Obrigatoriedade de projecto telecomunicações em loteamento

Responder
RUBENSS
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2009, 11:49
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Obrigatoriedade de projecto telecomunicações em loteamento

Mensagem por RUBENSS »

Boas

onde esta escrito que é obrigatório apresentar projecto de telecomunicações NITU de loteamentos
pois se nada for feito a PT depois planta os postes onde calhar não é?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time

Re: Obrigatoriedade de projecto telecomunicações em loteamento

Mensagem por gemini »

Viva.

não sei onde está escrito, até porque julgo que não há obrigatoriedade, mas sim recomendação, da parte da PT em que sejam criadas as infra-estruturuas nos loteamentos.

Portanto, é de bom tom quando se pretende construir um loteamento, fazer a infraestrutura de telecomunicações conforme as recomendações NITU.

Eu estou neste momento envolvido no meu 1º projecto de loteamento, e estou a fazer as infraestruturas seuindo as NITU. Liguei para a PT e disseram-me que não era necessário projecto para aprovação nem nada disso.

espero ter ajudado alguma coisa.
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Obrigatoriedade de projecto telecomunicações em loteamen

Mensagem por gemini »

viva.

conforme o meu Post acima, estou de volta do meu 1º projecto de infraestruturas deste género (até criei um tópico para ajudar na altura), e venho aqui colocar a memória descritiva, que até é muito sintética, pois a obra ao fim de contas é só colocar tubagem e caixas de visita...

assim, segue em anexo a memória descritiva que irei usar, para comentarem e dar a vossa sugestão de melhoria/crítica.
De notar que só falta á MD o acrescento do termo de responsabilidade, orçamento e mapa de quantidades, e as peças desenhadas.

Irei colocar este post também no tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=3897

desde já obrigado

EDIT: alterei a MD anterior...
Anexos
MD-ITED PENA forum.doc
(663 KiB) Transferido 197 vezes
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Bem, terminei por fim o projecto das infra-estruturas.

Liguei novamente para a PT para saber se o projecto iria necessitar ser aprovado, e ´desta feita, parece que sim, que é necessário aprovação!

Antes disseram-me que não era necessário projecto para aprovação nem nada disso.
Agora já é necessário! Mas que raio.. enfim..

Portanto, enviar 3 exemplares para, neste caso:

Gabinete ITED
Rua General Humberto Delgado nº385
3030-273 Coimbra

Obviamente que tem custos a apreciação do projecto, mas não me soube dizer. Está tabelado consoante o nº de lotes.
Eles recebem os exemplares do projecto, e depois entram em contacto a dar o orçamento para a apreciação do projecto. Só no caso de concordarmos com o mesmo, e depois de pagar, é que fazem a apreciação. No fim, devolvem-nos.

Ainda, informou que a apreciação pode ser pedida antes do processo entrar na Camara, ou depois! Não percebi esta...

E já agora, para o caso, 10 moradias, basta 2 caixas NR2 com pedestal (2 cx tipo C1).

Fica a nota.
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Bem.. em contra ponto como meu post anterior, venho informar que não há obrigatoriedade de certificação/aprovação dos projectos das infraestruturas ITED em loteamentos.

Calhei a falar com a PT hoje de manhã, e o Engº garantiu-me não estar previsto na lei essa aprovação desses projectos. Contudo, convêm seguir as recomendações da PT, e do Manual ITED.

Explicou-me que o que acontece é que várias Camaras Municipais, para se salvaguardarem da correcta execução do projecto, solicitam que este seja entregue já analisado/certificado por uma entidade. Não o podem exigir por lei, mas algumas fazem-no.

Daí que o colega anterior talvez se tenha explicado mal, e deu aquelas indicações.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”