Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

nostradamus
Curioso
Curioso
Registado: 27 jun 2008, 20:05

Re: Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

Mensagem por nostradamus »

Parece que afinal eu tinha razão quando disse á um tempo atrás que isto mais tarde ou mais cedo ia acontecer, é a sequência normal das coisas, já há muitas câmaras a exigirem projecto certificado, não o podem fazer mas exigem-no.

Mais ano menos ano vamos ter uma entidade tipo certiel para as telecomunicações.

E vejam o que aconteceu com os projectos de segurança, agora não é qualquer um que faz um grande edificio.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Penso que o provérbio "não queiras sapateiro tocar rabecão" se aplica a isto também.

Sejamos honestos, um eng ou eng tec a fazer projectos é a sua aptidão natural, para isso estudou. Mas se o pusermos a fazer instalações, ..., valha-nos Deus!
O mesmo se aplica aos electricistas, no inverso, está claro.

Se cada um neste país fizer aquilo para que está mais habiitado, ele vai para a frente, se não... é o que se vê.

Já pensaram que um curso de uma semana habilitasse qualquer um a exercer medicina?

Um abraço a todos
capone
Curioso
Curioso
Registado: 12 jan 2009, 01:29

Mensagem por capone »

lmp Escreveu:Sejamos honestos, um eng ou eng tec a fazer projectos é a sua aptidão natural, para isso estudou. Mas se o pusermos a fazer instalações, ..., valha-nos Deus!
Concordo plenamente, no entanto alguma noções elementares do que se faz em obra são sempre necessárias para quem projecta, isto para evitar por vezes grandes incoerências que só quem vai pra obra constata.

Sou projectista, nunca fiz uma instalação, logo contra mim mesmo falo, mas posso dizer que já colmatei algumas falhas na minha maneira de projectar ao falar com quem instala.

Cumprimentos.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Meus amigos, se cada cumprir a sua função, está tudo bem.

Agora um projectista que diz que não conhece os materiais e não conhece os problemas que srgem em obra, meu amigo algo vai mal na sua formação e nas suas condições como profissional, e olhe que a culpa pode não ser dos professores...faça uma introspecção.

Abraço
capone
Curioso
Curioso

Mensagem por capone »

lmp Escreveu:Agora um projectista que diz que não conhece os materiais e não conhece os problemas que srgem em obra, meu amigo algo vai mal na sua formação e nas suas condições como profissional, e olhe que a culpa pode não ser dos professores...faça uma introspecção.
Não sei se a sua resposta era directamente para mim, mas subentendo com essa mesma que me está a dar razão.

Quanto à introspecção, o meu post anterior era isso mesmo, é pena nem toda a gente o fazer, e considerar que nada tem a aprender.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Peço desculpa, mas a minha resposta não de forma alguma pessoal e dirigida para o amigo, apenas pretendo dizer que se alguem projecta sem ter conhecimento dos materiais e da forma de os aplicar, algo vai mal.

Penso, e aplico isso com a minha vida profissional, se alguém pensar que a formação que teve não exige estudo diário e actualização, é um mau profissional. Eu estudo todos os dias e estou neste forum, como uma forma de o fazer e partilhar as minhas experiências.

Peço uma vez mais desculpa se ofendi o amigo, mas creia-me, não foi essa a minha intenção.

Um abraço
capone
Curioso
Curioso

Mensagem por capone »

Não ofendeu de maneira nenhuma, aliás, concordo com a sua maneira de pensar.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Vou tb deixar a minha opiniao..
Projectistas deviam ser engenheiros de telecomunicaçoes.
formaçoes de ITED a quem quer ser instalador.

É verdade que muitos eng electrotecnicos fazem projectos ited, o que acho mal, que tem formação em sistemas de controlo e energia, e muitas vezes nem sabem que frequencias que estao a mexer no ited, so conhecem os 50Hz. Mas isso é o mesmo que pormos arquitectos a calcular estruturas, ha uns que aprendem por fora, e desenrascam-se.. mas nao é essa a vocaçao deles.
Nao misturemos eng electrotecnicos de energia com os de telecomunicaçoes. a base é a electricidade, mas sao areas distintas. é normal que os eng de electrotecnia(energia) façam maus projectos, porque nao é essa a area deles..

