a portinhola e ACE
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Bom é uma hipótese.
Então se a EDP aceitar tal hipótese o cabo de alimentação da EDP (VAV) poderá ir pelo tubo acima e ligar ao diferencial de corte geral no quadro no placard?
O cabo será entubado já que não é da classe II, visto passar por dentro do tubo metálico.
A EDP terá que ligar a baínha metálica à terra?

Estou a ver que se vai conseguir arranjar uma solução bastante prática.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Já pensaste como são colocados nas festas os contadores e ace. da iluminação decorativa
Tenta investigar a solução deverá ser parecida, quadros no alto, suspensos, e a potência não é pouca.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Bom dia! se a ideia de o cabo sair em torçada do poste e entra num tubo atravessa a rua até ao placar a protecção desse cabo é só no ramal aéreo que geralmente é por fusivél, e subir a um poste metálico! só com a protecção do fusivel do ramal aéreo não é aconselhavél ! a protecção terá de ser sempre ao pé do poste onde sai o ramal com o contador (no caso parece que não vai existir)?diferencial e quadro com saida com dijuntor e interruptor em alta sencibilidade, e uma terra feita ao pé do poste de subida ao placard, a EDP não faz a terra o amigo é que a tem de a fazer assim como toda a instalação.
Penso que será a melhor solução mas outras deverão chegar, foi mais uma opinião pessoal.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”