PORQUE DESLIGA DISJUNTORES E DIFERENCIAL

Responder
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

PORQUE DESLIGA DISJUNTORES E DIFERENCIAL

Mensagem por admin »

Tenho no meu QE 1 Dijuntor/Diferencial (Reguladora) da companhia e 5 dijuntores. Recentemente 2 ficaram estragados e resolvi comprar 5 dijuntores e acrescentar 1 interruptor diferencial de alta sensabilidade 0,03 mA, para assegurar as pessoas e o património.

1º Após ligar os 2 primeiros dijuntores (Circuitos Iluminação) o diferencial não desliga, mas quando ligo um interruptor da luz referente a um qualquer desses circuitos, o diferencial desliga de imediato. Porque?

2º Após ligar 2 dos 3 dijuntores (Circuito de tomadas), o diferencial desliga logo. Porque?

3º Pergunto também, se tenho 5 circuitos, não tinha que ter 6 fios terra no barramento de terra?

4º O que sugere que se faça.

De: Portugal / Obrigado.

Questão colocada por Paroxitina por mensagem particular
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

Acho que para já tentaria rever toda a instalação da casa, quanto ao diferencial de 0,030mA que o moço comprou, a meu ver não se justifica já que o diferencial da companhia faz o mesmo que esse novo diferencial... :D

Assim que me lembrar de mais alguma coisa apito :wink:
manuel oliveira
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 19:33

Re: PORQUE DESLIGA DISJUNTORES E DIFERENCIAL

Mensagem por manuel oliveira »

:) boas realmente ,deveria verificar a instalaçao que tem em casa quanto ao diferençial nao havia neçessidade, ja que tem o da companhia :idea:
credo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2007, 23:17

Mensagem por credo »

Eu sei que pode parecer estúpido da minha parte,
mas os neutros estão todos a passar
pelo diferencial que compraste?
Em relação aos fios de terra tem a ver
com os anos que a instalação está feita,
vê se e nalgum circuito de iluminação que não tem terra.
Cumps
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Electro_PT Escreveu:Acho que para já tentaria rever toda a instalação da casa, quanto ao diferencial de 0,030mA que o moço comprou, a meu ver não se justifica já que o diferencial da companhia faz o mesmo que esse novo diferencial...
Desculpe lá rectificar Electro_PT mas acho que esta a fazer confusão pois o diferencial da companhia é de 0,300mA penso eu.

O terra que esta em falta deve de ser da iluminação .
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

admin Escreveu:
Electro_PT Escreveu:Acho que para já tentaria rever toda a instalação da casa, quanto ao diferencial de 0,030mA que o moço comprou, a meu ver não se justifica já que o diferencial da companhia faz o mesmo que esse novo diferencial...
Desculpe lá rectificar Electro_PT mas acho que esta a fazer confusão pois o diferencial da companhia é de 0,300mA penso eu.

O terra que esta em falta deve de ser da iluminação .
Pode rectificar as vezes que fôr necessário mas ter um segundo diferencial só interessa caso nesse quadro existir um circuito de corrente eléctrica selectivo e por conseguinte a incorporação de um diferencial para protecção desse mesmo circuito.

Continuo a dizer que esse diferencial não é necessário visto que a dúvida do teu amigo não especifica cuidados especiais em relação ao quadro eléctrico :wink:
Aasoares
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2007, 18:49

Mensagem por Aasoares »

Bom dia a todos,

Ao acompanhar este tópico verifica-se que há alguma confusão no que diz respeito a diferenciais.

1- O diferencial que dispara está referido como sendo de 0,030mA (??), não será de 30mA (0,030A).

2- O disjuntor instalado pela EDP é de 500mA.

3- Os diferenciais devem ser escolhidos em função dos circuitos que se propoem proteger, assim, o de 30mA não pode ser utilizado sem levar em conta de que a sua sensibilidade não permite a acumulação de circuitos a juzante, pois fácilmente o somatório das fugas dos equipamentos ligados ultrapassam a sensibilidade do aparelho, sem que tal constitua perigo para o utilizador.

Penso que a consulta às RTIEBT na parte 4- Protecção para garantir a segurança; sub-parte 41- Protecção contra choques eléctricos, pode responder às dúvidas levantadas neste tópico.

Espero ter ajudado

Aasoares
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Agora é que foi rectificado de vez esta certíssimo . :wink:

Obrigado .
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, mas o principal ainda nao foi respondido, que é a avaria, pelos sintomas de certeza que o neutro esta a passar ao lado do diferencial e não por ele, assim quando se ligar algum aparelho ou lampada etc. o diferencial modular vai sempre disparar, sendo que pra funcionar o neutro que vem do geral da edp entra 1º no diferencial e a saida é que vai ligar ao barramento dos neutros!!! :wink:
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

possivelmente tera um netro dos cirquitos protegidos pelo referido diferencial, fora do mesmo. alias lendo menhor o que escreveu presumo que nao separou os neutros,os neutros dos referidos cirquitos deverao obrigatoriamente sair do diferencial que colocou...
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

admin Escreveu:Agora é que foi rectificado de vez esta certíssimo . :wink:

Obrigado .
E qual é a conclusão que se tira da situação do teu amigo? :shock:

É como diz o colega Varejo...
...mas o principal ainda nao foi respondido...
Fico à espera de saber o resultado :wink:
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”