INSPEÇÕES PARA QUÊ???

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

INSPEÇÕES PARA QUÊ???

Mensagem por ENERGY »

Após uma Certificação da CERTIEL, porque razão continua o TÉCNICO a ser responsávél pela execução dessa Instalação.
Será que o Inspector só vê mesmo o que lhe interessa, de preferência para reprovar, e por isso o Técnico tem de ficar sempre responsável???

Como é que o Técnico pode continuar a ser responsavél, se após a certificação da instalação, o cliente chama outro Electricista e começa logo a fazer alterações à instalação, sem conhecimento do Técnico.

O BURRO que fez a lei devia era ir primeiro trabalhar nas obras, para ver o que por la se passa.
Algo está errado, necessita de mudança urgente.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: INSPEÇÕES PARA QUÊ???

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:Após uma Certificação da CERTIEL, porque razão continua o TÉCNICO a ser responsávél pela execução dessa Instalação.
Será que o Inspector só vê mesmo o que lhe interessa, de preferência para reprovar, e por isso o Técnico tem de ficar sempre responsável???

Como é que o Técnico pode continuar a ser responsavél, se após a certificação da instalação, o cliente chama outro Electricista e começa logo a fazer alterações à instalação, sem conhecimento do Técnico.

O BURRO que fez a lei devia era ir primeiro trabalhar nas obras, para ver o que por la se passa.
Algo está errado, necessita de mudança urgente.
a partir do momento que detecte essas anomalias, cabe ao técnico resposável comunicar as entidades competentes, tais como DGEG e a EDP, a informar que a instalações sofreram alterações sem o seu consentimento, colocando em risco a segurança de pessoas, animais e bens. Envie por FAX ou correio registado, com aviso de recepção, que a sua responsabilidade termina logo aí e cabe às entidades, uma cortar o fornecimento de energia, a outra indagar perante o proprietário sobre a situação. Como dá trabalho e ninguém até quer ter chatices, o pessoal são se mexe.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E já agora ele vai servir de fiscal?

Eu acho que a responsabilidade é limitada por uns anos, como garantia, não é para sempre.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Os termos de responsabilidade até 50 Kva (no meu tempo) eram até ao momento da ligação do fornecedor de energia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

Os termos de responsabilidade até 50 Kva (no meu tempo) eram até ao momento da ligação do fornecedor de energia.

Cump.
Mário

eu achpo que garantia é uma coisa, responsabilidade é outra
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Garantia legal para uso Não Profissional 2 Anos
Garantia legal para uso Profissional 6 meses, está em estudo para passar para 1 Ano e depois para 2 Anos, esta ultima com muitas reticências dado que muitos equipamentos a vida util é de 2 anos ou 16.000 horas.
Mas por norma tem-se dado 1 Ano de garantia em uso profissional.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Garantia legal para uso Profissional 6 meses, está em estudo para passar para 1 Ano e depois para 2 Anos, esta ultima com muitas reticências dado que muitos equipamentos a vida util é de 2 anos ou 16.000 horas.

Cump.
Mário
A garantia de uma Instalação para uso profissional é só de 6 meses???
Os materiais têm sempre 2 anos de garantia contra defeitos de fábrico é obrigatório.

Obras novas = 5 anos de Garantia de Instalação
Obras Recuperadas = 2 anos de Garantia de Instalação

Cumprimentos
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:

Cump.
Mário
Os materiais têm sempre 2 anos de garantia contra defeitos de fábrico é obrigatório.

Cumprimentos
cuidado com estas afirmações, antes de dar azia a algumas situações por mim vividas.
O texto é longo, confuso, com muita terminologia técnica, mas elucidativo quanto à classificação de uso profissional e uso não profissional...
http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/6876f7bf5 ... enDocument
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu:

Cump.
Mário

Cumprimentos
cuidado com estas afirmações, antes de dar azia a algumas situações por mim vividas.
O texto é longo, confuso, com muita terminologia técnica, mas elucidativo quanto à classificação de uso profissional e uso não profissional...
http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/0/6876f7bf5 ... enDocument
Bem trocando tudo isto por miudos em quê é que ficamos, pois as pessoas menos instruidas ficarão a olhar para isto e a saber o mesmo???Não têm de ser todos Doutores.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

exemplo de um fabricante a descartar-se da responsabilidade da garantia legal de 2 anos, para fins profissionais:https://www.dolce-gusto.pt/PT/machine/s ... fault.aspx
outro
http://www.tefal.pt/Consumer+service/Wa ... mation.htm
e mais outro
http://www.rowenta.pt/rowenta/frame.asp ... y=Warranty

extrato retirado de http://www.vzug.com/_files/pt/products/ ... rranty.pdf

- a qualquer erro de instalação, manipulação bem como a uma falta de manutenção do aparelho.
- a um uso não conforme ao uso para o qual o aparelho foi concebido e, nomeadamente, um uso para fins profissionais ou colectivos.

