Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

Mensagem por carlos_cfr7 »

6eo Escreveu:
Outra coisa que me esqueci caro colega: Nunca digas nunca pois assim NUNCA chegarás a Bill Gate.

Saudações Energéticas
Ok, pode-se substituir o meu "nunca" por um "é possivel, mas nao se justifica, ha soluçoes melhores, mais fiaveis, mais indicadas e mais baratas". :mrgreen:
Eng. de electrónica e telecomunicações
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

carlos_cfr7 Escreveu:Vou tb deixar a minha opiniao..
Projectistas deviam ser engenheiros de telecomunicaçoes.
formaçoes de ITED a quem quer ser instalador.

É verdade que muitos eng electrotecnicos fazem projectos ited, o que acho mal, que tem formação em sistemas de controlo e energia, e muitas vezes nem sabem que frequencias que estao a mexer no ited, so conhecem os 50Hz. Mas isso é o mesmo que pormos arquitectos a calcular estruturas, ha uns que aprendem por fora, e desenrascam-se.. mas nao é essa a vocaçao deles.
Nao misturemos eng electrotecnicos de energia com os de telecomunicaçoes. a base é a electricidade, mas sao areas distintas. é normal que os eng de electrotecnia(energia) façam maus projectos, porque nao é essa a area deles..

Nao concordo que com uma formaçao de semanas se façam projectistas ITED, é verdade que para uma moradia chega, mas o ITED nao é so moradias e predios e um projectista ited pode assinar redes estruturadas em bancos e infraestruturas em hospitais... Neste caso comparo com um pedreiro... acredito q um pedreiro com uma formaçao de semanas, aprendia a fazer estrutura pra uma moradia, em termos praticos.. com uma tabela de areas, e pisos, dava a grossura de pilares e ferro.. servia pra fazer moradias e dispensava o eng civil.. Para que o ITED pudesse ser assinado por tecnicos sem formaçao superior nas telecomunicaçoes, entao tambem as outras especialidades deviam seguir esse padrao.. haveriam cursos tecnicos que dispensavam projectos de eng qualificados em moradias e obras de pequeno porte. o pedreiro fazia o projecto de estrutura, o canalizador de aguas e esgotos, o electricista o de electricidade, e o tecnico de telecomunicaçoes, o de ited; por andarem em obra, tb devem ter mais experiencia que os eng que passam o dia num gabinete.. certamente fariam bons projectos com mais detalhes que os projectistas.

Caro colega…Permita me que concorde mas também discorde do que o colega disse,
Vejamos... não tenho dúvidas que um Engº de telecomunicações tenha uma maior preparação para a elaboração de projectos ITED... agora dizer que é normal que um Engº Electrotécnico faça maus projectos de ITED... e que a única frequência que conhece são os 50 Hz... bem isso é completamente descabido e uma falta de conhecimento autentica sobre as cadeiras e as matérias que se ensinam por essas universidades fora (Portugal)... se fossemos por este ponto de vista então um Engº de Telecomunicações apenas poderia elaborar projectos de ITED e pouco mais o que não é verdade…
Na parte que me toca o que tenho a dizer o seguinte, vejamos...
Tirei o curso de Engenharia Electrotécnica e entre muitas outras cadeiras conto pelo menos 6 em que dei vários tipos de telecomunicações ou variante de telecomunicações(Electrónica V, Comunicação de dados, Redes de computadores, Telecomunicações, Processamento digital de sinal e sistemas de Energia, nesta ultima entre outros projectos fizemos também de ITED)

Volto a dizer que concordo que o colega possa afirmar que os Engº de telecomunicações estejam melhor preparados agora dizer que os Engº Electrotécnicos são uns burros("...e muitas vezes nem sabem que frequências que estão a mexer no ITED, só conhecem os 50Hz") acho que não podemos ir por ai... e mais.. Não nos podemos esquecer que a Engª de telecomunicações é uma variante da Engª Electrotécnica.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

eng_jersilva Escreveu:
carlos_cfr7 Escreveu:Vou tb deixar a minha opiniao..
Projectistas deviam ser engenheiros de telecomunicaçoes.
formaçoes de ITED a quem quer ser instalador.

É verdade que muitos eng electrotecnicos fazem projectos ited, o que acho mal, que tem formação em sistemas de controlo e energia, e muitas vezes nem sabem que frequencias que estao a mexer no ited, so conhecem os 50Hz. Mas isso é o mesmo que pormos arquitectos a calcular estruturas, ha uns que aprendem por fora, e desenrascam-se.. mas nao é essa a vocaçao deles.
Nao misturemos eng electrotecnicos de energia com os de telecomunicaçoes. a base é a electricidade, mas sao areas distintas. é normal que os eng de electrotecnia(energia) façam maus projectos, porque nao é essa a area deles..

