tenho um boão de campainha estanque (da legrand) de embutir, exposto ao sol e à chuva, a instalação elétrica há-de ser vistoriada, hoje o electricista foi fazer a medição de terra e disse-me que aquele botão não será aprovado... porque é "IP44" e tem de ser IP65 no mínimo..., mas destes IP65 só há exteriores...
agradeço desde já o esclarecimento que me possam dar. muito obrigado e abraço a todo o pessoal deste forum!
boas...nao estou a perceber uma coisa...porque e que nao poes a IP65....deixo aqui algo que te possa esclarecer .....
Tabela IP – Indice de Proteção (Ingress Protection Level)
Como forma de melhor identificar os níveis de proteção aplicáveis em Equipamentos, Componentes, Racks e Gabinetes devemos seguir os índices de Proteção da Tabela IP, que é uma tabela que contém normalmente 2 mas em alguns casos três digitos que determinam o níveis de proteção específicos.
O Índice de Proteção é expresso por dois algarismos, sendo composto e identificado da seguinte maneira:
1º Algarismo
Determina o grau de proteção dos equipamentos instalados nos Racks/Gabinetes, quanto a objetos sólidos e pessoas, conforme a tabela abaixo:
0 - Não protegido
1 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 50mm
2 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 12mm
3 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 2,5mm
4 - Protegido contra objetos sólidos com Diâmetro maior que 1mm
5 - Protegido contra a poeira
6 - Totalmente protegido contra a poeira
2º Algarismo
Determina o grau de proteção dos equipamentos instalados nos Racks/Gabinetes, quanto a entrada de água, variando conforme a tabela abaixo:
0 - Não protegido
1 - Protegido contra quedas verticais de gotas d'água
2 - Protegido contra quedas verticais de gotas d'água para uma inclinação máxima de 15º
3 - Protegido contra água aspergida de um ângulo de +/- 69º
4 - Protegido contra projeções d'água
5 - Protegido contra jatos d'água
6 - Protegido contra ondas do mar ou jatos potentes
7 - Protegido contra imersão
8 - Protegido contra submersão
Vários fatores como vedação, material de construção, resistência são levados em conta na determinação desta classificação. Como pode ser observado, existe uma grande possibilidade de combinações com os números acima com o intuito de expressar o grau de proteção desejado. Sendo que os mais utilizados são o IP44, a grande maioria dos gabinetes ofertados no mercado tem uma classificação IP55, que normalmente é feito sob encomenda. A maioria das câmeras ou mais precisamente caixa de proteção para câmeras com proteção para uso externo deve possuir IP66.
tenho um boão de campainha estanque (da legrand) de embutir, exposto ao sol e à chuva, a instalação elétrica há-de ser vistoriada, hoje o electricista foi fazer a medição de terra e disse-me que aquele botão não será aprovado... porque é "IP44" e tem de ser IP65 no mínimo..., mas destes IP65 só há exteriores...
agradeço desde já o esclarecimento que me possam dar. muito obrigado e abraço a todo o pessoal deste forum!
Voltei a ler a tua questao....nao tenho a certeza porque inda sou novato mas penso que o indice de proteçao nao tens nada a ver com a medicao de terras.....volto a citar que nao tenho a certeza..boas
A medição do terra não tem nada a ver com a escolha do IP.
No entanto, quando se fala que o IP45 não será permitido, refere-se à escolha do material atendendo as condições em que será aplicado. Neste caso especifico, segundo o relato exposto, o IP 45 não será suficiente porque só permite que seja aplicado em locais que não estejam sujeito a jactos de àgua de ângulo superios a 45º, que penso que não é o caso. Resumidamente, se estiver num local que não esteja totalmente à chuva ( numa varanda por ex.) é permitido, se não tem de ser com IP65. Espero ter ajudado.
eu referi a medição de terra, mas não tem nada a ver com o botão, foi só o que o electricista foi lá fazer, para ver se os valores estão dentro das normas, ele é que reparou no botão de campainha e depois disse o que referi no 1º post.
não pus o ip65 pois todos os que encontrei são exteriores e eu já tenho uma caixa para a aparelhagem de embutir, tubos chumbados, paredes rebocadas e pintadas...
mas pelo que entendo, terei de colocar um outro botão e anular a caixa.