garantia de um ano, fornecida ao um equipamento destinado a profissionais:
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/sm ... 60785.html

já estão a vêr a moldura?...

por outras palavras, se uma empresa comprar uma máquina de café para os seus funcionários, é considerado consumidor.
Se um restaurante ou um snack-bar comprar a mesma máquina e o fabricante conseguir provar que teve lucro directamente com os cafés produzidos, este tem direito legal em anular a garantia.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:exemplo de um fabricante a descartar-se da responsabilidade da garantia legal de 2 anos, para fins profissionais:https://www.dolce-gusto.pt/PT/machine/s ... fault.aspx
outro
http://www.tefal.pt/Consumer+service/Wa ... mation.htm
e mais outro
http://www.rowenta.pt/rowenta/frame.asp ... y=Warranty

extrato retirado de http://www.vzug.com/_files/pt/products/ ... rranty.pdf

- a qualquer erro de instalação, manipulação bem como a uma falta de manutenção do aparelho.
- a um uso não conforme ao uso para o qual o aparelho foi concebido e, nomeadamente, um uso para fins profissionais ou colectivos.

garantia de um ano, fornecida ao um equipamento destinado a profissionais:
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/sm ... 60785.html

já estão a vêr a moldura?...

por outras palavras, se uma empresa comprar uma máquina de café para os seus funcionários, é considerado consumidor.
Se um restaurante ou um snack-bar comprar a mesma máquina e o fabricante conseguir provar que teve lucro directamente com os cafés produzidos, este tem direito legal em anular a garantia.
São muitos €€€€€€€€€€€€€€.

Por esta ordem de ideias, os Construtores de automovéis qualquer dia vão começar a dizer que a garantia dos seus veiculos para uso profisional é uma, e para uso particular é outra!!! devia de ser engraçado 2 anos de garantia para particular e 6 meses para profissionais, não esquecendo os KMS.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

se quizerem podem, existe esse vazio legal e já pude mostrar com essa situação relativa à arca frigorifica...

e tive o mesmo problema com um portátil da HP, já que o mesmo pertencia a uma linha profissional. O mesmo aconteceu com um colega meu, num fujitshu-siemens...
EM ambos a garantia era de 1 ano. Até meti a Deco ao barulho e a mesma confirmou a posição dos fabricantes.

Uma coisa é garantia contratual e outra é a garantia legal.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:se quizerem podem, existe esse vazio legal e já pude mostrar com essa situação relativa à arca frigorifica...

e tive o mesmo problema com um portátil da HP, já que o mesmo pertencia a uma linha profissional. O mesmo aconteceu com um colega meu, num fujitshu-siemens...
EM ambos a garantia era de 1 ano. Até meti a Deco ao barulho e a mesma confirmou a posição dos fabricantes.

Uma coisa é garantia contratual e outra é a garantia legal.
Qual das garantias prevalece?
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

a maior (no tempo)
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

Boas pessoal… voltando a fase inicial do tópico, e onde foi colocada a questão, até onde vai (temporalmente falando) a responsabilidade do técnico pela execução de uma obra...
Pois bem, ontem mesmo, a quando de uma vistoria da certiel, fiz ao inspector essa mesma questão ao qual ele me respondeu... “a sua responsabilidade por esta ou outras obras é para sempre...” :shock: ... lógico fiquei PARVO... respondi eu.. então e se quando o senhor for embora daqui a cinco minutos(ou daqui a 10 anos, e eu estiver por exemplo na china)e vier cá um electricista( a pedido do dono da obra) e alterar isto tudo!!?? Serei eu obrigado a andar a vistoria todas as minhas obras (pela qual fiquei responsável) durante toda a minha vida! Com um pouco de sorte ainda levo um tiro de algum morador... ao que ele respondeu. “Se apenas se quiser responsabilizar ate a este momento (até a obra estar certificada) então faz um documento ou um termo de responsabilidade a dizer isso mesmo e obriga o dono da obra a assinar.... e eu calei me e fiquei sem saber se isto realmente será verdade!!!!???

Abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”