Durante as inspecções!

Responder
R.A.
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 mar 2008, 19:20

Durante as inspecções!

Mensagem por R.A. »

Boa tarde,

A minha duvida consiste no seguinte, durante a inspecção o Técnico Responsável tem mesmo que disponibilizar equipamentos que efectuam: Resistência de isolamento; Resistência de terra; Continuidade eléctrica; Verificação da actuação do diferencial?

É que vou ter a minha primeira inspecção e julgava eu que éra só necessário equipamento para medição de resistência de terra.

Cumprimentos,

R.A.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Durante as inspecções!

Mensagem por Duzia12 »

Pelo menos o aparelho de medir terras
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

de acordo com a legislação, sim é necessário levar esses equipamentos, mas pela experiencia que tive e lido com duas entidades inspectoras, o LIQ e o IEP, as duas levam os equipamentos deles. A justificação que me deram , foi de que os deles estão certificados/calibrados regularmente. Uma coisa é certa, desde que comprei os meus, nunca foram calibrados e já passaram 6 anos...

E sim, fazem esses testes todos, isolamento dos circuitos, continuidade do condutor de terra, medição da resistencia do electrodo de terra e por vezes medem a velocidade/intensidade do disparo do diferencial.
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por bluespirit »

Preciso vender aparelhos de teste :(
R.A.
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 mar 2008, 19:20

Mensagem por R.A. »

Boa Terde,

Antes de mais queria agradecer a prontidão nas respostas.

Então, se arranjar para medição de terras, por agora chega é isso?
Já agora o aparelho de medição de terras deve ser digital ou analógico?

Desculpem tar a ser "chato" mas é uma dúvida que tenho que esclarecer para não ter problemas, com os certificadores, nesta questão dos aparelhos.

Cumprimentos,

R.A.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

R.A. Escreveu:Boa Terde,

Antes de mais queria agradecer a prontidão nas respostas.

Então, se arranjar para medição de terras, por agora chega é isso?
Já agora o aparelho de medição de terras deve ser digital ou analógico?

Desculpem tar a ser "chato" mas é uma dúvida que tenho que esclarecer para não ter problemas, com os certificadores, nesta questão dos aparelhos.

Cumprimentos,

R.A.
no fim de contas o que precisa des saber, é o valor da resistencia de terra, se está de acordo com a protecção diferencial instalada. Se o valor obtido/medido foi de forma digital ou analógica, pouco importa.

Recomendo também ter presente um aparelho para medir continuidades, já que vão verificar se as mesmas existem (ligação do condutor terra), entre tomadas, tomadas e quadro, tomadas e armaduras de iluminação, tomadas e caixilho da janela do WC com banho, caso o caixilho seja em aluminio, etc)
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Pela experiência que tenho (através de clientes instaladores eléctricos), diria que a maior parte deles tem um "Aparelho Certificador" para executar todos os testes antes da vistoria.
Assim evitam chatices de eventuais reprovações.
Os aparelhos certificadores, são caros mas fazem todos os testes necessários. E é um investimento que dura "uma vida". Tem o inconveniente de ter calibragens periódicas aconselháveis, que são um pouco caras (normalmente feitas em fábrica com o correspondente custo de transporte).
Para além disso........preciso vender aparelhos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

bluespirit Escreveu:Pela experiência que tenho (através de clientes instaladores eléctricos), diria que a maior parte deles tem um "Aparelho Certificador" para executar todos os testes antes da vistoria.
Assim evitam chatices de eventuais reprovações.
Os aparelhos certificadores, são caros mas fazem todos os testes necessários. E é um investimento que dura "uma vida". Tem o inconveniente de ter calibragens periódicas aconselháveis, que são um pouco caras (normalmente feitas em fábrica com o correspondente custo de transporte).
Para além disso........preciso vender aparelhos
Qual a cotação para um aparelho FLUKE 1653?
Cumprimentos.
Cpts.
Energy
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Fluke 1653B - 1429€ (prazo de entrega-imediato)
O preço apresentado é de tabela, desconto a acordar (mas não será significativo)
Responder

Voltar para “Dúvidas”