Nao concordo que com uma formaçao de semanas se façam projectistas ITED, é verdade que para uma moradia chega, mas o ITED nao é so moradias e predios e um projectista ited pode assinar redes estruturadas em bancos e infraestruturas em hospitais... Neste caso comparo com um pedreiro... acredito q um pedreiro com uma formaçao de semanas, aprendia a fazer estrutura pra uma moradia, em termos praticos.. com uma tabela de areas, e pisos, dava a grossura de pilares e ferro.. servia pra fazer moradias e dispensava o eng civil.. Para que o ITED pudesse ser assinado por tecnicos sem formaçao superior nas telecomunicaçoes, entao tambem as outras especialidades deviam seguir esse padrao.. haveriam cursos tecnicos que dispensavam projectos de eng qualificados em moradias e obras de pequeno porte. o pedreiro fazia o projecto de estrutura, o canalizador de aguas e esgotos, o electricista o de electricidade, e o tecnico de telecomunicaçoes, o de ited; por andarem em obra, tb devem ter mais experiencia que os eng que passam o dia num gabinete.. certamente fariam bons projectos com mais detalhes que os projectistas.

Caro colega…Permita me que concorde mas também discorde do que o colega disse,
Vejamos... não tenho dúvidas que um Engº de telecomunicações tenha uma maior preparação para a elaboração de projectos ITED... agora dizer que é normal que um Engº Electrotécnico faça maus projectos de ITED... e que a única frequência que conhece são os 50 Hz... bem isso é completamente descabido e uma falta de conhecimento autentica sobre as cadeiras e as matérias que se ensinam por essas universidades fora (Portugal)... se fossemos por este ponto de vista então um Engº de Telecomunicações apenas poderia elaborar projectos de ITED e pouco mais o que não é verdade…
Na parte que me toca o que tenho a dizer o seguinte, vejamos...
Tirei o curso de Engenharia Electrotécnica e entre muitas outras cadeiras conto pelo menos 6 em que dei vários tipos de telecomunicações ou variante de telecomunicações(Electrónica V, Comunicação de dados, Redes de computadores, Telecomunicações, Processamento digital de sinal e sistemas de Energia, nesta ultima entre outros projectos fizemos também de ITED)

Volto a dizer que concordo que o colega possa afirmar que os Engº de telecomunicações estejam melhor preparados agora dizer que os Engº Electrotécnicos são uns burros("...e muitas vezes nem sabem que frequências que estão a mexer no ITED, só conhecem os 50Hz") acho que não podemos ir por ai... e mais.. Não nos podemos esquecer que a Engª de telecomunicações é uma variante da Engª Electrotécnica.

abraço João Silva
Eu sou eng Electrotecnico, mas de telecomunicaçoes, e tenho muitos colegas que iniciaram o curso comigo e depois seguiram a variante de sistemas de energia e controlo. as cadeiras desse curso sao orientadas a transformadores, motores electricos, linhas de alta tensao e alguma electronica de potencia. daí que acho mal que todos os eng electrotecnicos possam assinar o ITED. nao chamei niguem de burro como esta a dizer, so disse que nao foi a formaçao deles(RAMO DE ENERGIA, que era a quem me referia) a formaçao necessaria para telecomunicaçoes. é claro que é preciso analisar o conteudo de cada curso para avaliar quem se devia inscrever. ha cursos mistos e ha cursos especificos..

Eu tambem gostava de assinar projectos electricos, e mesmo sendo engenheiro electrotecnico, tal nao me é permitido.. porque o meu curso nao teve cadeiras do ramo de energia.. apesar de ter conhecimentos para tal (por fora, nao pela univ), acho bem nao deixarem assinar quem nao teve essa formaçao especifica...
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

boas caros colegas..

colega carlos a anacom no acto da inscrição para projectista ITED exige aos Electrotécnicos uma declaração,por parte da UNIVERSIDADE ou da coordenação de curso, a dizer que o curso se insere nestas areas "Engenheiros electrotécnicos, com o grau mínimo de bacharel, do ramo de telecomunicações ou do ramo de automação, controlo e instrumentação;"
ou seja cursos de Electrotécnia que n se insiram nestas areas não podem ser projectistas ITED.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

eng_jersilva Escreveu:boas caros colegas..

