Fichas Electrotécnicas
- mariolopes
- Curioso
- Registado: 19 jan 2009, 21:46
- Contacto:
Fichas Electrotécnicas
Boa noite
Caros colegas necessito de preencher as fichas electrotécnicas para uma pequena obra que os meus pais estão a fazer na casa.
Assim consultando os Regulamentos:
1. A potência prevista deve ser de 6,9 KVA
2. Nas entradas o tipo de codutores é H07V-U
A secção é de 6 mm2
Prot. Mecânica VD 40
3. A minha dúvida é:
O ponto Inst. utiliz. onde devem ser definidos o número de circuitos e tipo de circuitos. Já vi nos ditos regulamentos a natureza dos circuitos (iluminação, tomadas , fogões etc...) e a sua relação com a secção dos condutores. A minha dúvida é: como se determina o número de circuitos necessários, como é que chego à conclusão que necessito por exemplo de 4 circ. a 1.5mm2 c/ prot. 10 A? Como se calculam os números de circuitos necessários?
Alguém ajuda?
Caros colegas necessito de preencher as fichas electrotécnicas para uma pequena obra que os meus pais estão a fazer na casa.
A secção é de 6 mm2
Prot. Mecânica VD 40
3. A minha dúvida é:
O ponto Inst. utiliz. onde devem ser definidos o número de circuitos e tipo de circuitos. Já vi nos ditos regulamentos a natureza dos circuitos (iluminação, tomadas , fogões etc...) e a sua relação com a secção dos condutores. A minha dúvida é: como se determina o número de circuitos necessários, como é que chego à conclusão que necessito por exemplo de 4 circ. a 1.5mm2 c/ prot. 10 A? Como se calculam os números de circuitos necessários?
Alguém ajuda?
-
- Curioso
- Registado: 18 jan 2009, 17:29
Re: Fichas Electrotécnicas
Por norma cada circuito de iluminação faz 3 a 4 divisões isso ja vai depender das divisões e tambem dos pontos de luz que vai meter.
Quanto ás protecço~es de 16a (tomadas) para as máquinas da cozinha cada tem de ser um directo ,para o resto da casa o maximo de 8 tomadas por circuito, não esquecer do fogão.
Quanto ás protecço~es de 16a (tomadas) para as máquinas da cozinha cada tem de ser um directo ,para o resto da casa o maximo de 8 tomadas por circuito, não esquecer do fogão.
- mariolopes
- Curioso
- Contacto:
Obrigado pela ajudafaraujo525 Escreveu:Por norma cada circuito de iluminação faz 3 a 4 divisões isso ja vai depender das divisões e tambem dos pontos de luz que vai meter.
A casa tem 4 quartos em cima duas casas de banho, cozinha, sala e corredor
Por baixo é cave ampla
Pelas minhas contas e tendo em conta a sua informação:
6 circuitos de luz 1,5 mm2 c/ prot. 10A
8 circuitos a 2,5 mm2 prot 16A
1 (ou 2?) circuitos para fogão 4 mm2 c/ prot 20A
Falaram-me na entrada em vez de secção 6mm2 , ter 10 mm2. O que acham?
- mariolopes
- Curioso
- Contacto:
Não percebo. Julgo que isso está no regulamento. Alguma ideia melhor?ohmico Escreveu:E continuam a insistir nas oito tomadas por circuito!?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Porque é que não pode instalar 10...ou 12? se o que manda é o disjuntor que protege o circuito?
O facto de instalar uma dúzia de tomadas pode ser só por uma questão de comodidade de utilização e não por necessitar de ligar uma dúzia de equipamentos que consumam mais do que os 16A habituais nestes circuitos.
Já agora, se puder, diga onde está isso escrito.
Ohmico
O facto de instalar uma dúzia de tomadas pode ser só por uma questão de comodidade de utilização e não por necessitar de ligar uma dúzia de equipamentos que consumam mais do que os 16A habituais nestes circuitos.
Ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Portaria 949-2006 Regras técnicasohmico Escreveu:Porque é que não pode instalar 10...ou 12? se o que manda é o disjuntor que protege o circuito?
Ohmico
801.5.3 — Circuitos finais.
Em locais de habitação, os circuitos finais devem, em regra, ser monofásicos. Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de utilização.
Subentende-se que o mesmo se aplica a candeeiros e afins
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
nelmindo Escreveu:Portaria 949-2006 Regras técnicasohmico Escreveu:Porque é que não pode instalar 10...ou 12? se o que manda é o disjuntor que protege o circuito?
Ohmico
801.5.3 — Circuitos finais.
Em locais de habitação, os circuitos finais devem, em regra, ser monofásicos. Em locais de habitação, cada circuito final não deve, em regra, alimentar mais do que oito pontos de utilização. Para efeitos da contagem do número de pontos de utilização por circuito, duas (ou mais) tomadas de 16 A agrupadas num mesmo aparelho, são consideradas como um único ponto de utilização.
Subentende-se que o mesmo se aplica a candeeiros e afins
Mas isto não contradiz o que escrevi anteriormente.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Pois é "não deve" não é "não pode" é o nosso Português.
Mas por norma o pessoal não instala mais de 8, da mesma maneira que aceitam as duplas como uma só.
Cump.
Mário
Pois é "não deve" não é "não pode" é o nosso Português.
Mas por norma o pessoal não instala mais de 8, da mesma maneira que aceitam as duplas como uma só.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Não querendo lançar uma acha na fogueira, interpretem a lei como entenderem mas, se puserem poucos circuitos para poupar nos disjuntores e tiverem um azar, ficando com uma porrada de tomadas sem energia, vão ficar todos contentes.
Eu pelo menos ficava... com ganas de matar o instalador!
Mas pronto, é ao critério do projectista...
Eu pelo menos ficava... com ganas de matar o instalador!
Mas pronto, é ao critério do projectista...
ja agora podiam disser kual a potencia normal para as tomadas de usos gerais. e ke tou a faser um trb na escola e perciso saber para faser a potencia a contratar.obrigad
Se é uma vivenda e o contador fica no muro, "se a entrada vai ser enterrada", então deveria ser: LSVAV; ou VAV. As normas permitem,também,cabos do tipo VV, XV, LXV etc mas como isso é domínio da sra. absoluta EDP, pelo menos na minha zona e arredores, obrigam aqueles cabos.(Se o contador fica na parede da própria casa, ou se trata de um edifício colectivo, retiro o k disse). Sobre o preenchimento da ficha eléctrotécnica, ñ há k preocupar. Já entreguei mts sem essa parte, apenas definia a potência. Aquando do prenchimento das fichas para a Certiel, então sim, terás que discriminar tudo.mariolopes Escreveu:Boa noite
A secção é de 6 mm2
Prot. Mecânica VD 40
3. A minha dúvida é:
Alguém ajuda?
- mariolopes
- Curioso
- Contacto:
É
Defini apenas a potencia nas fichas electrotécnicas, o resto parece adivinhação, não é?
Defini apenas a potencia nas fichas electrotécnicas, o resto parece adivinhação, não é?