Comprimento entre CEMU e ATI
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Comprimento entre CEMU e ATI
Boas.
Desculpem a dúvida poder ser um pouco parva mas é q esta situação nunca me tinha acontecido, no projecto ITED para uma Moradia existe algum limite para o comprimento da canalização de cabo coaxial desde a CEMU ao ATI?? É que tou a fz um projecto ITED e na entrada da CEMU ao ATI tenho 82m, já fiz os cálculos das atenuações e tá a bater td certo mas de qq forma queria saber se existe algum limite de comprimento!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Desculpem a dúvida poder ser um pouco parva mas é q esta situação nunca me tinha acontecido, no projecto ITED para uma Moradia existe algum limite para o comprimento da canalização de cabo coaxial desde a CEMU ao ATI?? É que tou a fz um projecto ITED e na entrada da CEMU ao ATI tenho 82m, já fiz os cálculos das atenuações e tá a bater td certo mas de qq forma queria saber se existe algum limite de comprimento!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Comprimento entre CEMU e ATI
Boas, se a distancia mínima são os 82m, e os cálculos batem certo, a única coisa que tens de preocupar são as caixas de passagem da CEMU ao ATI!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
já agora qts caixas de passagem devem de existir e de que tipo? Desde já, obrigado pela ajuda!Varejo Escreveu:Boas, se a distancia mínima são os 82m, e os cálculos batem certo, a única coisa que tens de preocupar são as caixas de passagem da CEMU ao ATI!!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, subterrâneo NR0, o nº o mínimo possível tipo se for linha recta 20metros metes 3 caixas passagem!!!joaoosvaldo Escreveu:já agora qts caixas de passagem devem de existir e de que tipo? Desde já, obrigado pela ajuda!Varejo Escreveu:Boas, se a distancia mínima são os 82m, e os cálculos batem certo, a única coisa que tens de preocupar são as caixas de passagem da CEMU ao ATI!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, sim, então que caixas subterrâneas colocavas???Duzia12 Escreveu:NR0 dentro para parte particular!!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, ensinaram-me que nessas situações coloca-se no mínimo NR0, que são regulamentares, agora essas caixas em cimento dentro das regras técnicas nem existem!!Duzia12 Escreveu:Não se pode colocar os tubos a 30 cm e umas caixas em cimento mas mais pequenas.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
As caixas devem se colocar nas mudanças de direcção, certo? E em linha recta qual o comprimento entre caixas??
- Varejo
- Team Apoio
Boas, em cima falei para linha recta 20m - 25m entre caixas!!joaoosvaldo Escreveu:As caixas devem se colocar nas mudanças de direcção, certo? E em linha recta qual o comprimento entre caixas??
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Desde já muito obrigado pela ajuda que me têm dado.Varejo Escreveu:Boas, em cima falei para linha recta 20m - 25m entre caixas!!joaoosvaldo Escreveu:As caixas devem se colocar nas mudanças de direcção, certo? E em linha recta qual o comprimento entre caixas??
Sabem onde posso encontrar informação sobre as caixas de passagem NR0? E para este caso devo de utilizar caixas NR0 ou NR1? Qual a diferença entre as duas?
Encontrei também o seguinte comentário nas perguntas frequentes da ANACOM, link seguinte (Visto que no manual ITED não diz nada em relação a este tema, a única coisa que diz é que troços não devem ter mais de 12 metros, mas isto axo que se aplica mais para dentro da moradia ou edificio e não para este caso):
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=484115
Mas na resposta do link anterior não diz o tipo de caixas a utilizar, e até sugere que não se use qualquer caixa, o que para o meu caso com 82m é capaz de não ser muito boa ideia!!!
Confesso que não sei bem como resolver esta situação!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- Varejo
- Team Apoio
Boas, na FAQ da ANACOM é para distancias até 20~25m, como é obvio 82m é dificil enfiar directo.joaoosvaldo Escreveu:Desde já muito obrigado pela ajuda que me têm dado.Varejo Escreveu:Boas, em cima falei para linha recta 20m - 25m entre caixas!!joaoosvaldo Escreveu:As caixas devem se colocar nas mudanças de direcção, certo? E em linha recta qual o comprimento entre caixas??
Sabem onde posso encontrar informação sobre as caixas de passagem NR0? E para este caso devo de utilizar caixas NR0 ou NR1? Qual a diferença entre as duas?
Encontrei também o seguinte comentário nas perguntas frequentes da ANACOM, link seguinte (Visto que no manual ITED não diz nada em relação a este tema, a única coisa que diz é que troços não devem ter mais de 12 metros, mas isto axo que se aplica mais para dentro da moradia ou edificio e não para este caso):
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=484115
Mas na resposta do link anterior não diz o tipo de caixas a utilizar, e até sugere que não se use qualquer caixa, o que para o meu caso com 82m é capaz de não ser muito boa ideia!!!
Confesso que não sei bem como resolver esta situação!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
procura aqui no forum ITED há por ai medidas das NR...!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Alguém me sabe dizer que caixas se devem utilizar para as diferentes situações? Tipo a aplicabilidade de cada uma das caixas, onde estas se costumam usar? Ou não existe nenhuma recomendação neste sentido?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pessoal desculpem estar a colocar mts dúvidas mas quero ficar bem esclarecido sobre este assunto.
Tive a ver os pormenores da PT para as caixas NR_, mas nos pormenores deles só existem as caixas NR1, NR2 e NR3 já tenho as dimensões destas, mas e as caixas NR0 onde posso encontrar informação sobre estas?
Outra questão, tendo em conta que o projecto que estou a realizar para a moradia a canalização da CEMU ao ATI ter de ser enterrada num caminho privado da moradia (entrada privada) que vai dar à garagem e os tubos de ligação entre a CEMU e o ATI deverem ter diâmetros mínimos interiores de 32mm e 25mm, estes tubos podem ser do tipo VD?? Ou de outro tipo? Qual?
Alguém tem também as condições de estabelecimento da vala??
Muito obrigado, cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Tive a ver os pormenores da PT para as caixas NR_, mas nos pormenores deles só existem as caixas NR1, NR2 e NR3 já tenho as dimensões destas, mas e as caixas NR0 onde posso encontrar informação sobre estas?
Outra questão, tendo em conta que o projecto que estou a realizar para a moradia a canalização da CEMU ao ATI ter de ser enterrada num caminho privado da moradia (entrada privada) que vai dar à garagem e os tubos de ligação entre a CEMU e o ATI deverem ter diâmetros mínimos interiores de 32mm e 25mm, estes tubos podem ser do tipo VD?? Ou de outro tipo? Qual?
Alguém tem também as condições de estabelecimento da vala??
Muito obrigado, cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Os tubos a considerares, tendo em conta que é para serem enterrados no exterior, deveriam ser do tipo PEAD ou ERM. Relativamente aos diâmetros dos cabos, recomendava-te dimensões maiores. Num caso parecido, a PT recomendou-me tubos de 110 mm de diâmetro, no entanto parece-me exagerado. Mas certamente aconselho-te a colocares maior que 32 e 40 de diâmetro interior.