Antes de perguntar, tentei encontrar no forum algum problema exactamente igual, apesar de ter visto algo semelhante não fiquei totalmente esclarecido pelo que aqui fica o pedido de auxilio.
Desde já informo que os conhecimentos de electronica são parcos....
Tenho várias divisões na casa onde possuo dois ou mais interruptors para controlar um unico ponto de luz, acontece que por vários motivos necessitei de trocar os interruptores e assim começaram os problemas.
Com os novos interruptores deixei de ter coerencia no ligar e desligar do ponto de luz, ou seja ligar ou desligar em qualquer interruptor de forma aleatória. Acabo sempre por ter uma dependencia de um interruptor, algo que não é desejavel nem funcional. Para além disso creio que as cores e cabos que me colocaram cá em casa também não deve ser a mais correcta, pois tenho circuitos feitos com 1 cabo preto e 2 castanhos, outros há que são 3 castanhos

Por ora e para resolver, voltei a colocar os interruptores antigos e tudo ficou novamente a funcionar bem outra vez, masl seria

Mas não quero desistir, mais adianto que num dos ditos interruptores apliquei um legrand novinho em folha cuja a embalagem o identifica como "Comutador de escada duplo", ao que li por aqui parece-me ser fundamental para que tudo funcione bem, mas também não me ajudou em nada.
Também tenho sérias duvidas em identificar um interruptor de escada ou sem ser de escada ....
Como poem ler, qualquer auxilio para além de necessário, é bem vindo
Bem hajam