Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Boas sou novato por aqui...
Precisava de saber que tipo de reguladores (rectificadores) é que existem no mercado ou então fabricar um caseiro...para regular a tensão das baterias neste caso 12 volts,
pois o motor do meu barco traz um defeito de fabrico e manda cá para fora 17 volts chega a 17.2 e não devia passar dos 14.5 volts...mesmo que esteja tudo bem e mande os tais 14.5 ou menos para as baterias eu perferia que tivesse um máximo de 14 volts ou menos.
Os equipamentos que eu tenho no barco todos menos o rádio vhf e o músiqueiro (que já foi á vida) aguentam até 30 ou 40 volts mas a variação constante da voltagem altera-me a leitura da sonda de profundidade como varia entre 12.5 volts (a sonda tem voltímetro) e os 16 ou 17 volts a sonda está constantemente a ajustar os seus parametros e o gráfico altera-se e baralha-me a leitura.
Se alguem pudesse dar-me uma ajuda...eu sei que existem equipamentos para os barcos grandes para proteger as electrónicas mas nunca vi em barcos mais pequenos.
Precisava de saber que tipo de reguladores (rectificadores) é que existem no mercado ou então fabricar um caseiro...para regular a tensão das baterias neste caso 12 volts,
pois o motor do meu barco traz um defeito de fabrico e manda cá para fora 17 volts chega a 17.2 e não devia passar dos 14.5 volts...mesmo que esteja tudo bem e mande os tais 14.5 ou menos para as baterias eu perferia que tivesse um máximo de 14 volts ou menos.
Os equipamentos que eu tenho no barco todos menos o rádio vhf e o músiqueiro (que já foi á vida) aguentam até 30 ou 40 volts mas a variação constante da voltagem altera-me a leitura da sonda de profundidade como varia entre 12.5 volts (a sonda tem voltímetro) e os 16 ou 17 volts a sonda está constantemente a ajustar os seus parametros e o gráfico altera-se e baralha-me a leitura.
Se alguem pudesse dar-me uma ajuda...eu sei que existem equipamentos para os barcos grandes para proteger as electrónicas mas nunca vi em barcos mais pequenos.
Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Caro amigo acho que está a atacar o problema de forma errada...
Antes de mais gostava de saber se esses 17Vts são em vazio ou ligados á bateria, pois é normal as tensões em vazio apresentarem valores incorrectos que só estabilizam quando ligados em carga no circuito.
Caso o debito do 17Vts seja em carga deverá resolver o problema da forma mais lógica que será mandar verificar o alternador ou dínamo do seu barco, possivelmente será o regulador de tensão que está na sucata.
Abraços
Antes de mais gostava de saber se esses 17Vts são em vazio ou ligados á bateria, pois é normal as tensões em vazio apresentarem valores incorrectos que só estabilizam quando ligados em carga no circuito.
Caso o debito do 17Vts seja em carga deverá resolver o problema da forma mais lógica que será mandar verificar o alternador ou dínamo do seu barco, possivelmente será o regulador de tensão que está na sucata.
Abraços
- asena
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Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Se não fôr possível fazer a reparação do alternador do barco, pode fazer-se um regulador de tensão para os 12.5V.
E que correntes máximas totais estamos a falar?
E que correntes máximas totais estamos a falar?
Cumprimentos,
Sérgio Sena
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Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Bem, eu não conheço o circuito em causa, nem sei se é possivel o que vou dizer....mas, se o problema é a tensão alta, não será possivel colocar um qualquer receptor em série para criar uma queda de tensão?
- asena
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Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Para reduzir tensões, usa-se entre outras ::
- divisor resistivo, que desperdiça energia via muito calor, e limita a corrente;
- regulador de tensão, que desperdiça muito menos energia e não limita a corrente.
Como eu disse antes, se não puder ser o motor tocado, o melhor e usar um regulador de tensão.
- divisor resistivo, que desperdiça energia via muito calor, e limita a corrente;
- regulador de tensão, que desperdiça muito menos energia e não limita a corrente.
