Não conformidades da minha 1ª inspecção

Responder
joao2004
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2008, 15:26

Não conformidades da minha 1ª inspecção

Mensagem por joao2004 »

Tive hoje a minha 1ª inspecção da certiel (iep)... algumas não conformidades de facil resolução, só uma é que não compreendo muito bem...

A 1ª é por o 1º piso não ter quadro eléctrico -> é só enviar a cópia da licença de obra que foi iniciada em 2003

A 2ª é por o condutor de terra dos quadros parciais ir em tubo separado (liga directamente á caixa de terra) - > fácil resolver... (alguém me diz onde está isso no regulamento?)

A 3ª e passo a transcrever: " 803.5.5.1.1 Entrada não permite o fornecimento da potência prevista. A instalação está preparada para uma alimentação monofásica até 10,35KVA, o pedido está trifásico."

Alguém me explica a 3ª não conformidade?? A instalação é monofásica, mas até ao disjuntor da edp é trifásica, no entanto neste momento está com contrato (de obras) em mono 3,45... ele disse para pedir alteração na edp... tenho de fazer o quê ao certo?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Não conformidades da minha 1ª inspecção

Mensagem por nelmindo »

[quote="joao2004"]Tive hoje a minha 1ª inspecção da certiel (iep)... algumas não conformidades de facil resolução, só uma é que não compreendo muito bem...

A 1ª é por o 1º piso não ter quadro eléctrico -> é só enviar a cópia da licença de obra que foi iniciada em 2003

A 2ª é por o condutor de terra dos quadros parciais ir em tubo separado (liga directamente á caixa de terra) - > fácil resolver... (alguém me diz onde está isso no regulamento?)

desconheço que se tenha que fazer isso

A 3ª e passo a transcrever: " 803.5.5.1.1 Entrada não permite o fornecimento da potência prevista. A instalação está preparada para uma alimentação monofásica até 10,35KVA, o pedido está trifásico."

efectivamente, o ramal instalado só pode alimentar cirucitos trifásicos até essa potência, logo as secções dos condutores são mais pequenas do que se for para alimentar a mesma potência, mas em monofásico. É necessário entrar em contacto com a EDP para fazer essa alteração.
joao2004
Curioso
Curioso

Mensagem por joao2004 »

Obrigado pela resposta.

Em relação ao 2º ponto, já estive a dar uma vista de olhos no regulamento e não encontro nada... Até a referência 521.5.2 não encontro!!!
Transcrevo o 2º ponto:
"521.5.2 O condutor de protecção não se encontra instalado no mesmo invólucro que os condutores activos
alimentação aos QParciais o condutor de protecção vai em tubo separado dos condutores activos"

Vou ver se me consigo entender com a edp quanto ao 3º ponto...

Já agora pergunto: 33 Mohm de resistência de isolamento está dentro do normalmente obtido?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

joao2004 Escreveu:Obrigado pela resposta.

Em relação ao 2º ponto, já estive a dar uma vista de olhos no regulamento e não encontro nada... Até a referência 521.5.2 não encontro!!!
Transcrevo o 2º ponto:
"521.5.2 O condutor de protecção não se encontra instalado no mesmo invólucro que os condutores activos
alimentação aos QParciais o condutor de protecção vai em tubo separado dos condutores activos"

Vou ver se me consigo entender com a edp quanto ao 3º ponto...

Já agora pergunto: 33 Mohm de resistência de isolamento está dentro do normalmente obtido?

sim, o minimo é 1000 x a tensão nominal do circuito. Por outras palavras:
Un: 230V -> 1000x230=230 000 ohms ou 0,23 Mohms de resistencia de isolamento minima entre circuitos

Se for uma intsalação trifásica, então a tensão a usar no cálculo será 400V ou seja terá que ter valores superiores.
EDUARDOMARTINS
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2008, 11:11

Mensagem por EDUARDOMARTINS »

