kva para w

cb.sle
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 mar 2009, 04:14

Re: kva para w

Mensagem por cb.sle »

Meu nomeé Cristiano e esta é a primeira mensagem que mando. Não tenho grandes conhecimentos em eletricidade, apesar de ter feito curso técnico mecânico. Ao meu ver, respeitando todas as opiniões aqui postadas, creio que a dúvida referia-se apenas ao valor específico de 5,5kVA. Caso ele estivesse procurando por mais valores, acredito que a pergunta seria do tipo "como faço para calcular kVA em W". Desculpe se meu comentário não agradou a todos.
Abraço a todos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Gostei da lição :D
ecastro Escreveu:Viva

Claro que sim, mas como o colega Ohmico sabe, nem todos os utilizadores deste fórum são da área da Electricidade, e se respondesse dessa maneira á questão levantada, provavelmente a seguir, viria uma pergunta sobre o que queria dizer o P e então eu diria que o P queria dizer potência eléctrica, que é definida por fórmulas diferentes em corrente contínua e em corrente alternada. Em corrente contínua é o produto da tensão pela intensidade: P = U I. Em corrente alternada é definida por: P = U I cos ϕ , em que ϕ é a desfasagem entre a tensão eléctrica e a intensidade de corrente. Em corrente alternada, P tem o nome de potência activa para distinguir de outras potências existentes em c.a. que são: a potência reactiva Q e a potência aparente S e tinha que acrescentar que U queria dizer tensão em que tensão simples é a tensão entre a fase e o neutro; a tensão composta é a tensão entre duas fases. A tensão simples, em baixa tensão, vale 230 V; a tensão composta vale 230 ×√3 ≅ 400 V e também que I correspondia a intensidade de corrente, que é definida como a quantidade de electricidade que passa numa dada secção de um condutor na unidade de tempo: I = Q / t e que a unidade que mede a intensidade da corrente eléctrica é o ampere (A) e acabaria por chegar ao cos ϕ, tentando explicar que o factor de potência de um circuito é o quociente entre a potência activa P e a potência aparente S : cos ϕ = P / S e então, provavelmente, a esta hora já o utilizador tinha fugido do fórum.
Assim sendo, ás vezes, a uma pergunta directa pode-se dar uma resposta directa.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Quando alguém pergunta "5,5 kva quantos w são" a minha vontade é de escrever "não faço ideia de que circuito estamos a falar" mas como quem faz a pergunta ficava no mesmo, nada escrevi, fui ver o perfil (profile) e nada diz quais os seus conhecimentos, fiquei quietinho.

Oh pessoal, escrevam no perfil (profile) qual a área de trabalho ou estudo e os vossos conhecimentos, dado que facilita a quem responde, verificar quem é que pediu, dado que a resposta pode ser mais técnica ou mais simples.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

O que eu aprendo! pensava que 5,5Kva era igual a 5500W ou 5,5Kw afinal não é!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

5,5 KVA = 5,5 KW quando cosseno de fi = 1 e S=P
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

E que tal passarem usas formulas para um excel?

Isso sim era muito bom e muito útil para todos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Essas fórmulas são o ABC
joao_1973
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jul 2009, 16:55

Mensagem por joao_1973 »

Boas noites
para todos os participantes deste topico, tenho mais uma pergunta para fazer...

penso que se enquadra aqui...

qual a diferença entre factor de potencia e cos fi?

alguem me explica a diferença??

João
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Mensagem por WindWalker »

joao_1973 Escreveu:qual a diferença entre factor de potencia e cos fi?

Factor de potência = cos(phi) = cos(fase_tensão - fase_corrente)

ecastro Escreveu:I = Q / t
I = dQ/dt
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

joao_1973 Escreveu:Boas noites
para todos os participantes deste topico, tenho mais uma pergunta para fazer...

penso que se enquadra aqui...

qual a diferença entre factor de potencia e cos fi?

João
Ambos são a mesma coisa. A representação simbolica e matemática em expressões algébricas, do conceito "factor de potencia" faz-se por "cos fi". Há quem o represente pela letra letra grega "lambda". Aliás é esse o simbolo da grandeza sem dimensões (SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES - SI), só que é mais utilizado como simbolo o cosseno de "fi" ou cos "letra grega fi".
MARCUS10001
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 set 2009, 21:11

Mensagem por MARCUS10001 »

Há perguntas em que a resposta tem que ser objectiva e normalmente generalizam-se os casos porque pode haver muitas variáveis e o watt é watt e ampere é ampere por mais que se queira simplificar. No caso em apreço se o equipamento é puramente resistivo 5,5KVA será sempre igual a 5500 watts, não se pode simplificar mais. Se a pessoa que pergunta não tem noções básicas também não lhe iria interessar uma coisa que não compreende. De qualquer maneira ficou a resposta para quem entende um pouco e se quiser aprofundar não falta informação dada nos posts anteriores que está 100% correcta e completa.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”