diferencias??

skelt
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Has thanked: 5 times
Been thanked: 2 times

diferencias??

Mensagem por skelt »

tenho um quadro onde estao varios diferencias uns de 30ma e outros de 300ma se fizer um xante entre o neutro dos diferenciais e a terra os de 30ma vem abaixo e os de 300ma nao vem.
porque será?
tambem se xantar os neutros de dois diferencias difrentes tambem nao desligam será que o probelema está relacionado?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: diferencias??

Mensagem por nelmindo »

tudo a haver com as correntes que estão a percorrer os circuitos ("xantes") que está a criar. Em alguns dos casos dispara, em outros não
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

parece isso estar correto teremos que ter primeiro o de 300mA só depois o de 30mA só assim teremos um bom

dimensionamento

imaginamos isto a entrada do quadro temos um de 300mA para toda a instalação e para a casa de banho teremos que

ter um de 30mA logo ao termos uma passagem na casa de banho ira disparar o de 30mA que e mais sensível que o de

300mA logo assim estará bem dimensionado
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Nunca se pode #shuntar" os neutros dos diferenciais, nem os ligar á terra.
skelt
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Has thanked: 5 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por skelt »

nelmindo Escreveu:tudo a haver com as correntes que estão a percorrer os circuitos ("xantes") que está a criar. Em alguns dos casos dispara, em outros não
podias explicar isso melhor?
é ke normalmente se trocar dois neutros difrentes eles disparam logo se encostar um neutro á terra ele dispara eu faço isso de proposito e eles nada só os de 30ma é ke vem abaixo
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso são experiências de principiante
faraujo525
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Mensagem por faraujo525 »

Por acaso ja tenho vindo a reparar que não percebes nada de electrecidade
Duzia12 Escreveu:Nunca se pode #shuntar" os neutros dos diferenciais, nem os ligar á terra.
faraujo525
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Mensagem por faraujo525 »

Pode se dar ao caso de o difrencial de 300ma estar avariado esperimenta troca lo para teres a certeza
skelt Escreveu:
nelmindo Escreveu:tudo a haver com as correntes que estão a percorrer os circuitos ("xantes") que está a criar. Em alguns dos casos dispara, em outros não
podias explicar isso melhor?
é ke normalmente se trocar dois neutros difrentes eles disparam logo se encostar um neutro á terra ele dispara eu faço isso de proposito e eles nada só os de 30ma é ke vem abaixo
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

concordo com o duzia12 nunca se pode shuntar os neutros de um diferencial para o outro isso provavelmente causa disparo do mesmo.
helbel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jan 2009, 19:53

Mensagem por helbel »

qual dos neutros?
se houver passagem do neutro a terra do diferencial de 300mA, tambem tem que disparar...
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Caro amigo já mediu a terra? pode não ter a terra em condições!
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por bluespirit »

Um diferencial (interruptor, suponho que seja o caso) não tem outra função que não seja detectar "passagens á terra".
Quando fazes um shunt entre o neutro e a terra (e suponho que esse teste é feito sem os circuitos estarem em carga), e no caso de haver uma diferença de potencial entre F-T, o que vai originar é a circulação de uma corrente.
O que me parece é que essa corrente será muito fraca, mas superior aos 30mA e inferior aos 300mA.
Shunt entre dois neutros (se os diferenciais não estiverem em carga, repito) não pode/deve originar disparos.
Caso o teste referido seja feito em carga, só pode ser o diferencial avariado.
Esta é a minha opinião.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Esta questão levantou-me algumas dúvidas:

- Porque não serve o teste feito com o botão de teste do referido diferencial, para verificar se o mesmo dispara ou não? (não estou a falar de tempos de resposta, que isso é outro assunto).

#flechaspt#
-#concordo com o duzia12 nunca se pode shuntar os neutros de um diferencial para o outro isso provavelmente causa disparo do mesmo.#

Gostava que me explicassem porque é que o diferencial havia de disparar neste caso.

Ou será que os neutros a jusante dos diferenciais, estando os mesmos ligados, têm potenciais diferentes?.

#faraujo525
Assunto da Mensagem: Re: diferencias??

Duzia12 Escreveu:

Por acaso o colega sabe com quem está a falar? já há muito que se perdeu a vergonha de dizer asneiras, quando muito se não entendeu o comentário de Duzia 12 o que tem a fazer é solicitar explicação, se o mesmo estiver para a dar.

Bom sábado
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

Eu estava a referir-me quando ambos os diferenciais estão em carga.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Esta questão levantou-me algumas dúvidas:

- Porque não serve o teste feito com o botão de teste do referido diferencial, para verificar se o mesmo dispara ou não? (não estou a falar de tempos de resposta, que isso é outro assunto).

#flechaspt#
-#concordo com o duzia12 nunca se pode shuntar os neutros de um diferencial para o outro isso provavelmente causa disparo do mesmo.#

Gostava que me explicassem porque é que o diferencial havia de disparar neste caso.

Ou será que os neutros a jusante dos diferenciais, estando os mesmos ligados, têm potenciais diferentes?.

#faraujo525
Assunto da Mensagem: Re: diferencias??

Duzia12 Escreveu:

Por acaso o colega sabe com quem está a falar? já há muito que se perdeu a vergonha de dizer asneiras, quando muito se não entendeu o comentário de Duzia 12 o que tem a fazer é solicitar explicação, se o mesmo estiver para a dar.

Bom sábado

a ra~zao dos difrenciais disparem (um ou os dois ao mesmo tempo) quando se ligam os neutros a um só ponto, prende-.se ao facto das correntes que circulam no loop criado serem pequenas mas suficientes para fazer o disparo. Basta ter uma diferença de potencial de 0,5V e um resistencia entre contactos, fios e ligações na ordem de 0,5ohm, para haver uma circulação de 1A!!!
Os criadores de rádios e hi-fi antigos e caseiros, tinham muito cuidado com a escolhas das terras/massas para não criar o ruido branco ou rosa, no som, já que era muito sensivel a escolha do refernciais, por essa razão. As correntes eram consideráveis, mesmo a ddp pequenas, na ordem dos mV....
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”