colega carlos a anacom no acto da inscrição para projectista ITED exige aos Electrotécnicos uma declaração,por parte da UNIVERSIDADE ou da coordenação de curso, a dizer que o curso se insere nestas areas "Engenheiros electrotécnicos, com o grau mínimo de bacharel, do ramo de telecomunicações ou do ramo de automação, controlo e instrumentação;"
ou seja cursos de Electrotécnia que n se insiram nestas areas não podem ser projectistas ITED.

abraço João Silva
Pois depende do que eles consideram estar inserido nessas areas... Eu conheço o programa do ramo de sistemas de energia e controlo e sei que nao se adequa ao minimo para o ITED, e eles estao inscritos como projectistas, sem mais nenhuma formaçao. Apanho engenheiros electrotecnicos da parte de electricidade com os seus homens (o pessoal de ITED) a pedirem-me explicaçoes de como se interpretar os meus projectos q nao sabem onde ir buscar switches q suportem vlans, nem o que é isso, sobre como ligar as fibras, ensaios q sao necessarios, o q sao os transmoduladores.. etc etc

simplesmente, nao foi essa a formaçao deles (refiro-me apenas aos eng electrotecnicos do ramo de sistemas de energia e controlo)
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

então a culpa é de quem os deixa projetar e n de quem projecta...

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

sim, é isso que está aqui a ser discutido.. E a minha opiniao foi dada nesse aspecto, que devia ser mais filtrado quem pode assinar o ITED só com formaçao superior. Somente cursos com cadeiras de telecomunicaçoes como redes IP, modulaçoes, radiaçao, analise espectral, fibras, electronicas, transmissao de dados, e tudo mais que deixasse um recem-licenciado á vontade com o projecto ITED.

Há cursos vocacionados para cada área e há cursos que cobrem um bocadinho de cada coisa acabam por nao aprofundar nada em especial..
mas ja que cubra um pouco de tudo o que é a área das infraestruturas de telecomunicaçoes, já é bom e suficiente para que se possa inscrever.
é a minha opiniao..
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

Caro colegas desculpem voltar a massacrar no mesmo assunto!
Mas existindo uns cursos tão direccionados e com tanta formação para uma situação tão especifica será que não era possivel orientar as coisas para só existir ITED (ao nivel de fracções ou moradias habitacionais) so para quem queria diminuindo desse modo os custos de construção extremamente importantes nesta fase actual em que estamos agora?
A preocupação economia também não é um factor im portantissimo a ter num acto de engenharia?
Para que quero eu uma instalação de iTED numa casa de praia ou de campo para uma ocupação sazonal? Para que quer o meus avós ITED? Para que quero eu?
Saudações
Saudações Energéticas
6eo
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

6eo Escreveu:Caro colegas desculpem voltar a massacrar no mesmo assunto!
Mas existindo uns cursos tão direccionados e com tanta formação para uma situação tão especifica será que não era possivel orientar as coisas para só existir ITED (ao nivel de fracções ou moradias habitacionais) so para quem queria diminuindo desse modo os custos de construção extremamente importantes nesta fase actual em que estamos agora?
A preocupação economia também não é um factor im portantissimo a ter num acto de engenharia?
Para que quero eu uma instalação de iTED numa casa de praia ou de campo para uma ocupação sazonal? Para que quer o meus avós ITED? Para que quero eu?
Saudações
nessa perspectiva haveria muitas outras situaçoes a corrigir. Mas temos de pensar que sao casas novas em que hoje está uma pessoa a morar e amanha estará outra. hoje pode nao querer rede de dados, mas amanha ser uma coisas fundamental para trabalhar.. por um lado acho bem deixar infraestrutura para um dia mais tarde nao se andar a partir parede, por outro, concordo que so deveria ser obrigatorio a tubagem e fundo do ATI. So quando o cliente quisesse por linha telefonica ou operador por cabo coax ou fibra é que teria de finalizar a instalação e certificar para a rede pretendida..
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

carlos_cfr7 Escreveu:
Saudações
nessa perspectiva haveria muitas outras situaçoes a corrigir. Mas temos de pensar que sao casas novas em que hoje está uma pessoa a morar e amanha estará outra. hoje pode nao querer rede de dados, mas amanha ser uma coisas fundamental para trabalhar.. por um lado acho bem deixar infraestrutura para um dia mais tarde nao se andar a partir parede, por outro, concordo que so deveria ser obrigatorio a tubagem e fundo do ATI. So quando o cliente quisesse por linha telefonica ou operador por cabo coax ou fibra é que teria de finalizar a instalação e certificar para a rede pretendida..
Óptimo! já nos estamos a entender!
A conversa anterior, e desculpem-me, todos estavam a a olhar pro umbigo e estavam a esquecer-se do que está em causa nao é fazer projectos mas prestar um acto de engenharia a um cliente (ou vários): É como as escolas.... foram feitas para ensinar alunos e nao para empregar professores (NUNCA ESQUECER ISTO!!!)
Portanto e ja que nos entender (e é para isto que este forum existe: para tretulia) sugiro desde já que se inicie uma Petição excatamente com as ideias do colega: «por um lado acho bem deixar infraestrutura para um dia mais tarde nao se andar a partir parede, por outro, concordo que so deveria ser obrigatorio a tubagem e fundo do ATI. So quando o cliente quisesse por linha telefonica ou operador por cabo coax ou fibra é que teria de finalizar a instalação e certificar para a rede pretendida..[/»
Saudações
Saudações Energéticas
6eo
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