Nao concordo que com uma formaçao de semanas se façam projectistas ITED, é verdade que para uma moradia chega, mas o ITED nao é so moradias e predios e um projectista ited pode assinar redes estruturadas em bancos e infraestruturas em hospitais... Neste caso comparo com um pedreiro... acredito q um pedreiro com uma formaçao de semanas, aprendia a fazer estrutura pra uma moradia, em termos praticos.. com uma tabela de areas, e pisos, dava a grossura de pilares e ferro.. servia pra fazer moradias e dispensava o eng civil.. Para que o ITED pudesse ser assinado por tecnicos sem formaçao superior nas telecomunicaçoes, entao tambem as outras especialidades deviam seguir esse padrao.. haveriam cursos tecnicos que dispensavam projectos de eng qualificados em moradias e obras de pequeno porte. o pedreiro fazia o projecto de estrutura, o canalizador de aguas e esgotos, o electricista o de electricidade, e o tecnico de telecomunicaçoes, o de ited; por andarem em obra, tb devem ter mais experiencia que os eng que passam o dia num gabinete.. certamente fariam bons projectos com mais detalhes que os projectistas.
Eng. de electrónica e telecomunicações
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

carlos_cfr7 Escreveu:Vou tb deixar a minha opiniao..
Projectistas deviam ser engenheiros de telecomunicaçoes.
formaçoes de ITED a quem quer ser instalador.

É verdade que muitos eng electrotecnicos fazem projectos ited, o que acho mal, que tem formação em sistemas de controlo e energia, e muitas vezes nem sabem que frequencias que estao a mexer no ited, so conhecem os 50Hz. Mas isso é o mesmo que pormos arquitectos a calcular estruturas, ha uns que aprendem por fora, e desenrascam-se.. mas nao é essa a vocaçao deles.
Nao misturemos eng electrotecnicos de energia com os de telecomunicaçoes. a base é a electricidade, mas sao areas distintas. é normal que os eng de electrotecnia(energia) façam maus projectos, porque nao é essa a area deles..

Nao concordo que com uma formaçao de semanas se façam projectistas ITED, é verdade que para uma moradia chega, mas o ITED nao é so moradias e predios e um projectista ited pode assinar redes estruturadas em bancos e infraestruturas em hospitais... Neste caso comparo com um pedreiro... acredito q um pedreiro com uma formaçao de semanas, aprendia a fazer estrutura pra uma moradia, em termos praticos.. com uma tabela de areas, e pisos, dava a grossura de pilares e ferro.. servia pra fazer moradias e dispensava o eng civil.. Para que o ITED pudesse ser assinado por tecnicos sem formaçao superior nas telecomunicaçoes, entao tambem as outras especialidades deviam seguir esse padrao.. haveriam cursos tecnicos que dispensavam projectos de eng qualificados em moradias e obras de pequeno porte. o pedreiro fazia o projecto de estrutura, o canalizador de aguas e esgotos, o electricista o de electricidade, e o tecnico de telecomunicaçoes, o de ited; por andarem em obra, tb devem ter mais experiencia que os eng que passam o dia num gabinete.. certamente fariam bons projectos com mais detalhes que os projectistas.
excelente ponto de vista
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

Boa Tarde!
Na minha opinião a questão mais fundamental será separar a execução da certificação.

Outra questão que penso que também deveria ser debatida é o facto da ixigencia de projecto de ited para uma moradia. acho isto um exagero numa era de evolução para as telecomunicações sem fios....

e ja agora aproveitam para dissipar a duvida em relação aos diametros do tubos

Saudações
Saudações Energéticas
6eo
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

offtopic:
Nao se iludam, o mundo sem fios nunca vai substituir os mundo cableado.
em cabo utp, temos 1Gbps, e tens a certeza que ningem que nao se ligue pelos teus cabos, nao entra na tua rede(se o router tiver configurado com segurança, e com antivirus decente);
em wireless, 54mbps, com bom sinal, tens o problema das radiaçoes e da saude, e muita gente ocorrente dos estudos, nao quer dispositivos a transmitir radiaçoes de 2.4GHz a 1m da cabeça, e ainda tens o problema da segurança.. que uma rede wireless pode ser acedida de fora da casa, msm com os melhores metodos de encriptaçao. neste caso as firewalls dos routers nao fazem nada, e as politicas de segurança do windows sao mt menos restritas para trafego da rede interna..

