Baterias

Responder
JoaoDuarte
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2008, 17:50

Baterias

Mensagem por JoaoDuarte »

Bom dia, alguem tem alguma literatura sobre dimensionamento de baterias, para UPS's e classificando-as por classes C10, C20..

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Baterias

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que o C10 é só para indicar que tem 9 saidas e o C20 tem 19 saídas, as referencias para a potencia das baterias e o tempo de descarga para a linha não tem a ver com os C10 ou outros "C" .

Penso que é assim.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
faraujo525
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Mensagem por faraujo525 »

Eu não estou muito por dentro desses sistemas mas penso que tenha haver com os circuitos.
JoaoDuarte Escreveu:Bom dia, alguem tem alguma literatura sobre dimensionamento de baterias, para UPS's e classificando-as por classes C10, C20..

Obrigado
botelho
Curioso
Curioso
Registado: 14 jan 2008, 19:50

Mensagem por botelho »

Para dimensionares uma bateria para uma UPS deves saber qual é a tensão "intermédia" DC (ou quantos blocos ou elementos de bateria é que necessitas), bem como a potência da UPS. (Tensão flutuante/13,5V dá-te o numero de blocos de 12V).

Normalmente as UPS de média capacidade utilizam blocos de baterias de 12V. (as mais utilizadas são as de 7Ah-12V, mas depende da potência da UPS)

Para dimensionares a bateria, o mais fácil é seguires as tabelas (Watts) dos catálogos das baterias, que te dão a potência das baterias para um dado regime de descarga (ou seja: o tempo de autonomia que pretendes). att que há UPS que têm 2 ou mais bancos de baterias

Se for para uma UPS que tenhas, Cuidado com a escolha de baterias, porque uma das condicionantes é o espaço que tens no interior do armário da UPS. Aqui procuram-se baterias que caibam no armário (é como o nosso pronto a vestir ;-)))) :D )

Infelizmente, as baterias que as UPS´s utilizam são "lixo", ie: de mto fraca qualidade. A culpa é do mercado, se um fabricante de UPS fornecesse baterias boas, não vendia as UPS que fabrica. No mercado existe muita escolha. (Duvida das muito baratas, o que é bom tem preço justo)

C10 ou C20 é o melhor regime de descarga da bateria para a sua autonomia, ou seja uma Bateria de 100Ah a C10, garante uma descarga de 10Amp em 10h.
Já para uma bateria de 100Ah a C20 garante uma descarga de 5Amp em 20h (esta bateria não te garante os 10Amp em 10 horas).

espero ter ajudado
botelho
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”