Necessidade de projecto em Edifício
-
- Curioso
- Registado: 26 ago 2008, 15:08
Necessidade de projecto em Edifício
Boa tarde a todos!
Iniciei à relativamente pouco tempo a elaboração de projectos ITED e estes dias surgiu-me um pedido para elaborar um projecto para um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar) o edíficio tem uma escada lateral que dá acesso a todas as fracções e ao sótão. A questão que ponho é se este tipo de edíficio necessita de projecto eléctrico ou se basta juntar a declaração de isenção de projecto eléctrico ao processo, dado que o somatório das potências a instalar nos apartamentos não chega aos 50kVA..
Outra questão é se basta um projecto ITED para todo o edifício ou se para cada fracção tem que ter o seu? Alguém deste fórum já elaborou um projecto deste género, ou que esteja à vontade neste assunto pode-me dizer o valor que poderei cobrar??
Agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar neste caso!
Melhores cumprimentos
Marco Silva
Iniciei à relativamente pouco tempo a elaboração de projectos ITED e estes dias surgiu-me um pedido para elaborar um projecto para um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar) o edíficio tem uma escada lateral que dá acesso a todas as fracções e ao sótão. A questão que ponho é se este tipo de edíficio necessita de projecto eléctrico ou se basta juntar a declaração de isenção de projecto eléctrico ao processo, dado que o somatório das potências a instalar nos apartamentos não chega aos 50kVA..
Outra questão é se basta um projecto ITED para todo o edifício ou se para cada fracção tem que ter o seu? Alguém deste fórum já elaborou um projecto deste género, ou que esteja à vontade neste assunto pode-me dizer o valor que poderei cobrar??
Agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar neste caso!
Melhores cumprimentos
Marco Silva
Re: Necessidade de projecto em Edifício
Caso não ultrapasse os 50 KVA, basta a ficha electrotécnica, e neste caso parece-me que não ultrapassa mesmo.
O projecto ITED deve ser um único projecto para o edifício, com ATE nas zonas comuns e um ATI em cada fracção.
Em relação a preços, varia muito, mas procura aí no fórum que este assunto já foi debatido várias vezes, poderás assim tirar algumas ideias.
Cumprimentos,
O projecto ITED deve ser um único projecto para o edifício, com ATE nas zonas comuns e um ATI em cada fracção.
Em relação a preços, varia muito, mas procura aí no fórum que este assunto já foi debatido várias vezes, poderás assim tirar algumas ideias.
Cumprimentos,
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
viva.
concordo, neste caso se a potência não ultrapassar os 50 kva não será necessário projecto.
Mas... é bastante conveniente a sua existência, uma vez que terás de calcular a coluna montante do prédio e entradas para os apartamentos...
Quanto ao ITED, será um projecto que contemple já todos os apartamentos.
Ou seja, a chegada das redes ao ATE inferior e a sua distribuição pelos pisos até aos ATI de cada moradia.
O valor talvez ronde entre 50 e 75 euros/fracção (10 x 50 = 500 euros o projecto total)
concordo, neste caso se a potência não ultrapassar os 50 kva não será necessário projecto.
Mas... é bastante conveniente a sua existência, uma vez que terás de calcular a coluna montante do prédio e entradas para os apartamentos...
Ou seja, a chegada das redes ao ATE inferior e a sua distribuição pelos pisos até aos ATI de cada moradia.
O valor talvez ronde entre 50 e 75 euros/fracção (10 x 50 = 500 euros o projecto total)
Learning is the goal!!
-
- Curioso
Obrigado pela resposta!gemini Escreveu:viva.

