Canalizações em caminho de cabos perfurados (duvidas)???
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Canalizações em caminho de cabos perfurados (duvidas)???
Será que alguém me sabe dizer no RTIEBT aonde está escrito a forma correta da colocação de cabos em esteira, visto que o anterior regulamento permitia a colocação de cabos em varias camadas, e este novo parece não permitir.
Boa noite.
Boa noite.
Última edição por ENERGY em 23 fev 2009, 09:53, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Canalizações em caminho de cabos perfurados
nas actuais regras técnicas, parece apenas ser possivel instalar cabos em camada simples, já que nem apresentam factores de redução ara multiplas camadas. Ver quadro 52-E4ENERGY Escreveu:Será que alguém me sabe dizer no RTIEBT aonde está escrito a forma correta da colocação de cabos em esteira, visto que o anterior regulamento permitia a colocação de cabos em varias camadas, e este novo parece não permitir.
Boa noite.
-
- Team Apoio
Re: Canalizações em caminho de cabos perfurados
Na página 2194 volume II das RTIEBT diz também o seguinte:nelmindo Escreveu:nas actuais regras técnicas, parece apenas ser possivel instalar cabos em camada simples, já que nem apresentam factores de redução ara multiplas camadas. Ver quadro 52-E4ENERGY Escreveu:Será que alguém me sabe dizer no RTIEBT aonde está escrito a forma correta da colocação de cabos em esteira, visto que o anterior regulamento permitia a colocação de cabos em varias camadas, e este novo parece não permitir.
Boa noite.
"Os valores indicados são aplicavéis a camadas simples de cabos (ou a cabos em triângulo) e não a camads multiplas. Para camadas multiplas os valores dos factores de correcção são ligeiramente inferiores e devem ser determinados por meio de um método apropriado"
O que querão eles dizer com isto???
Cpts.
Energy
Energy
-
- Team Apoio
Re: Canalizações em caminho de cabos perfurados (duvidas)???
Então sou o uníco a ter duvidas, digam lá como é que vocês colocam os cabos nas esteiras.
camadas simples para iluminação+separação
camadas simples paara tomadas +separação
camadas simples para alim.equip.+separação
etc,etc.
camadas simples para iluminação+separação
camadas simples paara tomadas +separação
camadas simples para alim.equip.+separação
etc,etc.
Cpts.
Energy
Energy
Eu tb tenho a mesma duvida há algum tempo.
Tb gostava de saber como se calcula para varias camadas.
Será que existe alguma instituição que possa mandar um mail?
Tb gostava de saber como se calcula para varias camadas.
Será que existe alguma instituição que possa mandar um mail?
Sei que para um nº de cabos superior a 9 o factor de correcção se mantém. Não tinha reparado que este factor, em princípio, é para uma camada. Então fiquei com uma dúvida. No quadro 52-E4 das RTIEBT vem: Caminhos de cabo perf hztl; Cabos s/ afastameto entre si. Na coluna nº de caminhos de cabos vem ;1, 2 e 3. para cada um tem um factor de correcção diferente. Será que este 1,2 e 3 não são camadas? Por acaso, apenas neste quadro, (nas minhas RTIEB) diz no título: ".....em camadas simples..." (pode ser erro). Se não, a que distância numa parede de n metros de altura devo colocar estes três caminhos de cabos para não ser necessário usar factor de correcção? Ou independentemente da altura da parede só posso usar três esteiras com apenas uma camada? Já agora, no quadro 52-E2, Fator de correcção para cabos enterrados.... distanciados de, pelo menos, 20cm. Qual a largura que uma vala deve ter para não haver lugar a correcção?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
As camadas múltiplas em caminho de cabos é permitida, o que acontece é
quando instalamos múltiplas camadas em caminho de cabos perfurados estes
ficam completamente obstruídos (o ar não circula) como tal os factores de
correcção a aplicar são dos do quadro onde indica caminhos de cabos não
perfurados.
Já li isto algures tentei procurar onde mas não me recordo neste momento.
quando instalamos múltiplas camadas em caminho de cabos perfurados estes
ficam completamente obstruídos (o ar não circula) como tal os factores de
correcção a aplicar são dos do quadro onde indica caminhos de cabos não
perfurados.
Já li isto algures tentei procurar onde mas não me recordo neste momento.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Já me mostraram um livro da certiel com a nova lei e tinha uma tabela com os factores para varios caminhos de cabos. Mas n percebi porque é que na norma n aparece a tabela e nesse livro aparece. Mas para ter a certeza absoluta gostava de ver esse livro outra vez, mas n sei como é possil. Será que n existe isso em pdf?
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
Para diversas camadas de cabos, instaladas em caminhos de cabos perfurados, penso que se devem adoptar os seguintes coeficientes sugeridos nas RTIEBT:
“Nota:
Quando os cabos forem montados em mais de uma camada, deve-se multiplicar os valores indicados no quadro 52-E1 pelos factores seguintes:
- 2 camadas: 0,80
- 3 camadas: 0,73
- 4 ou 5 camadas: 0,70
- 6 a 8 camadas: 0,68
- 9 ou mais camadas: 0,66
Não é necessário aplicar factores de correcção quando a distância horizontal entre cabos vizinhos for superior a duas vezes o seu diâmetro exterior.”
Cumprimentos.
Para diversas camadas de cabos, instaladas em caminhos de cabos perfurados, penso que se devem adoptar os seguintes coeficientes sugeridos nas RTIEBT:
“Nota:
Quando os cabos forem montados em mais de uma camada, deve-se multiplicar os valores indicados no quadro 52-E1 pelos factores seguintes:
Não é necessário aplicar factores de correcção quando a distância horizontal entre cabos vizinhos for superior a duas vezes o seu diâmetro exterior.”
Cumprimentos.
Estou de acordo, mas como a nota surge logo após o qudro 52-E2 dá a ideia que a regra se aplica apenas a cabos enterrados. Obrigado pela explicação.asalopes Escreveu:Olá,
“Nota:
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Olá,
Ajudem-me a descobrir as diferenças, por favor.
Cumprimentos.
Ajudem-me a descobrir as diferenças, por favor.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Olá,
Claro.
A finalidade era para alertar para as incorrecções que andam por aí nalguns documentos em formato electrónico.
Consultem sempre as RTIEBT na sua versão oficial:
- RTIEBT Diário da República
- RTIEBT DGGE
A Tabela apresentada acima e bordejada a vermelho apresenta um erro, devidamente identificado pelo colega "Duzia12".
Não sei se a dúvida deste "post" se prende com este pormenor.
Cumprimentos.
Claro.
A finalidade era para alertar para as incorrecções que andam por aí nalguns documentos em formato electrónico.
Consultem sempre as RTIEBT na sua versão oficial:
- RTIEBT Diário da República
- RTIEBT DGGE
A Tabela apresentada acima e bordejada a vermelho apresenta um erro, devidamente identificado pelo colega "Duzia12".
Não sei se a dúvida deste "post" se prende com este pormenor.
Cumprimentos.