O mal nao está na falta de pratica. Não é preciso um eng civil chapar massa e encher muitas betoneiras para saber fazer estrutura... O objectivo do projectista é saber a legislaçao, a necessidade do cliente, e desenhar uma soluçao. O mal, na minha opiniao, é a Anacom inscrever projectistas somente apresentando um curso superior de electrotecnia. Que muitas vezes tem pouca formaçao tem sobre ITED, telecomunicaçoes, e etc, por serem vocacionados para robotica, energia, automaçao industrial, redes de distribuiçao..Electro 99 Escreveu:Os programas curriculares dos cursos de Engenharia deveriam ser feitos, tendo como base as necessidades de mercado e não tendo em conta a vontade que os docentes do quadro têm em dar certas disciplinas (em que muitos já estão desacualizados).Cipriano Escreveu:Muitos dos cursos superiores não tem muito prática, principalmente ao nivel de instalação. Eu falo porque estou num e é muito fraco a esse nivel. Para mim um projectista devia de ter uma formação de instalação antes de poder projectar. Muitos projectam sem nunca terem visto os materiais e mesmo nunca terem ido a uma obra ver ou realizar uma instalação. Para quem não é eng. ou eng. tecnico para seres projectista ited, por exemplo, tens de tirar o curso de instalador primeiro para poderes tirar o curso de projectista, o que muitos eng. deviam de fazer.lmp Escreveu:Meus caros
Para quem é engenheiro ou engenheiros técnico, o projecto ITED é um acto básico, em relação que estudou. Quem pensa o contrário é porque não éuma coisa ou outra e não tem a noção do que é um curso superior.
Se assim não fosse os cursos de engenharia não tinham razão de existir e teriam de acabar.
Um abraço
O bom projectista ITED nao precisa saber passar fios, nem saber cravar norma A e B, precisa saber fazer as coisas com cabeça, analisar a legislaçao, conhecer os materiais dos varios fabricantes, e ter conhecimentos tecnicos para saber interpretar tabelas e especificaçoes dos fabricantes, e conhecimentos para apresentar soluçoes praticaveis dentro do material de telecomunicaçoes que ha no mercado.
Fui electricista enquanto andava na universidade, e a pratica que tive pouca coisa serviu comparado ao que aprendi na universidade sobre telecomunicaçoes.
A malta pensa: "vou ganhar aki uns 150€ se espalhar aqui umas tomadas no desenho, e calcular com umas somas o nivel de sinal, é smp igual, e a memoria é copy paste. assino isto e tá feito".
se a anacom andasse mais em cima dos projectos, ou fosse preciso pagar como a certiel ate tar tudo bem, os eng. que nao percebem da coisa assim q saem da universidade, ja nao arriscavam...