Boas noites...
Fiquei momentaneamente cheio de duvidas relativamente á terra do predio.
Ou seja, Em todas as instalações (em bancadas) tudo o que fazia era ligar a terra ao barramento do quadro e pronto.
Agora, precisava de saber qual o metodo correto de por terra em toda a casa.
Neste momento, já estao as cablagens todas postas no terceiro andar, e nao existe ligaçao de terra até lá acima.
A minha pergunta é a seguinte:
Como deixo tudo pronto, para quando o prédio finalmente tiver cablagens passadas até lá acima, seja só ligar um cabo do quadro até ao circuito de fora?
Como faço isto? deixo só um barramento, ou existem alguns disjuntores aos quais tenho de ligar a terra?
Vivia na ideia que nos disjuntores diferenciais (da casa de banho e geral) era ligado a fase e o neutro... pelos vistos estava errado.
Alguem me pode ajudar?
tf
Predio sem terra...
Re: Predio sem terra...
A terra não liga em disjuntores
O que deves fazer é colocar em cada circuito um fio de terra directo ao quadro eléctrico.
No quadro aplicas um barramento onde ligaram todas as terras e que por sua vez tb irá receber o cabo de terra vindo da coluna montante.
ATENÇÃO
Caso executes já a ligação de todas as terras ao barramento sem que exista uma verdadeira ligação à terra, arrisca-te a que a passagem de um equipamento flutue em todos os equipamentos da tua casa.
Abraços
O que deves fazer é colocar em cada circuito um fio de terra directo ao quadro eléctrico.
No quadro aplicas um barramento onde ligaram todas as terras e que por sua vez tb irá receber o cabo de terra vindo da coluna montante.
ATENÇÃO
Caso executes já a ligação de todas as terras ao barramento sem que exista uma verdadeira ligação à terra, arrisca-te a que a passagem de um equipamento flutue em todos os equipamentos da tua casa.
Abraços