Caros...
Tenho uma instalação numa larga zona industrial, onde várias fontes de alimentação (fontes comutadas) alimentam vários paineis de leds. O problema é que as fontes estão constantemente a queimar.
O dimensionamento carga/fonte está bem feito.. vem de fábrica e está assim a funcionar em muitos locais.
Enquanto estive naquela instalação, o quadro veio abaixo 2 vezes e o técnico local diz que aquilo ocorre com alguma frequencia.
A minha suposição vai assim para a própria qualidade da rede que chega ao local, em termos de sobre- e sub-tensões, e em termos da própria qualidade da sinusoide e consequentemente das harmónicas induzidas.
O próprio fabricante das fontes relata que se a qualidade da rede, e da sinusoide, não for aceitável, assiste-se a uma degradação rápida das fontes... apesar de terem filtros, protecçõe etc.
Sei que há aparelhos da Fluke que fazem esta análise e data logging, em termos de tensão, frequencia e mesmo harmónicas presentes. Alguém sabe recomendar algum modelo?
E que tipo de protecções podem ser montadas para evitar estas anomalias? Filtros? Disjuntores para sobretensões?
Apenas conheco protecções de sobretensão contra descargas atmosféricas o que não me parece que faça aqui muito serviço.
Cumprimentos... e obrigado
D.
sobretensão
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 set 2008, 18:24
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Re: sobretensão
Boas,
Tal como disse deve 1º instalar 1 analisador de redes durante vários dias com fim-de-semana e dias úteis, afim de verificar a qualidade da rede. Pois só assim pode ver o que se está a passar com a rede eléctrica.
Em relação à fluke não sei dizer qual é o modelo, pois eu utilizo uns analisadores de redes da marca Circutor.
Tal como disse deve 1º instalar 1 analisador de redes durante vários dias com fim-de-semana e dias úteis, afim de verificar a qualidade da rede. Pois só assim pode ver o que se está a passar com a rede eléctrica.
Em relação à fluke não sei dizer qual é o modelo, pois eu utilizo uns analisadores de redes da marca Circutor.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
O FLuke 125 já faz medição da componente harmónica(FFT).
Também existe este modelo:
http://www.fluke.pt/comx/portal_gen.asp ... t&page=pqt
Mas é muito mais caro e não sei se compensa.
Cumprimentos,
Bruno
O FLuke 125 já faz medição da componente harmónica(FFT).
Também existe este modelo:
http://www.fluke.pt/comx/portal_gen.asp ... t&page=pqt
Mas é muito mais caro e não sei se compensa.
Cumprimentos,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas david.palma
1º prenche o perfil (profile)
Fala com a "J. Roma" que eles têm para alugar, e se quiseres ainda te fazem a análise de dados (pagando).
Cump.
Mário
1º prenche o perfil (profile)
Fala com a "J. Roma" que eles têm para alugar, e se quiseres ainda te fazem a análise de dados (pagando).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
Carissimos...
Obrigado a todos pelo feedback...
Quanto aos descarregadores de tensão.. apenas existem para valores de descarga a começar acima dos 1kV certo? Para condições atmosféricas, ou mesmo qualquer transitório da rede só se justifica proteger acima deste valor?
Adicionei mais informação ao meu perfil... o possivel!
Cumprimentos
David Palma
Obrigado a todos pelo feedback...
Quanto aos descarregadores de tensão.. apenas existem para valores de descarga a começar acima dos 1kV certo? Para condições atmosféricas, ou mesmo qualquer transitório da rede só se justifica proteger acima deste valor?
Adicionei mais informação ao meu perfil... o possivel!
Cumprimentos
David Palma
Olá David.palma
Dá uma vista de olhos aqui: http://www.sinus.ccg.pt/
É um projecto desenvolvido na universidade do minho para solucionar perturbações na rede devido a cargas não linerares. São apenas protótipos a funcionar em alguns locais mas poderá ser uma boa ajuda para solucionar o teu problema com a rede.
Espero ter ajudado, abraço
Dá uma vista de olhos aqui: http://www.sinus.ccg.pt/
É um projecto desenvolvido na universidade do minho para solucionar perturbações na rede devido a cargas não linerares. São apenas protótipos a funcionar em alguns locais mas poderá ser uma boa ajuda para solucionar o teu problema com a rede.
Espero ter ajudado, abraço
-
Caro RomMR..
Muito obrigado pelo link.
Achei as soluções e o projecto muito interessante, se bem que me pareça que a "escala" ultrapasse as minhas necessidades.
Para já vou tentar achar empresas, que façam análise e diagnóstico à qualidade da rede eléctrica que me chega aquela instalação.
Obrigado de novo
DP
Muito obrigado pelo link.
Achei as soluções e o projecto muito interessante, se bem que me pareça que a "escala" ultrapasse as minhas necessidades.
Para já vou tentar achar empresas, que façam análise e diagnóstico à qualidade da rede eléctrica que me chega aquela instalação.
Obrigado de novo

DP