carlos_cfr7 Escreveu:
Saudações

Só mais uma coisa: Casas novas não somente..... Todas as casas remodeladas, ou seja qualquer pedido de licença camarária para obras numa habitação, pedem ITED. E depois das duas uma ou o Engenheiro (de electronica ou sistemas, ou...) sabe da poda e é ético ou entao (emais uma vez a minha preocupação) o cliente leva uma ripada e paga projecto novo e instala ITED quando até já tem RITA.
Saudações e vamos para a frente com a PETIÇÃO
Saudações Energéticas
6eo
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

6eo Escreveu:...Só mais uma coisa: Casas novas não somente..... Todas as casas remodeladas, ou seja qualquer pedido de licença camarária para obras numa habitação, pedem ITED. E depois das duas uma ou o Engenheiro (de electronica ou sistemas, ou...) sabe da poda e é ético ou entao (emais uma vez a minha preocupação) o cliente leva uma ripada e paga projecto novo e instala ITED quando até já tem RITA.
Saudações e vamos para a frente com a PETIÇÃO
Por acaso aqui está uma coisa que já fiz várias vezes, devido ás confusões: passar uma declaração para obras em casa, onde se atesta a não obrigatoriedade de instalar ITED em casas quejá têm RITA ;)
Learning is the goal!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

6eo Escreveu: A conversa anterior, e desculpem-me, todos estavam a a olhar pro umbigo e estavam a esquecer-se do que está em causa nao é fazer projectos mas prestar um acto de engenharia a um cliente (ou vários): É como as escolas.... foram feitas para ensinar alunos e nao para empregar professores (NUNCA ESQUECER ISTO!!!)
Saudações
Bom ponto de vista!
Se temos as escolas, os alunos e os professores, pra quê por os auxiliares a dar aulas?
Numa escola primaria, é aceitavel, numa universidade não..

Mas tambem é verdade que provavelmente ha alguns auxiliares com mais vocaçao para ensinar que certos professores..
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Regime Jurídico de Instalação de Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED)

O Decreto-Lei N.º 59/2000, que estabelece o Regime de Instalação das Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED), tem merecido, por parte da Ordem dos Engenheiros, fortes críticas, que culminaram na proposta de revisão apresentada pela OE à ANACOM (ver proposta nos "Destaques" do portal do engenheiro: www.ordemengenheiros.pt).

Em sequência, o Governo apresentou uma proposta de revisão do referido Decreto-Lei que se encontra em discussão pública aceder através de: http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres ... DL_RNG.pdf

A OE irá apresentar os seus comentários àquela proposta, solicitando-se a todos os colegas que entendam dar o seu contributo, que o façam para o e-mail dl59@ordemdosengenheiros.pt

A referida proposta está em consulta pública até ao dia 17 de Março.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

Cipriano Escreveu:
lmp Escreveu:Meus caros

Para quem é engenheiro ou engenheiros técnico, o projecto ITED é um acto básico, em relação que estudou. Quem pensa o contrário é porque não éuma coisa ou outra e não tem a noção do que é um curso superior.
Se assim não fosse os cursos de engenharia não tinham razão de existir e teriam de acabar.

Um abraço
Muitos dos cursos superiores não tem muito prática, principalmente ao nivel de instalação. Eu falo porque estou num e é muito fraco a esse nivel. Para mim um projectista devia de ter uma formação de instalação antes de poder projectar. Muitos projectam sem nunca terem visto os materiais e mesmo nunca terem ido a uma obra ver ou realizar uma instalação. Para quem não é eng. ou eng. tecnico para seres projectista ited, por exemplo, tens de tirar o curso de instalador primeiro para poderes tirar o curso de projectista, o que muitos eng. deviam de fazer.
Subscrevo...

Os programas curriculares dos cursos de Engenharia deveriam ser feitos, tendo como base as necessidades de mercado e não tendo em conta a vontade que os docentes do quadro têm em dar certas disciplinas (em que muitos já estão desacualizados).
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”