Contaste 10 fracções?? Cada apartamento é uma fracção certo? Como são 3 T1 e 1 T0...
-
- Velha Guarda
MarcoSilvaa Escreveu: Obrigado pela resposta!![]()
Contaste 10 fracções?? Cada apartamento é uma fracção certo? Como são 3 T1 e 1 T0...
sim, contei 10 fracções porque pensei que fosse:MarcoSilvaa Escreveu:...um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar)...
1 T0 semi cave
3 T1 R/C
3 T1 1ºpiso
3 T1 2ºpiso
Mas afinal são só 4 pelos vistos, mas o valor anda naquele intervalo que te disse
Learning is the goal!!
-
- Curioso
Ok! Entendo a confusão pois se calhar não me expliquei bemgemini Escreveu:MarcoSilvaa Escreveu: Obrigado pela resposta!![]()
Contaste 10 fracções?? Cada apartamento é uma fracção certo? Como são 3 T1 e 1 T0...sim, contei 10 fracções porque pensei que fosse:MarcoSilvaa Escreveu:...um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar)...
1 T0 semi cave
3 T1 R/C
3 T1 1ºpiso
3 T1 2ºpiso
Mas afinal são só 4 pelos vistos, mas o valor anda naquele intervalo que te disse

Obrigado!!
Se uma das razões pelas quais, existe a ncessidade de projectos de electricidade é a segurança de pessoas e bens, será que numa instalação de 3,45kva ou de numa 60kva esse perigo é diferente?
A obrigatoriedade de projectos para todo o tipo de instalações de utilixzação de energia eléctrica, deve ser uma realidade. Pois a defesa da segurança, a defesa do interesse público e a exigência de qualidade para as instalações, justificam a minha ideia.
A obrigatoriedade de projectos para todo o tipo de instalações de utilixzação de energia eléctrica, deve ser uma realidade. Pois a defesa da segurança, a defesa do interesse público e a exigência de qualidade para as instalações, justificam a minha ideia.
Concordo com isso, mas infelizmente, por enquanto ainda não é o que a lei diz.
Ando a procura de empresas que façam este tipo de projectos gostaria de saber quem são as empresas que fazem 50 € por fracção?
-
- Velha Guarda
não faço ideia!Mangold Escreveu:Ando a procura de empresas que façam este tipo de projectos gostaria de saber quem são as empresas que fazem 50 € por fracção?
mas fui eu que adiantei esse valor, embora esteja muito por baixo do valor de mercado, não é...
Learning is the goal!!
Mangold Escreveu:Ando a procura de empresas que façam este tipo de projectos gostaria de saber quem são as empresas que fazem 50 € por fracção?
E assim vamos de mal a pior.
Como é que o país se há-de desenvolver.
Antes demais um projecto eléctrico deveria ser sempre obrigatório, não qualquer razão a existência de um projecto ITED e a não existência de um projecto eléctrico.
Será que é menos perigoso o eléctrico do que o ITED, pelos vistos parece que sim.
Mas por outro lado lá teria a Certiel mais trabalho e assim meus senhores não sei se conseguiriamos legalizar uma instalação simples de BT em menos de 2 meses

Quanto à questão inicial, vais ter que apresentar um projecto ITED geral do edificio desde o ATI, incluindo um por cada fracção de modo a teres a distribuição de caixas terminais, nas respectivas fracções.
Para o Eléctrico por agora basta-te o preenchimento de uma ficha electrotécnica, com a declaração da OE ou ANET e uma planta de localização.
Quanto aos preços eu praticaria o seguinte:
4 fracções + distribuicao: 600€
Ficha electrotecnica: 75€
Cumprimentos,
E espero que vá para a frente a alteração ao dec.lei 73/73.
Força com isso ANET, está na altura de colocar os pontos nos is e para cada instalação um projecto eléctrico.
Renato Perdido
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas!
Realmente, esse valor de 50€ por fracção é muito baixo;
Um dia destes ainda seremos nós a pagar para os fazer
Já agora, quanto é q os colegas levam por um ITED, mais a ficha electrotécica de uma moradia?
Abraço
Realmente, esse valor de 50€ por fracção é muito baixo;
Um dia destes ainda seremos nós a pagar para os fazer

Já agora, quanto é q os colegas levam por um ITED, mais a ficha electrotécica de uma moradia?
Abraço
Ferreira Cruz
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
boas!!!
bem, à mais crise para uns do q para outros
estou a levar 125 aéreos
bem, à mais crise para uns do q para outros

estou a levar 125 aéreos
Ferreira Cruz