Ligação da canalização de gás à equipotencial principal

Responder
wvieira1
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 10:43

Ligação da canalização de gás à equipotencial principal

Mensagem por wvieira1 »

Boa tarde.

Mais uma vez recorro a este forum para esclarecimento de duvidas.
Desta vez a questão é a seguinte:
Numa moradia unifamiliar com instalação de gás para gás de garrafa cuja canalização é em cobre é necessário ligar a canalização à terra?
Lendo as regras técnicas parece que sim, com a indicação de que deve ser ligada à euipotencial principal, não parecendo, portanto, que se possa ligar apenas à terra numa tomada.
Não existe projecto de gás, pois foi pedida escusa da sua apresentação, a qual foi aceite pela Câmara Municipal.

Cumprimentos
faraujo525
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Re: Ligação da canalização de gás à equipotencial principal

Mensagem por faraujo525 »

Boas tens de por uma terra á parte para o gaz porque se não o fizeres os gaijos da inpeções quando forem fazer a impeçãoimplicão logo com isso por um electrode na parte de fora da casa
wvieira1 Escreveu:Boa tarde.

Mais uma vez recorro a este forum para esclarecimento de duvidas.
Desta vez a questão é a seguinte:
Numa moradia unifamiliar com instalação de gás para gás de garrafa cuja canalização é em cobre é necessário ligar a canalização à terra?
Lendo as regras técnicas parece que sim, com a indicação de que deve ser ligada à euipotencial principal, não parecendo, portanto, que se possa ligar apenas à terra numa tomada.
Não existe projecto de gás, pois foi pedida escusa da sua apresentação, a qual foi aceite pela Câmara Municipal.

Cumprimentos
wvieira1
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 10:43

Mensagem por wvieira1 »

faraujo525 Escreveu:Boas tens de por uma terra á parte para o gaz porque se não o fizeres os gaijos da inpeções quando forem fazer a impeçãoimplicão logo com isso por um electrode na parte de fora da casa
Antes do mais, muito obrigado pela resposta.

Eu também tinha a ideia de que era isso que se devia fazer, mas, ao ler as regras técnicas, deparei-me com o seguinte texto na secção 413.1.2.1 - Ligação equipotencial principal: "Em cada edifício devem ser ligados à ligação equipotencial principal os elementos condutores seguintes:
a) O condutor principal de protecção;
b) O condutor principal de terra ou o terminal principal de terra;
c) As canalizações metálicas de alimentação do edifício e situadas no interior (por exemplo, de água e gás);
d) Os elementos metálicos da construção e as canalizações metálicas de aquecimento central e de ar condicionado (sempre que possível)
..."

Pela alínea c), dá ideia que se terão de ligar as canalizações de gás ao terminal principal de terra. Ou não estarei a interpretar bem?

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

wvieira1 Escreveu:
faraujo525 Escreveu:Boas tens de por uma terra á parte para o gaz porque se não o fizeres os gaijos da inpeções quando forem fazer a impeçãoimplicão logo com isso por um electrode na parte de fora da casa
Antes do mais, muito obrigado pela resposta.

Eu também tinha a ideia de que era isso que se devia fazer, mas, ao ler as regras técnicas, deparei-me com o seguinte texto na secção 413.1.2.1 - Ligação equipotencial principal: "Em cada edifício devem ser ligados à ligação equipotencial principal os elementos condutores seguintes:
a) O condutor principal de protecção;
b) O condutor principal de terra ou o terminal principal de terra;
c) As canalizações metálicas de alimentação do edifício e situadas no interior (por exemplo, de água e gás);
d) Os elementos metálicos da construção e as canalizações metálicas de aquecimento central e de ar condicionado (sempre que possível)
..."

Pela alínea c), dá ideia que se terão de ligar as canalizações de gás ao terminal principal de terra. Ou não estarei a interpretar bem?

Cumprimentos

sim é isso mesmo. Aliás, já existem caixas de medição de terra, com barramento para isso tudo
djmellowdeep
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 jul 2008, 22:42

Mensagem por djmellowdeep »

boas

eu sou instalador de gas e uma vez tb deparei-me com essa questao e o que me disseram é que a ligaçao terra tem que ser de acordo com o que diz na lei das instalaçoes electricas portanto pode ser ligada a terra da instalaçao electrica
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

sem dúvida enviar a ligação terra(do gás) ao barramento geral de terras do edificio.

abraço João silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”