Quadros Eléctricos - Classe II Obrigatória???

Responder
johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Quadros Eléctricos - Classe II Obrigatória???

Mensagem por johnytalker »

Meus Caros,

Tenho ouvido dizer que os quadros agora têm de ser todos classe II, mas ainda não vi escrito.

Julgo que esta obrigatoriedade tem mais a ver com a parte comum, tipo caixas de colunas e afins.

Qual a vossa opinião? Caso seja obrigatório QE's classe II podem indicar-me onde é que isso está escrito?!

Cpts,
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Re: Quadros Eléctricos - Classe II Obrigatória???

Mensagem por asalopes »

Olá,

Segundo o Instituto Electrotécnico Português -IEP (reconhecido pela DGE como Entidade Regional Inspectora de Instalações Eléctricas):

"Os quadros de entrada devem ser da classe II de isolamento?

Todos os equipamentos ligadas directamente à rede (incluindo os quadros eléctricos de entrada) devem ser da classe II de isolamento ou de isolamento equivalente, satisfazendo às condições indicadas nas secções 803.2.2 e 413.2 do RTIEBT. (ex: Portinhola, caixa contador, armários BTE e quadro geral de entrada das Habitações, Ser.Comuns, Q.Estabelecimentos, etc…)"

Reconheço que é difícil de sustentar, é uma possível interpretação, e talvez um pouco polémico.

Cumprimentos.
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por bluespirit »

Esta semana fui assistir a uma vistoria (IEP) e uma das anomalias foi precisamente o quadro eléctrico não ser de classe II (mas isso já eu sabia).
É obrigatório.
johnytalker
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2008, 10:22

Mensagem por johnytalker »

Mas todos?? Ou apenas aqueles que não tenham protecção diferencial a montante, como os que estão ligados à rede pública?!

Já agora onde é que está escrito que têm de ser classe II?? Isso é que eu gostava que me indicassem.

Cpts
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

Olá,
bom dia a todos,

Todos os quadros Eléctricos deverão possuir marcação CE de conformidade.

Quanto à classe II de isolamento, poderão não possuir a classe II de isolamento ou isolamento equivalente, mas se não possuirem terão obrigatóriamente de possuir protecção diferencial nas zonas onde não possuam classe II de isolamento ou isolamento equivalente. Quer isto dizer que, se tiver um Interruptor de corte geral em carga à entrada do quadro, alimentando depois um barramento e depois varios interruptores diferenciais, que por sua vez alimentam disjuntores magneto-térmicos de protecção dos circuitos de saida. Aqui este Quadro tem obrigatóriamente de possuir classe II de isolamento ou isolamento equivalente (nesta situação, tb se poderia garantir por isolamento equivalente aos elementos condutores até aos interruptores diferenciais por intermédio de platinas ou outros - 2 isolamentos das partes activas).
Mas se em vez do interruptor de corte em carga possuir um Interruptor Diferencial (atenção às selectividades) já não preciso de garantir que o quadro seja da classe II de isolamento, desde que o cabo que o alimenta também possua classe II ou isolamento equivalente ( por exemplo: executado à cabo H1VV-R 5G4mm2).

johnytalker Escreveu:Mas todos?? Ou apenas aqueles que não tenham protecção diferencial a montante, como os que estão ligados à rede pública?!

Já agora onde é que está escrito que têm de ser classe II?? Isso é que eu gostava que me indicassem.

Cpts
Anexos
Exemplo Quadro Classe II Isol.jpg
Exemplo Quadro Classe II Isol.jpg (66.43 KiB) Visto 2351 vezes
Exemplo Quadro Classe II Isolamento.doc
(185.5 KiB) Transferido 296 vezes
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

mirandes Escreveu:Olá,
bom dia a todos,

Quanto à classe II de isolamento, poderão não possuir a classe II de isolamento ou isolamento equivalente, mas se não possuirem terão obrigatóriamente de possuir protecção diferencial nas zonas onde não possuam classe II de isolamento ou isolamento equivalente. Quer isto dizer que, se tiver um Interruptor de corte geral em carga à entrada do quadro, alimentando depois um barramento e depois varios interruptores diferenciais, que por sua vez alimentam disjuntores magneto-térmicos de protecção dos circuitos de saida. Aqui este Quadro tem obrigatóriamente de possuir classe II de isolamento ou isolamento equivalente (nesta situação, tb se poderia garantir por isolamento equivalente aos elementos condutores até aos interruptores diferenciais por intermédio de platinas ou outros - 2 isolamentos das partes activas).
Mas se em vez do interruptor de corte em carga possuir um Interruptor Diferencial (atenção às selectividades) já não preciso de garantir que o quadro seja da classe II de isolamento, desde que o cabo que o alimenta também possua classe II ou isolamento equivalente ( por exemplo: executado à cabo H1VV-R 5G4mm2).

johnytalker Escreveu:Mas todos?? Ou apenas aqueles que não tenham protecção diferencial a montante, como os que estão ligados à rede pública?!

Cpts
De facto todos os quadros devem ser da classe II, exceptuando os casos evidenciados pelo "MIRANDES".

P.S.: Só um aparte não tem nada a ver com a questão mas os cabos com a designação H1 já não existem, agora deverá ser por exemplo: VV-R 5G4mm2.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
mirandes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mai 2007, 11:02

Mensagem por mirandes »

Olá bom dia...

no que respita à designação dos cabos condutores H1VV, ela existe ... ...

Nomenclatura dos cabos harmonizados, segundo as actuais normas CENELEC e as anteriores normas portuguesas NP 665 e NP 992.

H 0 5 R R - F = F B B
H 0 5 V - U / H 0 7 V - U / H 0 7 V - R = V
H 0 7 R N - F = F B B N
H 1 V Z 4 - U / H 1 V Z 4 - R = V A V
H 0 5 R N - F = F B N
P T - N 0 7 V A 7 V - U = V H V
H 0 5 V - K / H 0 7 V - K = F V
H 1 V V - U / H 1 V V - R = V V
H 0 5 V V - H / H 0 7 V V - H = F V V
P T - N 0 5 V V H Z - U = V V D
H 0 5 V V H 2 - F = F V V D
P T - N 0 5 V V - U ( A 0 5 V V - U ) = V V ( 3 0 0 / 5 0 0 V )

De qualquer das formas, deixo-vos em anexo, documentos que comprovam o acima referido...
Cenelec HD 361 designação cabos e condutores.pdf
(105.21 KiB) Transferido 371 vezes
NOMENCLATURA DE CABOS ELECTRICOS.pdf
(24.76 KiB) Transferido 320 vezes
Cumprimentos a todos...
mirandes

joaoosvaldo Escreveu:
mirandes Escreveu:Olá,
bom dia a todos,

Cpts
De facto todos os quadros devem ser da classe II, exceptuando os casos evidenciados pelo "MIRANDES".

P.S.: Só um aparte não tem nada a ver com a questão mas os cabos com a designação H1 já não existem, agora deverá ser por exemplo: VV-R 5G4mm2.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”