Necessidade de projecto em Edifício

MarcoSilvaa
Curioso
Curioso
Registado: 26 ago 2008, 15:08

Necessidade de projecto em Edifício

Mensagem por MarcoSilvaa »

Boa tarde a todos!

Iniciei à relativamente pouco tempo a elaboração de projectos ITED e estes dias surgiu-me um pedido para elaborar um projecto para um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar) o edíficio tem uma escada lateral que dá acesso a todas as fracções e ao sótão. A questão que ponho é se este tipo de edíficio necessita de projecto eléctrico ou se basta juntar a declaração de isenção de projecto eléctrico ao processo, dado que o somatório das potências a instalar nos apartamentos não chega aos 50kVA..

Outra questão é se basta um projecto ITED para todo o edifício ou se para cada fracção tem que ter o seu? Alguém deste fórum já elaborou um projecto deste género, ou que esteja à vontade neste assunto pode-me dizer o valor que poderei cobrar??

Agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar neste caso!

Melhores cumprimentos

Marco Silva
capone
Curioso
Curioso
Registado: 12 jan 2009, 01:29

Re: Necessidade de projecto em Edifício

Mensagem por capone »

Caso não ultrapasse os 50 KVA, basta a ficha electrotécnica, e neste caso parece-me que não ultrapassa mesmo.

O projecto ITED deve ser um único projecto para o edifício, com ATE nas zonas comuns e um ATI em cada fracção.

Em relação a preços, varia muito, mas procura aí no fórum que este assunto já foi debatido várias vezes, poderás assim tirar algumas ideias.

Cumprimentos,
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

viva.

concordo, neste caso se a potência não ultrapassar os 50 kva não será necessário projecto.
Mas... é bastante conveniente a sua existência, uma vez que terás de calcular a coluna montante do prédio e entradas para os apartamentos...

Quanto ao ITED, será um projecto que contemple já todos os apartamentos.
Ou seja, a chegada das redes ao ATE inferior e a sua distribuição pelos pisos até aos ATI de cada moradia.

O valor talvez ronde entre 50 e 75 euros/fracção (10 x 50 = 500 euros o projecto total)
Learning is the goal!!
MarcoSilvaa
Curioso
Curioso

gemini Escreveu:viva.

concordo, neste caso se a potência não ultrapassar os 50 kva não será necessário projecto.
Mas... é bastante conveniente a sua existência, uma vez que terás de calcular a coluna montante do prédio e entradas para os apartamentos...

Quanto ao ITED, será um projecto que contemple já todos os apartamentos.
Ou seja, a chegada das redes ao ATE inferior e a sua distribuição pelos pisos até aos ATI de cada moradia.

O valor talvez ronde entre 50 e 75 euros/fracção (10 x 50 = 500 euros o projecto total)
Obrigado pela resposta! :wink:

Contaste 10 fracções?? Cada apartamento é uma fracção certo? Como são 3 T1 e 1 T0...
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

MarcoSilvaa Escreveu: Obrigado pela resposta! :wink:

Contaste 10 fracções?? Cada apartamento é uma fracção certo? Como são 3 T1 e 1 T0...
MarcoSilvaa Escreveu:...um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar)...
sim, contei 10 fracções porque pensei que fosse:
1 T0 semi cave
3 T1 R/C
3 T1 1ºpiso
3 T1 2ºpiso

Mas afinal são só 4 pelos vistos, mas o valor anda naquele intervalo que te disse
Learning is the goal!!
MarcoSilvaa
Curioso
Curioso

gemini Escreveu:
MarcoSilvaa Escreveu: Obrigado pela resposta! :wink:

MarcoSilvaa Escreveu:...um edifício com 4 fracções (1 T0 em semi-cave, 3 T1 - rés-do-chão, 1º e 2º andar)...
sim, contei 10 fracções porque pensei que fosse:
1 T0 semi cave
3 T1 R/C
3 T1 1ºpiso
3 T1 2ºpiso

Mas afinal são só 4 pelos vistos, mas o valor anda naquele intervalo que te disse
Ok! Entendo a confusão pois se calhar não me expliquei bem :D

Obrigado!!
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Se uma das razões pelas quais, existe a ncessidade de projectos de electricidade é a segurança de pessoas e bens, será que numa instalação de 3,45kva ou de numa 60kva esse perigo é diferente?

A obrigatoriedade de projectos para todo o tipo de instalações de utilixzação de energia eléctrica, deve ser uma realidade. Pois a defesa da segurança, a defesa do interesse público e a exigência de qualidade para as instalações, justificam a minha ideia.
capone
Curioso
Curioso
Registado: 12 jan 2009, 01:29

Mensagem por capone »

Concordo com isso, mas infelizmente, por enquanto ainda não é o que a lei diz.
Mangold
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 abr 2009, 15:55

Mensagem por Mangold »

Ando a procura de empresas que façam este tipo de projectos gostaria de saber quem são as empresas que fazem 50 € por fracção?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Mangold Escreveu:Ando a procura de empresas que façam este tipo de projectos gostaria de saber quem são as empresas que fazem 50 € por fracção?
não faço ideia!
mas fui eu que adiantei esse valor, embora esteja muito por baixo do valor de mercado, não é...
Learning is the goal!!
Renato
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2008, 16:21

Mensagem por Renato »

Mangold Escreveu:Ando a procura de empresas que façam este tipo de projectos gostaria de saber quem são as empresas que fazem 50 € por fracção?

E assim vamos de mal a pior.
Como é que o país se há-de desenvolver.
Antes demais um projecto eléctrico deveria ser sempre obrigatório, não qualquer razão a existência de um projecto ITED e a não existência de um projecto eléctrico.
Será que é menos perigoso o eléctrico do que o ITED, pelos vistos parece que sim.
Mas por outro lado lá teria a Certiel mais trabalho e assim meus senhores não sei se conseguiriamos legalizar uma instalação simples de BT em menos de 2 meses :lol:
Quanto à questão inicial, vais ter que apresentar um projecto ITED geral do edificio desde o ATI, incluindo um por cada fracção de modo a teres a distribuição de caixas terminais, nas respectivas fracções.
Para o Eléctrico por agora basta-te o preenchimento de uma ficha electrotécnica, com a declaração da OE ou ANET e uma planta de localização.

Quanto aos preços eu praticaria o seguinte:
4 fracções + distribuicao: 600€
Ficha electrotecnica: 75€

Cumprimentos,
E espero que vá para a frente a alteração ao dec.lei 73/73.
Força com isso ANET, está na altura de colocar os pontos nos is e para cada instalação um projecto eléctrico.

Renato Perdido
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas!

Realmente, esse valor de 50€ por fracção é muito baixo;
Um dia destes ainda seremos nós a pagar para os fazer :)
Já agora, quanto é q os colegas levam por um ITED, mais a ficha electrotécica de uma moradia?

Abraço
Ferreira Cruz
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Como estamos em tempos de crise, 200 a 300€
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

boas!!!

bem, à mais crise para uns do q para outros :)

estou a levar 125 aéreos
Ferreira Cruz
josearg1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 fev 2009, 16:28

Mensagem por josearg1 »

Apenas uma palavra de aviso. O barato sai caro.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”