caixas por cima de armaduras em tecto falso e possivel?

Responder
RASCARLOS
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2009, 13:30

caixas por cima de armaduras em tecto falso e possivel?

Mensagem por RASCARLOS »

boas; tenho uma creche de uns amigos meus para fazer e gostava de saber se por acaso posso trabalhar comcaixas de passagem por cima das armaduras (tipo 4x18w) de iluminação de tomadas de incendio etc... em vez de ter alçapões espalhados pelo tecto falso, pois tenho distancias muito grandes e preciso de ter acesso as caixas ,isto tudo por causa dos nossos grandes amigos (chulos) da certiel .
agradeço qualqyer ajuda pois a obra ja começou
RASCARLOS
Curioso
Curioso

Re: caixas por cima de armaduras em tecto falso e possivel?

Mensagem por RASCARLOS »

ninguem me consegue ajudar estou mesmo a rasca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EDUARDOMARTINS
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2008, 11:11

Mensagem por EDUARDOMARTINS »

Caro colega eu já tive uma situação igual num restaurante só que a iluminação era constituida por down light 2x21 e utilizei cabo xv 3x1,5 e fiz as derivações todas com caixas estanque e ligadores de torção (torix) a instalação foi inspecionada e passou sem nenhuma não coformidade , embora o inspector não me tenha questionado como estava feita a instalação do tecto preaocupo-se mais com a terras ,ligações equipotenciais da cozinha e protecções difrenciais.... bom trabalho
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

EDUARDOMARTINS Escreveu:Caro colega eu já tive uma situação igual num restaurante só que a iluminação era constituida por down light 2x21 e utilizei cabo xv 3x1,5 e fiz as derivações todas com caixas estanque e ligadores de torção (torix) a instalação foi inspecionada e passou sem nenhuma não coformidade , embora o inspector não me tenha questionado como estava feita a instalação do tecto preaocupo-se mais com a terras ,ligações equipotenciais da cozinha e protecções difrenciais.... bom trabalho
Esse ligador chamado TORIX ainda existe, o Inspector aceitou?
E pensava eu que o uso do Torix já estava proibido, só as placas de bornes e ligadores do tipo wago é que eram aceites.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

porque havia a antiga discussão de que o torix não proporcionava um aperto mecânico aos condutores, mas sim a ligação era efectuada, pela torção dos condutores entre si...

Mas sim, actualmente isso não é problema, sendo que uma das imagens usadas em seminários da certiel e outras entidades competentes, eram a do torix e não do ligador do tipo WAGO.

Pessoalmente perfiro os ligadores do tipo WAGO, de qualquer marca, já que dão muito mais rendimento ao trabalho e para refazer ligações são os aconselhados.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:porque havia a antiga discussão de que o torix não proporcionava um aperto mecânico aos condutores, mas sim a ligação era efectuada, pela torção dos condutores entre si...

Mas sim, actualmente isso não é problema, sendo que uma das imagens usadas em seminários da certiel e outras entidades competentes, eram a do torix e não do ligador do tipo WAGO.

Pessoalmente perfiro os ligadores do tipo WAGO, de qualquer marca, já que dão muito mais rendimento ao trabalho e para refazer ligações são os aconselhados.
Completamente de acordo.
Cpts.
Energy
RASCARLOS
Curioso
Curioso

Mensagem por RASCARLOS »

Tb estou de acordo viva o wago,mas aqui a questao não era essa preciso e mesmo de ajuda para saber se posso fazer caias de passagem desde tomadas a incendio a iluminação nos sitios onde vao ficar os buracos das armaduras tipo4x18w para sempre que for preciso ir as caixas desmonto uma armadura e tenho acesso a elas e tb para me ajudar nos enfiamentos visto que tenho trajectos muito grandes.
isto sim é a minha questao!!!!!!!!
Rui Carlos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

RASCARLOS Escreveu:Tb estou de acordo viva o wago,mas aqui a questao não era essa preciso e mesmo de ajuda para saber se posso fazer caias de passagem desde tomadas a incendio a iluminação nos sitios onde vao ficar os buracos das armaduras tipo4x18w para sempre que for preciso ir as caixas desmonto uma armadura e tenho acesso a elas e tb para me ajudar nos enfiamentos visto que tenho trajectos muito grandes.
isto sim é a minha questao!!!!!!!!
Rui Carlos
essa quetão é bastante sensivel e melindrosa. Em termos legais, não sei se isso é possivel. Se apenas fosse para as armaduras, isso sei que é possivel, agora para outros circuitos, não sei se além de não ser permitido, pessoalmente acho que não seja uma boa solução técnica.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

RASCARLOS Escreveu:boas; tenho uma creche de uns amigos meus para fazer e gostava de saber se por acaso posso trabalhar comcaixas de passagem por cima das armaduras (tipo 4x18w) de iluminação de tomadas de incendio etc... em vez de ter alçapões espalhados pelo tecto falso, pois tenho distancias muito grandes e preciso de ter acesso as caixas ,isto tudo por causa dos nossos grandes amigos (chulos) da certiel .
agradeço qualqyer ajuda pois a obra ja começou
No caso da Iluminação penso que podes colocar caixas em cima do tecto falso acessiveis através das armaduras.
Nas tomadas faz repicagem de tomada para tomada, normalmente é só uma tomada por divisão a 1.60mts altura,(usos gerais)
Detecção de incêndio repica entre betoneiras de alarme manual = 1 zona
Detecção de incêndio repica de detector para detector e já agora não esqueças de colocar sinalizadores de acção junto de cada porta referente a cada compartimento,sinalizadores estes que repicam do detector desse compartimento, em função da area podes criar várias zonas.
penso ter ajudado algo.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”