diferencial acho eu...

Responder
Terrenas
Curioso
Curioso
Registado: 20 jan 2009, 22:33

diferencial acho eu...

Mensagem por Terrenas »

Boa noite a todos!
Tenho uma maquina de soldar de 130 amperes na garagem que uso para uns biscates e que em certas alturas, solda que é uma maravilha, nem precia de estar na potencia maxima e tem outras que nem da para soldar , penso que seja da intencidade da corrente fornecida pela edp,essa intencidade nao deveria ser constante? sera do diferencial? ou o motivo sera outro? Ha maneira de medir essa intencidade? como? É que a diferenca é abismal... e nao tem a ver com o que tenho ligado em casa porque ja esprimentei desligar tudo e o resultado e o mesmo.
Alguem me da umas dicas?
Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: diferencial acho eu...

Mensagem por Duzia12 »

Medir a tensão com um voltímetro no quadro da casa, junto á máquina, essa é que tem de estar entre os 230+-10% ou seja entre 207 V-254 Volts., nas horas de ponta as de maior consumo.
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

possivelmente sera da maquina de soldar.
Terrenas
Curioso
Curioso
Registado: 20 jan 2009, 22:33

Mensagem por Terrenas »

Boas!
Nao me parece que seja da maquina, se bem que tambem se poderia por essa questao.
Fiz o que o amigo Duzia12 sugeriu e qual nao e o meu espanto quando vejo no voltimetro 181 volts isto cerca das 7 da tarde , as 8 e pouco da noite ( hora a que escrevo este post) mede 198 v.
A minha pergunta agora, se alguem me poder dar resposta, é:
Isto é normal?
Devo reclamar a EDP?

Agradeço a vossa atençao!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

É da tensão da rede da EDP, deves reclamar, não sei é se vão ligar a isso
wvieira1
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 10:43

Mensagem por wvieira1 »

Duzia12 Escreveu:É da tensão da rede da EDP, deves reclamar, não sei é se vão ligar a isso
Acho que deve reclamar. Se a EDP não responder, escreva à ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Eléctricos). Eu tive (tenho) um problema semelhante. Cheguei a queimar uma bomba de um furo devido a esta anomalia (presumo eu). Reclamei para a EDP que não deu grande importância ao caso. Reclamei para a ERSE, a qual contactou a EDP. O comportamento da EDP alterou-se completamente. Colocaram um registador na instalação durante 48 horas a registar a variação de tensão. Concluiram que realmente havia quedas de tensão mas não em mais de 90% dos casos, o que, de acordo com a legislação, não constitui violação por parte da EDP. Esqueceram-se foi de mencionar que sempre que havia consumo de corrente significativo a tensão baixava, voltando a valores normais apenas com consumos muito baixos. Reclamei novamente dizendo à EDP que voltassem a colocar os registadores que eu iria deixar os aparelhos de maior consumo ligados durante as 24 horas. Após este pedido fui contactado telefonicamente por um Eng. da EDP que me disse que estava a fazer obras e que a situação iria melhorar. Substuí a bomba danificada por uma menos potente e tudo tem funcionado bem. Mas, agora estou em obras e presumo que depois de as concluir, com novo equipamento instalado irei ter problemas novamente.

Para resumir: Se lhe propuserem a colocação dos registadores, certifique-se que coloca equipamento a funcionar durante bastantes horas para que eles não argumentem com os 90% do tempo.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”