O regulamento ITED faz mta falta, quem compra casa, tem grantias que pode ter os serviços de comunicaçoes normais em casa a funcionar. internet, IPTV, satelite, em varios pontos à escolha.
o wireless vai ser sempre um alternativo aos cabos. so mesmo quando nao se pode passar cabos, ou quando se quer mobilidade, vem o wireless..
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

carlos_cfr7 Escreveu:offtopic:
Nao se iludam, o mundo sem fios nunca vai substituir os mundo cableado.
em cabo utp, temos 1Gbps, e tens a certeza que ningem que nao se ligue pelos teus cabos, nao entra na tua rede(se o router tiver configurado com segurança, e com antivirus decente);
em wireless, 54mbps, com bom sinal, tens o problema das radiaçoes e da saude, e muita gente ocorrente dos estudos, nao quer dispositivos a transmitir radiaçoes de 2.4GHz a 1m da cabeça, e ainda tens o problema da segurança.. que uma rede wireless pode ser acedida de fora da casa, msm com os melhores metodos de encriptaçao. neste caso as firewalls dos routers nao fazem nada, e as politicas de segurança do windows sao mt menos restritas para trafego da rede interna..

O regulamento ITED faz mta falta, quem compra casa, tem grantias que pode ter os serviços de comunicaçoes normais em casa a funcionar. internet, IPTV, satelite, em varios pontos à escolha.
o wireless vai ser sempre um alternativo aos cabos. so mesmo quando nao se pode passar cabos, ou quando se quer mobilidade, vem o wireless..
Caro Colega até sou capaz de concordar consigo e assim sendo até tenho uma proposta para fazer: em vez de ser obrigatória a instalação integral do ITED que seja somente obrigatório criar condições (reservas de tubagem) para a opção recair no proprietario (e no seu bolso) como já acontece com os paineis solares ou para a os WC's proejctados de forma a que seja necessário terem as condições e dimensoes necessárias para aplicação do regulamento de mobilidade?
É uma ideia numa altura que é necessário poupar.

jà agora aproveito para pedir desculpa pelo erro ortografico do 'post' anterior (hehe) desculpem!

Saudações
Saudações Energéticas
6eo
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

sim, tambem acho que devia ser previsto essa hipotese no ited. mas os calculos para uma tomada de coaxial nao sao os mesmos para 8 tomadas..implicava mudar o TAP do ATI, ou a dimensionar um ATI para o caso de quererem as tomadas todas.. nao é o mesmo que em electricidade que é so ligar mais uns fios.. ms podia ser feito um projecto para todas as tomadas normais, e em obra só se executar as que o cliente quiser. ms tinha de se usar o ATI referenciado em projecto.. só se poupava em cabo e tomadas.. n era nd de significativo..
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

carlos_cfr7 Escreveu:sim, tambem acho que devia ser previsto essa hipotese no ited. mas os calculos para uma tomada de coaxial nao sao os mesmos para 8 tomadas..implicava mudar o TAP do ATI, ou a dimensionar um ATI para o caso de quererem as tomadas todas.. nao é o mesmo que em electricidade que é so ligar mais uns fios.. ms podia ser feito um projecto para todas as tomadas normais, e em obra só se executar as que o cliente quiser. ms tinha de se usar o ATI referenciado em projecto.. só se poupava em cabo e tomadas.. n era nd de significativo..
há ou haveria muitos mas para resolver... mas... para que serve um engenheiro? qual o significado Intrínseco da engenharia? Se existe projectos tipos de PT's será que nós engenheiros de alma e coração não consegueriamos arranjar uma solução para fios de telefones...??
Já imaginou um ATI que, por exemplo, se vendesse em duas partes? a caixa de embutir propriamente dita e depois à parte o 'miolo'?? Já imaginou uma declaraçãoi passada por um engenheiro a certificar quantos espaços obrigatorios(salas, cozinhas, quartios)
há numa vivenda e a que distancia fica o mais afastado da porta (local obrigatório para colocar o ati)?
são só exemplos... e actos de engenharia

Saudações
Saudações Energéticas
6eo
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

carlos_cfr7 Escreveu:sim, tambem acho que devia ser previsto essa hipotese no ited. mas os calculos para uma tomada de coaxial nao sao os mesmos para 8 tomadas..implicava mudar o TAP do ATI, ou a dimensionar um ATI para o caso de quererem as tomadas todas.. nao é o mesmo que em electricidade que é so ligar mais uns fios.. ms podia ser feito um projecto para todas as tomadas normais, e em obra só se executar as que o cliente quiser. ms tinha de se usar o ATI referenciado em projecto.. só se poupava em cabo e tomadas.. n era nd de significativo..
Outra coisa que me esqueci caro colega: Nunca digas nunca pois assim NUNCA chegarás a Bill Gate.

Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”