como ligar um gerador?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 mar 2009, 14:03
como ligar um gerador?
boas eu gostaria de saber se possivel como posso ligar um gerador, ou melhor em caso de falta da corrente da rede como fazer a transiçao da corrente da rede para a do gerador.existe algum interuptor especial para esse efeito?
Paulo Martins
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: como ligar um gerador?
A comutação e feita por contatores com os diversos encravamentos 

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
Se o gerador for de ligar na linha de corrente, o mesmo deve estar equipado com um inversor feito com 2 contactores, tal como o que o admin referiu.
Caso seja um gerador simples, daqueles que se compram nas lojas de bricolage ou outras do tipo, podem ser ligados a um sistema de inversor manual ou motorizado. Estes inversores são idênticos aos interruptores gerais dos quadros eléctricos, só que têm 3 posições: ligam a saída à estrada A; desligam as 2 entradas da saída; ligam a saída à entrada B.
Se o gerador for de arranque manual, basta colocar um inversor manual também.
Também é possível fazer o inversor com contactores, tal como nos geradores automáticos, mas já é preciso saber fazer encravamentos entre os contactores.
Abraço
Se o gerador for de ligar na linha de corrente, o mesmo deve estar equipado com um inversor feito com 2 contactores, tal como o que o admin referiu.
Caso seja um gerador simples, daqueles que se compram nas lojas de bricolage ou outras do tipo, podem ser ligados a um sistema de inversor manual ou motorizado. Estes inversores são idênticos aos interruptores gerais dos quadros eléctricos, só que têm 3 posições: ligam a saída à estrada A; desligam as 2 entradas da saída; ligam a saída à entrada B.
Se o gerador for de arranque manual, basta colocar um inversor manual também.
Também é possível fazer o inversor com contactores, tal como nos geradores automáticos, mas já é preciso saber fazer encravamentos entre os contactores.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 mar 2009, 14:03
obrigado pela ajuda gostaria tambem se possivel que me informassem de um site onde poderei ver esses interuptores
e em relaçao aos contactores se me poderiam arranjar o esquema.
mais uma vez obrigado
e em relaçao aos contactores se me poderiam arranjar o esquema.
mais uma vez obrigado
Paulo Martins
- bluespirit
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2008, 11:34
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Esse esquema está disponivel no livro da Telemecanique "ESQUEMATECA"
Tenho isso em papel
Em formato digital, só em espanhol, mas penso ser facil de entender.
É o esquema que utilizei, sempreque precisei de uma solução de inversor com contactores.
Aí vai:
Tenho isso em papel
Em formato digital, só em espanhol, mas penso ser facil de entender.
É o esquema que utilizei, sempreque precisei de uma solução de inversor com contactores.
Aí vai:
- Anexos
-
- Manual 20Telemecanique[1].pdf
- (22.49 KiB) Transferido 285 vezes
-
- Curioso
- Registado: 03 fev 2008, 12:22
Boa noite.
Que Gerador é?
Á partida quando o compras há possibilidade de comprares o quadro de inversão automática! é mais simples!
Por vezes a inversão é feita no quadro geral do edificio que recebe a rede e o gerador. Existem no mercado soluções compactas de 1 ou 2 aparelhos e fornecidos com encravamento mecânico e eléctrico.
Abraços
Que Gerador é?
Á partida quando o compras há possibilidade de comprares o quadro de inversão automática! é mais simples!
Por vezes a inversão é feita no quadro geral do edificio que recebe a rede e o gerador. Existem no mercado soluções compactas de 1 ou 2 aparelhos e fornecidos com encravamento mecânico e eléctrico.
Abraços