Ajuda - Ligar contactores.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 jan 2008, 12:58
Ajuda - Ligar contactores.
boas.
Tenho duvidas acerca de como se ligam contactores para ligar um motor com arranque estrela/triangulo.
-O circuito de potência é só ligar os contactores uns aos outros através do numeros (1, 3, 5) e (2,4,6).
- O circuito de comando é que é + complicado.
ISto deve-se a nunca ter ligado nenhum, o 1º é sempre + complicado.
se alguem me pudesse ajudar ficaria muito grato .
obrigado , cumprimentos
Tenho duvidas acerca de como se ligam contactores para ligar um motor com arranque estrela/triangulo.
-O circuito de potência é só ligar os contactores uns aos outros através do numeros (1, 3, 5) e (2,4,6).
obrigado , cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Ajuda - Ligar contactores.
Jose Pereira Escreveu:boas.
obrigado , cumprimentos
É seguir os números também, com condutores de secção inferior. Se ligar com calma, é como desenhar unindo números, como faziamos na primária.
-
Ok,
Mas os contactores que aqui tenho não tem esses números, 31-32, mas sim 21 e 22.
Será que não são estes os contactores???
Mas os contactores que aqui tenho não tem esses números, 31-32, mas sim 21 e 22.
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2008, 11:06
Pode ser esses contactores desde k esse contacto seja NF(normalment fechado)Jose Pereira Escreveu:Ok,
- nelmindo
- Team Apoio
sim pode, mas geralmente não terá o 13-14 (só se for os da telemec, que já trás os dois), sendo que é necessário instalar um bloco de contactos auxiliares, em aí provávelmente serão 43-44, o normalmente abertoJose Pereira Escreveu:Ok,
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá "Jose Pereira",
Sem querer derrotar a tua iniciativa aconselho-te a leitura da Sebenta de Equipamentos electromecânicos do Engº. Toni Alves, que anexo, ou do Telesquemário da Schneider Electric.
Depois de entenderes a nomenclatura dos contactos auxiliares farás a montagem com facilidade.
Atenção às características do motor eléctrico e às específicações dos contactores.
Cumprimentos.
Sem querer derrotar a tua iniciativa aconselho-te a leitura da Sebenta de Equipamentos electromecânicos do Engº. Toni Alves, que anexo, ou do Telesquemário da Schneider Electric.
Depois de entenderes a nomenclatura dos contactos auxiliares farás a montagem com facilidade.
Atenção às características do motor eléctrico e às específicações dos contactores.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá,
Para os menos atentos, e porque penso que é dos melhores manuais sobre automatismos que conheço, aqui fica um "link" para o famoso TELESQUEMÁRIO ou Manual electrotécnico da Scnheider Electric (não que precisem de publicidade).
http://www.prof2000.pt/users/lpa/Manual ... anique.pdf
Tem "bonecos" e explica o código de referenciação dos bornes de ligação dos aparelhos.
Desfrutem.
Cumprimentos.
Para os menos atentos, e porque penso que é dos melhores manuais sobre automatismos que conheço, aqui fica um "link" para o famoso TELESQUEMÁRIO ou Manual electrotécnico da Scnheider Electric (não que precisem de publicidade).
http://www.prof2000.pt/users/lpa/Manual ... anique.pdf
Tem "bonecos" e explica o código de referenciação dos bornes de ligação dos aparelhos.
Desfrutem.
Cumprimentos.
-
Obrigado pelas ajudas....
Se calhar estes contactores servem, porque os contactos auxiliares 21-22 são NF/NC.
Se calhar estes contactores servem, porque os contactos auxiliares 21-22 são NF/NC.
- nelmindo
- Team Apoio
ok, todos os contactores que tens só tem um contacto auxiliar, sendo ele NF (NC), com a numeração 21/22. Até aqui tudo bem.
No entanto, no esquema se reparares, o contactor KM1 tem os seguintes contactos: NA 13/14 e NF 31/32, então para o NF usas os que tens 21/22. Para criares o NA tens que comprar contactos auxiliares, podendo ser à cabeça ou laterais.
Para o KM3 está resolvido, porque queres NF, mas em vez de ser 31/32, é 21/22.
Para o KM2 é que é mais complicado. A temporização é feita com um temporizador pneumático à cabeça? Se sim, é obrigado a arranjar um contactor com o contacto auxiliar NA, porque geralmente quando se coloca contactos auxiliares não se pode colocar temporizadores, e vice-versa. Pode é tentar arranjar contactos auxiliares laterais, se conseguires tens o problema resolvido.
Se a temporização é feita com um temporizador electrónico, tens que na mesma, ou arranjar um contacto auxiliar à cabeça (ou lateral) ou comprar um contactor novo com o contacto auxiliar NA.
No entanto, no esquema se reparares, o contactor KM1 tem os seguintes contactos: NA 13/14 e NF 31/32, então para o NF usas os que tens 21/22. Para criares o NA tens que comprar contactos auxiliares, podendo ser à cabeça ou laterais.
Para o KM3 está resolvido, porque queres NF, mas em vez de ser 31/32, é 21/22.
Para o KM2 é que é mais complicado. A temporização é feita com um temporizador pneumático à cabeça? Se sim, é obrigado a arranjar um contactor com o contacto auxiliar NA, porque geralmente quando se coloca contactos auxiliares não se pode colocar temporizadores, e vice-versa. Pode é tentar arranjar contactos auxiliares laterais, se conseguires tens o problema resolvido.
Se a temporização é feita com um temporizador electrónico, tens que na mesma, ou arranjar um contacto auxiliar à cabeça (ou lateral) ou comprar um contactor novo com o contacto auxiliar NA.