Como eu disse antes, se não puder ser o motor tocado, o melhor e usar um regulador de tensão.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
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Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Era a esse que me referiaasena Escreveu:- divisor resistivo, que desperdiça energia via muito calor, e limita a corrente;

Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Ora viva novamente.
Pois o que se passa é o seguinte:
O constructor naval aqui da Nazaré´já montou muitos Suzukis mas nunca lhe tinha aparecido um problema destes, então como eles não me parece que tenham muito boa relação neste momento com a Suzuki (o importador é a Casal lá para o norte) estão a complicar-me a vida e não me querem substituir a peça que deve ser um qualquer regulador de tensão (o colega Fernando acertou em cheio) que custa á volta de 200 euros e o motor está na garantia....só que possivelmente devem alguns motores (á Casal) estou a falar de motores de 115 hp fora de bordo que custam só 2400 contos... e eles exigem o dinheiro da peça etc e tal e não sei mais o quê!!!!
Ora como a vontade do gaijo que me vendeu o motor não é nenhuma em resolver o problema e presumo pelo que tenho ouvido o importador também se descarta em resolver o problema ...penso que a melhor via seria queixar-me á Suzuki fabricante.
Mas entretanto já tive problemas com o vhf marítimo, pifou um musiqueiro e queimou um balastro duma luz interior da cabine (era tão jeitosinha!), e pode acabar com as baterias tambem.
Os tais 17 volts é com as baterias ligadas experimentou-se com outras baterias novas
mas quando a carga das mesmas estava penso eu quase no máximo voltava a subir a voltagem para os 16/17 volts, foi sugerido fazer essa experiencia por um engenheiro qualquer mecânico da Suzuki mas o resultado foi o mesmo portanto não poderá ser das baterias (estamos a falar de duas baterias de 100 amperes novas)
Eu lembrei-me de vir a um fórum como este pedir ajuda pois mesmo que eu resolva o problema original gostaria de ter um estabilizador de tensão ou qualquer circuito que eu próprio possa construir talvez com um dissipador de calor acoplado.
Quando eu deixo a sonda a trabalhar muito tempo chego ao fim do dia as baterias têm menos amperagem e quando eu ponho o motor a andar aquilo não passa na leitura da sonda dos 13.5/ 14 volts mas á medida que as baterias carregam a voltagem sobe e vai aos 16 ou 17 volts (o alternador é de 40 amperes hora).
Pois o que se passa é o seguinte:
O constructor naval aqui da Nazaré´já montou muitos Suzukis mas nunca lhe tinha aparecido um problema destes, então como eles não me parece que tenham muito boa relação neste momento com a Suzuki (o importador é a Casal lá para o norte) estão a complicar-me a vida e não me querem substituir a peça que deve ser um qualquer regulador de tensão (o colega Fernando acertou em cheio) que custa á volta de 200 euros e o motor está na garantia....só que possivelmente devem alguns motores (á Casal) estou a falar de motores de 115 hp fora de bordo que custam só 2400 contos... e eles exigem o dinheiro da peça etc e tal e não sei mais o quê!!!!
Ora como a vontade do gaijo que me vendeu o motor não é nenhuma em resolver o problema e presumo pelo que tenho ouvido o importador também se descarta em resolver o problema ...penso que a melhor via seria queixar-me á Suzuki fabricante.
Mas entretanto já tive problemas com o vhf marítimo, pifou um musiqueiro e queimou um balastro duma luz interior da cabine (era tão jeitosinha!), e pode acabar com as baterias tambem.
Os tais 17 volts é com as baterias ligadas experimentou-se com outras baterias novas
mas quando a carga das mesmas estava penso eu quase no máximo voltava a subir a voltagem para os 16/17 volts, foi sugerido fazer essa experiencia por um engenheiro qualquer mecânico da Suzuki mas o resultado foi o mesmo portanto não poderá ser das baterias (estamos a falar de duas baterias de 100 amperes novas)
Eu lembrei-me de vir a um fórum como este pedir ajuda pois mesmo que eu resolva o problema original gostaria de ter um estabilizador de tensão ou qualquer circuito que eu próprio possa construir talvez com um dissipador de calor acoplado.
