como ligar 2 resistencia electricas treifasicas com um?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 81 vezes
Re: como ligar 2 resistencia electricas treifasicas com um?
Boas,
Resistências "trifásicas", na indústria são banais, por exêmplo na indústria da borracha.
Claro que não passam de associações de resistências de 220 ou 380V conforme os casos, permitindo ligações em estrêla ou trângulo, tal qual mos motores trifásicos.
Nas associações em estrêla era comum não terem ligação do neutro, dado que no caso de avaria de um dos ramos tinha que ser substituido o conjunto.
Ohmico
Resistências "trifásicas", na indústria são banais, por exêmplo na indústria da borracha.
Claro que não passam de associações de resistências de 220 ou 380V conforme os casos, permitindo ligações em estrêla ou trângulo, tal qual mos motores trifásicos.
Nas associações em estrêla era comum não terem ligação do neutro, dado que no caso de avaria de um dos ramos tinha que ser substituido o conjunto.
Ohmico
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2008, 11:06
Ora nem mais...ohmico Escreveu:Boas,
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Agradecimento recebido: 3 vezes
pois claro que irei dar a informação delas a voçes todos
papi53
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 8 vezes
Não é preciso ir muito longe, fritadeiras industriais trifásicas e com ou sem neutro!
Pode ligar a um contactor com potência das resistencias e um relógio para ligar e desligar a bobine do contactor mas em série se for caso de fritadeira com regulador de temperatura da mesma.
Pode ligar a um contactor com potência das resistencias e um relógio para ligar e desligar a bobine do contactor mas em série se for caso de fritadeira com regulador de temperatura da mesma.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
CAOR Escreveu:Não é preciso ir muito longe, fritadeiras industriais trifásicas e com ou sem neutro!
pois, mas eu não estava a falar desse tipo de equipamentos, mas sim relativamente à resistencias que são bi-polares e as pessoas fazem confusão, chamando às resistencias que estão dimensionadas para funcionar a 400V, chamarem a essas resistencias de trifásicas. Além disso, essas resistencias de que falam não precisam de que seja um sistema trifásico a 400V compostos e desfasados 120º ente si, para funcionarem...
A confusão também passa por chamarem a um cabo com 3 condutores mais terra, chamarem a essa cabo, cabo trifásico. E o mesmo acontece aos disjuntores tripolares, serem chamados de disjuntores trifásicos...
-
- Técnico Dedicado
Boas,
"bi-polares"... será melhor bifásicas ou bi-fásicas.
#Além disso, essas resistencias de que falam não precisam de que seja um sistema trifásico a 400V compostos e desfasados 120º ente si, para funcionarem...#
Parece-me não ter muito a vêr com o assunto em questão, no entanto acho bem lembrar que as resistências para funcionarem, isto é aquecerem, não precisam sequer de ser alimentadas com corrente alternada.
#E o mesmo acontece aos disjuntores tripolares, serem chamados de disjuntores trifásicos...#
Não me recordo de outra utilização para um disjuntor tripolar...?
Ohmico
#Além disso, essas resistencias de que falam não precisam de que seja um sistema trifásico a 400V compostos e desfasados 120º ente si, para funcionarem...#
Parece-me não ter muito a vêr com o assunto em questão, no entanto acho bem lembrar que as resistências para funcionarem, isto é aquecerem, não precisam sequer de ser alimentadas com corrente alternada.
#E o mesmo acontece aos disjuntores tripolares, serem chamados de disjuntores trifásicos...#
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
Boas,
Ohmico
Ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
tem tudo a haver com português e a terminologia técnica correcta.
Um rede trifásica por exmplo é diferente de uma tripolar...
E quando estava a falar em bipolar, estava a referir-me aos dois pólos ou pontos que uma resistencia têm. A questão tem haver com anologia com a electrónica.
Mas o interessante era abrir um tópico para esta discussão, que por si já vai longa, sem tentar resolver o problema inicial do tópico.
E quando estava a falar em bipolar, estava a referir-me aos dois pólos ou pontos que uma resistencia têm. A questão tem haver com anologia com a electrónica.
