Pode-se bobinar um motor de máquina de lavar para 12 V?

Responder
demis_49
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 mar 2009, 09:04

Pode-se bobinar um motor de máquina de lavar para 12 V?

Mensagem por demis_49 »

Olá a todos.
Gostava de saber se é possível bobinar um motor de máquina de lavar roupa de 220 V para trabalhar a 12 V, mantendo os dois sentidos da baixa e com a alta.
É para aplicar como tracção num veio de hélice dum barco de madeira que vou fazer, para trabalhar com a corrente de 12 Volts ( o barquito deve ter no final uns 150 kgs), que é para poder ir à pesca em barragens, pois sou deficiente motor e com muita dificuldade de locomoção, estando privado de acesso a bons pesqueiros.
Agradecia a vossa ajuda ou darem-me outras alternativas que fossem económicas, pois a reforma é muito baixa e o vício da pesca demasiado alto :mrgreen:
Obrigado a todos com um abraço do demis_49
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Pode-se bobinar um motor de máquina de lavar para 12 V?

Mensagem por nelmindo »

duas soluções:

1- Eventualmente cara: motor fora de borda electrico, nas lojas de especialidade (stands)

2- usar um berbequim sem fio (aparafusadora), de potência generosa, com a vantagem de carregar mais depressa, várias velocidades, sentido de rotação facilitado, possibilidade de comprar várias baterias. Mesmo assim, não sei se tem a autonomia pretendida. Só fazendo testes.

A solução de rebobinar um motor não é viavel e de solução tecnicamente não acessivel a qualquer um.
demis_49
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por demis_49 »

Olá amigo nelmindo, boas.

Obrigado pela sua pronta resposta que muito me elucidou.
Já agora, também pensei noutra hipótese, que era comprar um fora de borda MotorGuide de 30 Lbs com uma bateria de 70 Amp, um carregador de baterias para 12 V alimentado a 220 V dum gerador portátil de 500 W.
Este gerador tem saída de 12 V, mas não sei se dá para aplicar directamente, ou se será melhor utilizá-lo para por o carregador a funcionar.
Assim dará? É que também fico com mais autonomia para andar na barragem e o gerador só gasta 0,6 Lt/hora.
Agradecia que me desse a melhor dica sff.
Um abraço e obrigado
demis_49
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Modificar o motor para 12Vac é possível, mas não esquecer que o consumo aumenta na mesma proporção (20 vezes).

Quando escreve que é para trabalhar a 12V se for Ac, dá se for Dc não dá.

Se for para trabalhar a 230V com o gerador de 500w, já não é necessário modificar o motor, para testes no barco em agua.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
demis_49
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por demis_49 »

Olá amigo Mário, boas.

Agradeço as suas preciosas informações.

Na segunda hipótese que dei, acho que não fui bem claro, pelo que peço que me desculpe, mas vou explicar melhor.
O motor fora de borda MotorGuide trabalha a 12V e eu queria saber se a corrente dum gerador portátil que dá 220V e 12V com uma potência de 500W dá para alimentar directamente o fora de borda na saída dos 12V ou se é necessário fazer alguma alteração. Este motor (MotorGuide) é dos mais fracos, pois tem apenas uma potência de 30 Lbs.

Obrigado por qualquer ajuda e um abraço do demis_49
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Pois é, o motor "MotorGuide" é de CC.

O gerador com a saída a 12V deve de ser com CC, mas é melhor medir para ter a certeza (deve dizer junto da tomada).

Os 500W devem de ser em 220V, mas em 12Vcc (Vdc) é natural que não seja de 500W, mas o gerador tem que dizer quanto tem de potencia em 12Vcc.

Para o "MotorGuide" que tem uma pequena bateria, creio que bastaria efectuar a recarga com o gerador, mas para trabalhar com ele em directo, deve de ter cuidado porque a tensão de saida do gerador pode ser de 14 voltes e vir a estragar o sistema do "MotorGuide", mas não há nada com medir e efectuar alguns testes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
demis_49
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por demis_49 »

Olá amigo Mário, boas.

O gerador afinal é de 780W a 220V, mas a saída dos 12V tem lá escrito "+/-8Amp", por isso não sei se dá para alimentar o fora de borda, que consome na velocidade máxima 250W, bem como não sei qual a bateria que terei que aplicar, no que respeita à capacidade em Ampéres.

Um abraço e um bom fim de semana do demis_49
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

A bateria já vem com o "MotorGuide" creio eu.

O gerador dá para carregar a bateria, e podes utilizar um carregador de baterias de 220/12, e neste caso tens controlo de carga para não carregares de mais a bateria.

Cump.
Mário
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

P=500 W

I= 500/12= 41 A a bateria vai num instante
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

mas 30Lbs são +/- 40W de potência de saída. Mesmo considerando 50% de perdas, dá 80W de entrada electricos, 40W de saida mecânicos.
Sendo 80W o seu consumo, 80/12=6A.
Com uma taxa de descarga de 6A, e uma profundidade de descarga até 60% da capacidade total da bateria de chumbo, uma bateria com um minimo de 15Ah, dá para colocar o motor a funcionar pelo menos uma hora!!!
demis_49
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por demis_49 »

Olá a todos, boas.

Obrigado pelas vossas preciosas informações que me vão ser bem úteis.

É que de electricidade sou um leigo e só a sinto quando levo um pim-pim :mrgreen: por causa da sua impressionante transparência :mrgreen:

Obrigado mais uma vez a todos e um abraço do demis_49
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”