carlos_cfr7 Escreveu:Vou tb deixar a minha opiniao..
Projectistas deviam ser engenheiros de telecomunicaçoes.
formaçoes de ITED a quem quer ser instalador.
É verdade que muitos eng electrotecnicos fazem projectos ited, o que acho mal, que tem formação em sistemas de controlo e energia, e muitas vezes nem sabem que frequencias que estao a mexer no ited, so conhecem os 50Hz. Mas isso é o mesmo que pormos arquitectos a calcular estruturas, ha uns que aprendem por fora, e desenrascam-se.. mas nao é essa a vocaçao deles.
Nao misturemos eng electrotecnicos de energia com os de telecomunicaçoes. a base é a electricidade, mas sao areas distintas. é normal que os eng de electrotecnia(energia) façam maus projectos, porque nao é essa a area deles..
Nao concordo que com uma formaçao de semanas se façam projectistas ITED, é verdade que para uma moradia chega, mas o ITED nao é so moradias e predios e um projectista ited pode assinar redes estruturadas em bancos e infraestruturas em hospitais... Neste caso comparo com um pedreiro... acredito q um pedreiro com uma formaçao de semanas, aprendia a fazer estrutura pra uma moradia, em termos praticos.. com uma tabela de areas, e pisos, dava a grossura de pilares e ferro.. servia pra fazer moradias e dispensava o eng civil.. Para que o ITED pudesse ser assinado por tecnicos sem formaçao superior nas telecomunicaçoes, entao tambem as outras especialidades deviam seguir esse padrao.. haveriam cursos tecnicos que dispensavam projectos de eng qualificados em moradias e obras de pequeno porte. o pedreiro fazia o projecto de estrutura, o canalizador de aguas e esgotos, o electricista o de electricidade, e o tecnico de telecomunicaçoes, o de ited; por andarem em obra, tb devem ter mais experiencia que os eng que passam o dia num gabinete.. certamente fariam bons projectos com mais detalhes que os projectistas.
Caro colega…Permita me que concorde mas também discorde do que o colega disse,
Vejamos... não tenho dúvidas que um Engº de telecomunicações tenha uma maior preparação para a elaboração de projectos ITED... agora dizer que é normal que um Engº Electrotécnico faça maus projectos de ITED... e que a única frequência que conhece são os 50 Hz... bem isso é completamente descabido e uma falta de conhecimento autentica sobre as cadeiras e as matérias que se ensinam por essas universidades fora (Portugal)... se fossemos por este ponto de vista então um Engº de Telecomunicações apenas poderia elaborar projectos de ITED e pouco mais o que não é verdade…
Na parte que me toca o que tenho a dizer o seguinte, vejamos...
Tirei o curso de Engenharia Electrotécnica e entre muitas outras cadeiras conto pelo menos 6 em que dei vários tipos de telecomunicações ou variante de telecomunicações(Electrónica V, Comunicação de dados, Redes de computadores, Telecomunicações, Processamento digital de sinal e sistemas de Energia, nesta ultima entre outros projectos fizemos também de ITED)
Volto a dizer que concordo que o colega possa afirmar que os Engº de telecomunicações estejam melhor preparados agora dizer que os Engº Electrotécnicos são uns burros("...e muitas vezes nem sabem que frequências que estão a mexer no ITED, só conhecem os 50Hz") acho que não podemos ir por ai... e mais.. Não nos podemos esquecer que a Engª de telecomunicações é uma variante da Engª Electrotécnica.
abraço João Silva