Secção neutro
-
- Curioso
- Registado: 12 jan 2009, 15:55
Secção neutro
De acordo com as RTIEBT, a secção do neutro e do condutor de protecção é metade da secção do condutor de fase, a partir de 25 mm2. A minha pergunta é: dimensionar a secção do neutro igual à secção do condutor de fase é incorrecto?Ou pode-se chamar sobredimensionamento?
Se for incorrecto, que problemas pode provocar?
Se for incorrecto, que problemas pode provocar?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Secção neutro
Boas
Depende da aplicação, se for só para trifásico (motores) pode-se chamar sobredimensionamento, mas se for para um edificio de escritórios onde a maior parte do consumo é em mono o neutro tem que suportar a intensidade das 3 fases, isto para não dar problemas de harmónias.
Cump.
Mário
Depende da aplicação, se for só para trifásico (motores) pode-se chamar sobredimensionamento, mas se for para um edificio de escritórios onde a maior parte do consumo é em mono o neutro tem que suportar a intensidade das 3 fases, isto para não dar problemas de harmónias.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Os cabos é para sistema trifásico, esqueci-me de mencionar.
É que estou a ver uma proposta de um empreiteiro, e ele dimensiona a secção neutro igual à secção de fase.
Então na tua opinião não há problema, certo?Mas sobredimensionando, estamos a gastar mais dinheiro, não é?
É que estou a ver uma proposta de um empreiteiro, e ele dimensiona a secção neutro igual à secção de fase.
Então na tua opinião não há problema, certo?Mas sobredimensionando, estamos a gastar mais dinheiro, não é?
-
- Curioso
Que norma?Duzia12 Escreveu:Não há sobredimensionamento a norma diz que secção_fase=secção_neutro
É que segunda as regras técnicas de baixa tensão a partir de 25 mm2 a secção do neutro é metade da de fase.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
in regras técnicas de que falain tha house Escreveu:Que norma?Duzia12 Escreveu:Não há sobredimensionamento a norma diz que secção_fase=secção_neutro
É que segunda as regras técnicas de baixa tensão a partir de 25 mm2 a secção do neutro é metade da de fase.
524.2 — O eventual condutor neutro deve ter a mesma secção que os condutores de fase
524.3 (...) o condutor neutro pode ter uma secção inferior à secção dos condutores de fase se forem verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) A corrente máxima susceptível de percorrer o condutor neutro em serviço normal, incluindo a das eventuais harmónicas, não for superior à corrente admissível
correspondente à da secção reduzida do condutor neutro;
b) O condutor neutro estiver protegido contra sobreintensidades de acordo com as regras indicadas na secção 473.3.2;
c) A secção do condutor neutro não for inferior a 16 mm², se de cobre, ou a 25 mm², se de alumínio.
-
- Curioso