diferencias??
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2008, 23:29
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 2 times
Re: diferencias??
será que é tão dificil de perceber?
já se está a discutir outro assunto e ninguem está a responder ás minha duvida.
eu sei que nao se deve shuntar os diferencias á terra qualquer oficial sabe isso nem ligar os neutros entre eles quem nao souber é porque ainda é aprendiz...
aqui vai a minha duvida de novo
tenho um quadro com um corte á entrada de 80A de 4 polos
mais um dif. trifasico 40A 30ma e tres mono fasicos de 40 300ma
se pegar numa ponta de fio e shuntar o neutro de quanquer um com a terrra o trifasico vem abaixo os restantes não
se com a mesma ponta de fio shutar dois neutros de dois diferencias difrentes tambem não desligam avariados nao estão porque tenho mais 80 quadros iguais e acontece sempre o mesmo a terra está com valores muito bons
se fizer o teste no botão eles fazem o teste
agradecia uma resposta concreta
eu sei que nao se deve shuntar os diferencias á terra qualquer oficial sabe isso nem ligar os neutros entre eles quem nao souber é porque ainda é aprendiz...
se pegar numa ponta de fio e shuntar o neutro de quanquer um com a terrra o trifasico vem abaixo os restantes não
se com a mesma ponta de fio shutar dois neutros de dois diferencias difrentes tambem não desligam avariados nao estão porque tenho mais 80 quadros iguais e acontece sempre o mesmo a terra está com valores muito bons
- bluespirit
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2008, 11:34
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Vou tentar explicar o funcionamento de um diferencial (interruptor).
Existe o circuito/sistema de protecção que não é mais do que um toro que faz a soma das correntes nas fases, e essa soma é igual à corrente do neutro (soma vectorial). No esquema em anexo, sinalizado através de "Disparo através da protecção"
O sistema de teste não faz mais do que um "shunt" entre uma das fases e o neutro (através de uma carga interna) e assim verifica se o toro está a funcionar correctamente.
Agora vamos ver como é o seu funcionamento quando ligado no quadro eléctrico. Na sua parte superior (N-1-3-5) normalmente está ligado ao barramento geral. Se fizermos um "shunt" entre neutros (parte superior ligada ao barramento) nada acontece (simplesmente estamos a substituir o barramento por um "fio").
Se esse "shunt" for feito pela parte inferior (N-2-4-6) duas coisas podem acontecer:
Se o circuito tiver uma carga ligada, e shuntarmos dois neutros de diferenciais diferentes, o toro vai fazer a sua função, detecta que que a soma vectorial das correntes não está correcta, e actua. Poderá não actuar se a corrente que circula nesse "shunt" for inferior á sua sensibilidade (30mA ou 300mA).
Se o circuito não estiver em carga, não há correntes a circular e portanto na teoria o toro não detecta correntes a circular no seu interior e nada faz. No entanto se existir uma diferença de potencial entre terra e neutro, vai surgir uma corrente que poderá ser suficiente para provocar o disparo.
Existe o circuito/sistema de protecção que não é mais do que um toro que faz a soma das correntes nas fases, e essa soma é igual à corrente do neutro (soma vectorial). No esquema em anexo, sinalizado através de "Disparo através da protecção"
O sistema de teste não faz mais do que um "shunt" entre uma das fases e o neutro (através de uma carga interna) e assim verifica se o toro está a funcionar correctamente.
Agora vamos ver como é o seu funcionamento quando ligado no quadro eléctrico. Na sua parte superior (N-1-3-5) normalmente está ligado ao barramento geral. Se fizermos um "shunt" entre neutros (parte superior ligada ao barramento) nada acontece (simplesmente estamos a substituir o barramento por um "fio").
Se esse "shunt" for feito pela parte inferior (N-2-4-6) duas coisas podem acontecer:
Se o circuito tiver uma carga ligada, e shuntarmos dois neutros de diferenciais diferentes, o toro vai fazer a sua função, detecta que que a soma vectorial das correntes não está correcta, e actua. Poderá não actuar se a corrente que circula nesse "shunt" for inferior á sua sensibilidade (30mA ou 300mA).
Se o circuito não estiver em carga, não há correntes a circular e portanto na teoria o toro não detecta correntes a circular no seu interior e nada faz. No entanto se existir uma diferença de potencial entre terra e neutro, vai surgir uma corrente que poderá ser suficiente para provocar o disparo.
- Anexos
-
- diferencial.jpg (15.37 KiB) Visto 1054 vezes
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
skelt Escreveu:será que é tão dificil de perceber?
Não é dúvida que se ponha
Acaba com essas experiências esquisitas
-
- Curioso
porque é que nao é duvida que se ponha???Duzia12 Escreveu:skelt Escreveu:será que é tão dificil de perceber?
Não é dúvida que se ponha
Acaba com essas experiências esquisitas
nao achas esquezito eles nao dispararem?
olha que mesmo com os circuitos em carga eles nao disparam sempre e já exprimentei em vario quadros difrentes e acontece sempre o mesmo o que me dizes a isto....
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Se ligar o barramento de neutro ao terra com um "shunt", claro que existe uma corrente de retorno, sem passar pelo diferencial e este dispara.
As restantes explicações já foram dadads acima:
Mais alguma questão?
Mais alguma questão?
Última edição por Duzia12 em 29 jan 2009, 13:44, editado 1 vez no total.
-
- Curioso
até ai estamos de acordo a minha duvida é ke faço esse shunt e ele não dispara ou faço um shunt entre dois barramentos de neutro de diferencias difrentes e eles tambem não disparam que me dizes a isto?Duzia12 Escreveu:Se ligar o barramento de neutro ao terra com um "shunt", claro que existe uma corrente de retorno, sem passar pelo diferencial e este dispara.
Mais alguma questão?