Quando eu deixo a sonda a trabalhar muito tempo chego ao fim do dia as baterias têm menos amperagem e quando eu ponho o motor a andar aquilo não passa na leitura da sonda dos 13.5/ 14 volts mas á medida que as baterias carregam a voltagem sobe e vai aos 16 ou 17 volts (o alternador é de 40 amperes hora).
- Mário
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Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Boas
Se os motores estão em garantia, e se o problema não é da montagem, envia uma reclamação por escrito (registada c/ aviso de recepção) a quem forneceu o equipamento e cópia para o representante de Portugal, se a resposta não for de agrado enviar mail para a delegação da Europa e para a fábrica no Japão.
Tenta saber se quem forneceu, ou o representante de cá é uma empresa certificada, porque se for, diz que vais dar conhecimento a quem certificou a empresa, (até tremem).
Não esquecer que quem dá a garantia é a fábrica.
Cump.
Mário
Se os motores estão em garantia, e se o problema não é da montagem, envia uma reclamação por escrito (registada c/ aviso de recepção) a quem forneceu o equipamento e cópia para o representante de Portugal, se a resposta não for de agrado enviar mail para a delegação da Europa e para a fábrica no Japão.
Tenta saber se quem forneceu, ou o representante de cá é uma empresa certificada, porque se for, diz que vais dar conhecimento a quem certificou a empresa, (até tremem).
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Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Podes ir a uma loja de motas, e comprar um regulador de tensao por Curtocircuito a massa,por uns 30€. é o normal nesses alternadores que tem frequencia variavel.
isto porque quando a tensao é alta, a frequencia tambem o é, e com pouca carga, a tensao baixa bastante no regime alto do motor.
Nao ha quedas de tensao nos regimes baixos do motor em que muitas vezes a tensao nem chega aos 12V.
O regulador(que no fundo é um limitador, o comportamento pode ser visto como um diodo zenner de 12v) é colocado em paralelo com a carga, antes do rectificador.
isto porque quando a tensao é alta, a frequencia tambem o é, e com pouca carga, a tensao baixa bastante no regime alto do motor.
Nao ha quedas de tensao nos regimes baixos do motor em que muitas vezes a tensao nem chega aos 12V.
O regulador(que no fundo é um limitador, o comportamento pode ser visto como um diodo zenner de 12v) é colocado em paralelo com a carga, antes do rectificador.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Re: Regulação de tensão para equip/ electrónicos dum barco
Muito obrigado a todos fiquei mais orientado nas minhas decisões pois vou apertar as "bolinhas" mais uma vez ao vendedor... já sei qual vai ser a resposta ... (isto no mundo dos barcos é uma máfia que nem vos passa pela cabeça) depois vou direito ao importador que segundo me disseram está com a mesma filosofia pois tambem deve estar com problemas maiores do que os meus causados tambem pelo vendedor e não foi por não pagarem ao vendedor... bom só me restará ir direito ao fabricante...mas vou fazê-lo pois a marca não deve ter interesse nenhum ( penso eu) em perder prestigio não cumprindo a garantia, essa de saber se a empresa (importador) é certificada é uma boa ideia e é um bom susto se for o caso.
Vou ver isso então do regulador de tensão se realmente funciona bem fica uma boa solução, não sendo dispendiosa.
Já agora .... eu tenho um separador de carga porque tenho 2 baterias será que isso poderá ter alguma influencia se estiver com algum problema de saúde?
Vou ver isso então do regulador de tensão se realmente funciona bem fica uma boa solução, não sendo dispendiosa.
Já agora .... eu tenho um separador de carga porque tenho 2 baterias será que isso poderá ter alguma influencia se estiver com algum problema de saúde?