Armários de Distribuição Enterrado?

fcasais
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2007, 17:03

Armários de Distribuição Enterrado?

Mensagem por fcasais »

Olá a todos,

Pedia que alguém me confirmasse se existe algum tipo de armário de distribuição ( rede de um loteamento) que dê para enterrar.
Numa câmara municipal, e após a EDP ter aprovado o projecto vieram com um regulamento da câmara que diz, e passo a citar:
"... a execução das redes e respectivos equipamentos das infra-estruturas de telecomunicações, de energia ou de outras devem ser enterradas, apenas se admitindo o recurso a situações alternativas na impossibilidade da sua concretização..."
No oficio vem:
"Neste sentido todos os armários deverão ser enterrados em conformidade com as disposições indicadas..."

Não tenho conhecimento de armários para enterrar, mas ainda sou novo nisto.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Armários de Distribuição Enterrado?

Mensagem por gemini »

fcasais Escreveu:Olá a todos,

...
também me recordo de já ter ouvido falar nesse assunto, mas.... tal como tu, tb sou novo nisto :oops: não sei pormenores
Learning is the goal!!
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

fcasais Escreveu:Olá a todos,

Pedia que alguém me confirmasse se existe algum tipo de armário de distribuição ( rede de um loteamento) que dê para enterrar.
Numa câmara municipal, e após a EDP ter aprovado o projecto vieram com um regulamento da câmara que diz, e passo a citar:
"... a execução das redes e respectivos equipamentos das infra-estruturas de telecomunicações, de energia ou de outras devem ser enterradas, apenas se admitindo o recurso a situações alternativas na impossibilidade da sua concretização..."
No oficio vem:
"Neste sentido todos os armários deverão ser enterrados em conformidade com as disposições indicadas..."

Boas.
Não tenho conhecimentos de causa para me pronunciar sobre armários de electricidade, pois nunca vi nenhum enterrado.
Em termos de telecomunicações, já vi algumas vezes câmaras subterrâneas onde estão instalados os repartidores e por vezes equipamentos. Essas câmaras são tipo umas salas de 2*2 ou 2*1 mt, têm uma tampa idêntica de ferro idêntica às do saneamento, e têm umas escadas presas à parede para descer. Calculo que essas câmaras tenham sistemas de drenagem para nunca ganharem água, mesmo com as chuvas.
Em termos eléctricos só se for algo idêntico, mas a ser é mais complexo, pois há sempre mais armários eléctricos do que de telecomunicações.
Alguém te tenha mais conhecimentos de causa que se pronuncie.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Antigamente, (na pré-história) as caixas eram todas à face do passeio, não havia caixas a ocupar espaço nos passeios, inclusive algumas de manobra em 15.000V. Depois alguém gostou de por caixas nos passeios (menos humidade e menos água nas caixas).

Actualmente são sobre os passeios.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
fcasais
Curioso
Curioso

Mensagem por fcasais »

Mário Escreveu:Boas

Antigamente, (na pré-história) as caixas eram todas à face do passeio, não havia caixas a ocupar espaço nos passeios, inclusive algumas de manobra em 15.000V. Depois alguém gostou de por caixas nos passeios (menos humidade e menos água nas caixas).

Actualmente são sobre os passeios.

Cump.
Mário
Quiz dizer "..sob os passeios" e não sobre, certo?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Ai, ai, ai

Sob e sobre.JPG
Sob e sobre.JPG (15.94 KiB) Visto 2744 vezes
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Certo "sobre" em cima.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

:evil: :evil: :evil: :evil:

chamuscou-se :oops: :mrgreen: :lol:
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Enterrados mortos ou vivos
nyno
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2008, 13:34

Mensagem por nyno »

gostava de saber qual é essa câmara municipal, não existem armários de distribuição enterrados...
é muito estranho isso a não ser que tenha sido algum arquitecto a fazer esse regulamento municipal.
qualquer regulamento municipal não se pode sobrepor ás DMA e outras normas ou regulamentos da EDP, digam qual é a câmara municipal para investigar, pois trabalho numa e desconheço tal coisa
maxmen
Curioso
Curioso
Registado: 23 nov 2007, 16:52

Mensagem por maxmen »

Segundo o Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Baixa Tensão, no Artº65 diz-nos o seguinte:

Localização dos quadros de Armário
Os quadros de armário das redes de distribuição subterrâneas deverão ser instalados nos passeios das vias públicas de forma a não perturbarem a regular circulação dos veículos e das pessoas.

Espero bem que o pessoal dessa câmara não esteja a confundir os quadros de armário com as câmaras de visita...
fcasais
Curioso
Curioso

Mensagem por fcasais »

Bem a Câmara é a do Bombarral e o regulamento está disponível no site da câmara em http://www.cm-bombarral.pt/downloads/Li ... =27&page=4 "Regulamento Municipal das Operações Urbanísticas".

Ver Artigo 77, e 87.

Após conversa com o Arquitecto em que lhe expliquei, que não estava a ver armários enterrados e muito menos a EDP a aceitar outro tipo de armários que não os que eles aprovaram ele chegou à conclusão que o projecto estava bem.
TRIBUNO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 mar 2009, 12:29

Mensagem por TRIBUNO »

Boa Tarde Colegas!

Li os vossos comentários e deixem-me deixar uma pista, a título informativo, os tais armários de enterrar existem mesmo. Não tenho de momento aqui disponíveis elementos técnicos, mas já estive envolvido numa situação em que foram previstos.
São extraordinariamente caros devido à sua complexidade técnica e às condições de manutenção de estanquidade que têm de assegurar.
Penso que em Portugal já existem algumas unidades montadas.
Fiquem Bem!
lmigas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 dez 2007, 09:51

Re: Armários de Distribuição Enterrados?

Mensagem por lmigas »

Em Lisboa ainda existem armários de distribuição enterrados, foram sendo gradualmente substituidos por armários de passeio pois demonstraram ser perigosos para substituição de fusiveis.
Nos concelhos de Sintra, Amadora, Oeiras e Cascais não existem.
Novos armários deste tipo não conheço.
pauloviegas
Curioso
Curioso
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Has thanked: 2 times

Mensagem por pauloviegas »

Nao sei se ainda serve de muito mas vou responder na mesma.
A general electric tem as caixas que precisa, sao umas caixas presurizadas que custam uma pipa de massa mas foram feitas para o fim que precisa.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”