Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

Responder
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

Mensagem por eng_jersilva »

a todos os interessados aconcelho a leitura deste "artigo" (Proposta de Revisão do Decreto-Lei n.º 59/2000 de 19 de Abril )que poderá mudar algumas coisas nomeadamente, quem pode ou não ser projectista ITED.

https://www.oern.pt/pdf/PropostaDL59_2000.pdf

Abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Re: Atenção aos Projectistas e instaladores ITED

Mensagem por lmp »

Penso que as alterações propostas estão correctas, mas poderia haver mais hipóteses:
- escalonar projectistas, mantendo os actuais, por graus de competência;
- colocar de fora os operadores como certificadores, pois eles são instaladores e são parte interessada e isso ás vezes...

abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Isto vai dar uma grande discussão. Em muita coisa não concordo com a proposto da ordem, pois eles querem dizer que só os que são eng. ou eng. técnico é que sabem fazer projectos de acordo com a lei e bem feitos, o que por muitas vezes é mentira, mas pronto. Este ponto vai ser o mais debatido de certeza.
Em nenhum curso de engenharia electrotecnica eles saem de lá a saber projectar, muitos vão fazer estágios a receber um misero ordenado para aprenderem com quem já anda cá à mais tempo e aprendeu com outros colegas e não nos cursos. A que haver civismo, a ordem dos engenheiros e dos arquitectos á tempos também queriam acabar com os attae, não sei porque, parece que querem o trabalho todo lol, á trabalho para toda a gente, não é preciso andarem a extingir cursos que existem e deixar pessoal que já trabalha em certos ramos á alguns anos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

se vai dar discussão ou n isso ja n sei mas o mais provavel é q isto va pa frente...

Abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

gananciosos
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Não acredito muito que vá para a frente. Se for explica-me como é que as pessoas que tiraram o curso de projectistas e pagaram o que fazem. Perdem o dinheiro e rasgam o diploma. E a inscrição que têm na ANACOM? A ANACOM vai cancelar as inscrições?
A Ordem quer muita coisa, mas nem sempre consegue o que quer.
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Não é só a Oe mas também a ANET. quanto ao conseguirem ou não bem isso ja é um campo que me ultrapassa..
achas que estas entidades querem saber de quem tirou cursos ou formações ao nivel do 12 ano... querem é arranjar trabalho "para os seus" não quero eu dizer com isto que concordo ou não com as referidas medidas mas o que é certo é que isto esta em cima da mesa... agora é esperar para ver.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, como o mercado de trabalho está mau, a OE está a tentar arranjar mais alguns empregos para os seus associados, mas isto já no actual decreto lei 59/2000 eles tinham tentado isso e como é óbvio não passou, além disso 80% dos projectos mal feitos são feitos por engenheiros, porque nunca tiveram formação em ITED e puderam logo assinar, como é óbvio é a barracada do costume.

eu concordo isso sim que seja obrigatório formação em ITED para TODOS os técnicos!!!

p.s esta proposta da ANACOM é a que deve ser aprovada, e é a mais justa, o resto são choradinhos!!!

http://www.anacom.pt/streaming/anexo_re ... ACHED_FILE
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

sim também ja tinha visto essa proposta e é um facto que parece mais razoavel e nao tão radical como a da OE. vamos ver no que isto dá.

abraço João silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Meus caros

Para quem é engenheiro ou engenheiros técnico, o projecto ITED é um acto básico, em relação que estudou. Quem pensa o contrário é porque não éuma coisa ou outra e não tem a noção do que é um curso superior.
Se assim não fosse os cursos de engenharia não tinham razão de existir e teriam de acabar.

Um abraço
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

lmp Escreveu:Meus caros

Para quem é engenheiro ou engenheiros técnico, o projecto ITED é um acto básico, em relação que estudou. Quem pensa o contrário é porque não éuma coisa ou outra e não tem a noção do que é um curso superior.
Se assim não fosse os cursos de engenharia não tinham razão de existir e teriam de acabar.

Um abraço
Muitos dos cursos superiores não tem muito prática, principalmente ao nivel de instalação. Eu falo porque estou num e é muito fraco a esse nivel. Para mim um projectista devia de ter uma formação de instalação antes de poder projectar. Muitos projectam sem nunca terem visto os materiais e mesmo nunca terem ido a uma obra ver ou realizar uma instalação. Para quem não é eng. ou eng. tecnico para seres projectista ited, por exemplo, tens de tirar o curso de instalador primeiro para poderes tirar o curso de projectista, o que muitos eng. deviam de fazer.
Blog Pessoal

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Concordo
JoaoMar
Curioso
Curioso
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Mensagem por JoaoMar »

Caros amigos. Até todos podem ter razão, mas se as coisas continuarem assim qualquer dia já nem distinção existe entre projectistas e instaladores. Como tal, mais vale acabar com os cursos superiores uma vez que eles cada vez mais já nem para fazer essa distinção servem. Mais vale criar uma nova classe profissional denominada ProjectoInstaladores, o que no fundo é o que hoje em dia acontece. Tudo bem que os projectistas erram muitas vezes (o que não deveria acontecer) mas os instaladores também não respeitante minimamente os projectistas nem aquilo que estes determinam. Enfim, como um amigo meu diz, aproveitem "que o País tá a saque!"

Para que fique esclarecido e não virem dizer que estou a ferir susceptibilidades sei daquilo que falo porque tenho uma empresa de instalações eléctricas e tenho uma licenciatura em engenharia electrotécnica.
capone
Curioso
Curioso
Registado: 12 jan 2009, 01:29

Mensagem por capone »

Acima de tudo, penso que direito adquirido não deve ser retirado.
Logo, é da minha opinião que quem já exerce na área não deve ver o seu direito posto em causa devido a uma alteração da legislação.

Quanto ao futuro, parece-me que não faz mal nenhum haver maior rigor relativamente a quem possa projectar, e quando digo isso, não me refiro só à necessidade dum curso superior, que a meu ver também faz sentido.
Muita gente, como foi o meu caso, sai da universidade com boas capacidades de aprendizagem e de cálculo matemático, mas sem noção nenhuma da realidade da realização dum projecto, seja ele ITED ou eléctrico. No meu caso, sendo Eng. Electrotécnico, foi-me pedido pela ANACOM uma declaração da instituição onde estudei que comprovasse a existência de Telecomunicações plano curricular do curso.

No entanto, penso que de pouco ou nada serve sem uma formação complementar, com uma componente mais prática, que permita entender melhor o que se faz em obra, pois, projectar é a base da obra.
Muita gente que projecta nunca sequer viu uma instalação ITED, nem muitos dos componentes que refere em projecto, pelo menos não nos primeiros projectos que realiza, e penso que isso deve mudar.

A questão do certificador/instalador faz todo o sentido ser revista.

Esta foi a minha humilde opinião.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lmp »

Vejam o regulamento espanhol como exemplo: ICT

Abraço a todos
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”