Mas o interessante era abrir um tópico para esta discussão, que por si já vai longa, sem tentar resolver o problema inicial do tópico.
-
- Técnico Dedicado
marcellomartins Escreveu:Sim caro colega, O interruptor horario dará a ordem à bobina do relé!!papi53 Escreveu:o que eu disse é treifasico 3 fases mais neutro nem bifasico nem monofasico , são treifasico cada um tem 9000w cada ora as 2 resistencias tem 18000 w , e a minha duvida é para ligar as 2 resistencias tenho que usas um rele um uma bobine , e depois para ser comandada apartir do interruptor horario , o interruptor horario ira exitar a bobine , é isso que tenho que fazer ????
Tenha em atençao a intensidade suportada pelos contactos do Relé... se nao poderá optar por um Contactor, tambem admissivel à corrente que vai passar pelos contactos, em vez de relé.
Boas,
a resposta já tinha sido dada, melhor do que isto só com com mais dados, que também já alguém pediu.
À resposta citada só faltou acrescentar que as resistências devem ser protegidas, com disjuntores e diferencias, bem como o circuito de comando do int. horário.
Mas então este forum não é de técnicos... e de técnica electrotécnica?nelmindo Escreveu:tem tudo a haver com português e a terminologia técnica correcta.
Por ignorância minha não consigo entender a relação #Um rede trifásica por exmplo é diferente de uma tripolar...#
Cumprimentos
Ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
uma rede edinson é uma rede tripolar, o pólo mais alto, o pólo mais baixo e o pólo central. Também é conhecida com a rede bifásica, mas com um problema, a tensão simples estão desfazadas 180º, em vez dos 120º a que estamos acostumados.ohmico Escreveu:marcellomartins Escreveu:Sim caro colega, O interruptor horario dará a ordem à bobina do relé!!papi53 Escreveu:o que eu disse é treifasico 3 fases mais neutro nem bifasico nem monofasico , são treifasico cada um tem 9000w cada ora as 2 resistencias tem 18000 w , e a minha duvida é para ligar as 2 resistencias tenho que usas um rele um uma bobine , e depois para ser comandada apartir do interruptor horario , o interruptor horario ira exitar a bobine , é isso que tenho que fazer ????
Tenha em atençao a intensidade suportada pelos contactos do Relé... se nao poderá optar por um Contactor, tambem admissivel à corrente que vai passar pelos contactos, em vez de relé.
Boas,
a resposta já tinha sido dada, melhor do que isto só com com mais dados, que também já alguém pediu.
À resposta citada só faltou acrescentar que as resistências devem ser protegidas, com disjuntores e diferencias, bem como o circuito de comando do int. horário.
Mas então este forum não é de técnicos... e de técnica electrotécnica?nelmindo Escreveu:tem tudo a haver com português e a terminologia técnica correcta.
Por ignorância minha não consigo entender a relação #Um rede trifásica por exmplo é diferente de uma tripolar...#
Cumprimentos
Ohmico
http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_19.asp
-
- Técnico Dedicado
Boas,
Continuo a não entender a relação, pois o que apresenta não é uma forma de distribuição de energia eléctrica e não vem para o caso.
Realmente aparecem no forum muitas questões que não têm pés nem cabeça mas, penso eu que, quando se responde se devia tentar não confundir as questões.
Não há dúvida que quem levantou a questão não o fez com clareza suficiente, mas isso não se resolve com respostas tipo pontapé para a frente.
Cumprimentos
Ohmico
Continuo a não entender a relação, pois o que apresenta não é uma forma de distribuição de energia eléctrica e não vem para o caso.
Realmente aparecem no forum muitas questões que não têm pés nem cabeça mas, penso eu que, quando se responde se devia tentar não confundir as questões.
Não há dúvida que quem levantou a questão não o fez com clareza suficiente, mas isso não se resolve com respostas tipo pontapé para a frente.
Cumprimentos
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Agradecimento recebido: 3 vezes
falas-te bem ohmico posso não ter explicado bem mas foi o que se arranjou
papi53