Circuito trifásico 3x16 A a alimentar tomadas monofásicas
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Circuito trifásico 3x16 A a alimentar tomadas monofásicas
Será que a nova legislação admite estes circuitos numa habitação ou comercio atré 6,9 KVA ou 10,35 KVA monofásico?
Já reparam que o neutro pode ser percorrido por 30 A ou 45 A
Isto em condutores H07V-U 5 G 2,5
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Re: Circuito trifásico 3x16 A a alimentar tomadas monofásicas
Boas
E depois começam as harmónicas.
Cump.
Mário
E depois começam as harmónicas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
As de segunda normalmente é de falta de neutro.
Cump.
Mário
As de segunda normalmente é de falta de neutro.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite! tambem estou na duvida se realmente é permitido um circuito trifásico para dividir o circuito em 24 tomadas, é certo ou errado? Obrigado pela informação.
- Mário
- Team Apoio
Boas
"Circuito trifásico 3x16 A a alimentar tomadas monofásicas"
Foi isto que li.
Cump.
Mário
"Circuito trifásico 3x16 A a alimentar tomadas monofásicas"
Foi isto que li.
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas Mário,Duzia12 Escreveu:Será que a nova legislação admite estes circuitos numa habitação ou comercio atré 6,9 KVA ou 10,35 KVA monofásico?
pensei que o que estava em causa era a alimentação em monofásico conforme referido pelo Duzia12
Ohmico
- Mário
- Team Apoio
Boas
O que eu penso é o seguinte, se temos a secção em "H07V-U 5 G 2,5 " "10,35 KVA"
Vamos ter por ex. 15 Amp. por linha o que seria normal em trifásico mas, se a carga for em monofásico continuamos com 15 Amp. por linha, mas o neutro vai ter a soma das intensidades das fases o que poderá ser de 45 Amp., o que pode começar e vai dar problemas da falta de secção de neutro, que por sua vez pode criar harmónica na segunda "100 Hz", e ainda pode haver uma subida de tensão por retorno. Este é um dos casos que acontece muito em zonas de escritórios.
Cump.
Mário
O que eu penso é o seguinte, se temos a secção em "H07V-U 5 G 2,5 " "10,35 KVA"
Vamos ter por ex. 15 Amp. por linha o que seria normal em trifásico mas, se a carga for em monofásico continuamos com 15 Amp. por linha, mas o neutro vai ter a soma das intensidades das fases o que poderá ser de 45 Amp., o que pode começar e vai dar problemas da falta de secção de neutro, que por sua vez pode criar harmónica na segunda "100 Hz", e ainda pode haver uma subida de tensão por retorno. Este é um dos casos que acontece muito em zonas de escritórios.
Cump.
Mário
Não sei se estou a perceber bem do que se está a falar, mas não estará a ser esquecido nesta discussão que a soma das correntes de retorno, ou correntes no neutro, é vectorial!?
Se estamos a falar dum sistema trifásico, mesmo que tenha cargas monofásicas muito reactivas, acho difícil a corrente no neutro ter valores semelhantes à soma algébrica das correntes nas fases.
Se estamos a falar dum sistema trifásico, mesmo que tenha cargas monofásicas muito reactivas, acho difícil a corrente no neutro ter valores semelhantes à soma algébrica das correntes nas fases.
- petite grenouille
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 dez 2008, 22:06
- Contacto:
Boa tarde,
estou de acordo com o absorto
caso contrario a EDP ou outros distribuidores teriam grandes problémas, mesmo que apartir de uma determinada secção de cabo, a secção do neutro pode ser reduzida(as aulas estão longe e não me lembro dos detalhes)
agora por uma questão de selectividade e continuação do serviço, não será o ideal ligar tomadas dessa forma, mas sim em 3G2,5 com a devida protecção.
abraço
estou de acordo com o absorto

caso contrario a EDP ou outros distribuidores teriam grandes problémas, mesmo que apartir de uma determinada secção de cabo, a secção do neutro pode ser reduzida(as aulas estão longe e não me lembro dos detalhes)
agora por uma questão de selectividade e continuação do serviço, não será o ideal ligar tomadas dessa forma, mas sim em 3G2,5 com a devida protecção.
abraço