Boas

Já agora referiste que a instalação não tem quadro parcial no 1º andar ,eu tenho uma para certificar com o mesmo problema, peguei agora no serviço a construção da vivenda é de 2000 penso que nessa altura não era necessário ,alguem me pode dar umas dicas como devo proceder.
joao2004
Curioso
Curioso

Mensagem por joao2004 »

EDUARDOMARTINS Escreveu:Boas

Já agora referiste que a instalação não tem quadro parcial no 1º andar ,eu tenho uma para certificar com o mesmo problema, peguei agora no serviço a construção da vivenda é de 2000 penso que nessa altura não era necessário ,alguem me pode dar umas dicas como devo proceder.
Pelo que sei, corrijam-me se estiver enganado, se a licença da obra for anterior a 2007 pode ser certificada pelas regras antigas. Tens é de apresentar cópia da licença da obra, se apresentares no dia da certificação fica resolvido, senão depois tens de enviar para a certiel uma cópia...
EDUARDOMARTINS
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2008, 11:11

Mensagem por EDUARDOMARTINS »

penso que tens razão ,pedi agora certicação para uma obra e caso seja vestoriada colocarei essa pergunta ao cerificador e logo que saiba alguma coisa colocarei aqui no forum ,obrigado.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Been thanked: 80 times

Mensagem por asalopes »

Olá "joao2004",

Estou intrigado com a Secção 521.5.2 pois não sei a que Regras Técnicas pertence.

"521.5 - Os condutores dos circuitos em corrente alternada colocados dentro de invólucros em material ferromagnético devem ser instalados por forma a que todos os condutores de cada circuito se encontrem dentro do mesmo invólucro."

Comentário: Se não for cumprida esta regra, podem surgir sobreaquecimentos e quedas de tensão excessivos, devidos a fenómenos de indução.

Para evitar o aquecimento nas braçadeiras recomenda-se que estas sejam em material não magnético ou, quando forem em material ferromagnético, as braçadeiras não devem constituir um circuito fechado (espira).

Recorde-se que, nos esquemas IT e TN, o condutor de protecção deve ser instalado no mesmo invólucro que os condutores activos, para evitar que o aumento da impedância da malha de defeito impeça o cumprimento das condições de protecção, situação essa que é semelhante à que ocorre quando não se cumprirem as condições indicadas nesta secção. Esta condição aplica-se, nomeadamente, aos casos de condutas metálicas e aos cabos com bainha metálica.

Está reproduzida na integra, com comentários, a Secção 521.5 das RTIEBT e esta não tem nenhum ponto 2.

1) A instalação tem braçadeiras metálicas?

2) A instalação tem tubagem metálica?

3) Os cabos utilizados têm bainha metálica?

4) Os comentários constituem obrigação legal?

Lamento não dar respostas e só deixar perguntas.

Cumprimentos.
joao2004
Curioso
Curioso

Mensagem por joao2004 »

Efectivamente também eu não encontro o ponto 2 da secção 512.5...

E a resposta aos ponto 1 a 3 é não... Não tem braçadeira metálicas, nem tubagem metálica nem cabos com bainha metálica...

Quanto á 3ª não conformidade já estive a falar com edp, e só vão alterar para monofásico 6,9kva (diz não não dão mais em mono para a respectiva zona).

Terei algum problema visto ter pedido certificação para 10,35KVA??
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

joao2004 Escreveu:Efectivamente também eu não encontro o ponto 2 da secção 512.5...

E a resposta aos ponto 1 a 3 é não... Não tem braçadeira metálicas, nem tubagem metálica nem cabos com bainha metálica...

Quanto á 3ª não conformidade já estive a falar com edp, e só vão alterar para monofásico 6,9kva (diz não não dão mais em mono para a respectiva zona).

Terei algum problema visto ter pedido certificação para 10,35KVA??
na prática só pedimos certificado para o máximo da potência permitido. Depois é o cliente ou nós aconcelhamos o cliente, para uma potência de acordo com as necessidades.
Se o máximo é 6,9, é 6,9 que devemos certificar. Que interessa certificar para 10,35, se não o podemos contratar?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”