Boa noite meus amigos,
Eu sou ainda um pouco novato nesta área e como era de esperar não consigo dar resposta a todos os problemas,
e agora penso eu apareceu-me um dos mais complicados, é o seguinte; fui chamado a um cliente que num motor monofásico com uma potência de 4000 watts e um cos 0,7, quer ligar em triângulo 3 condensadores
para diminuir os Var, mas que isso? e que condensadores são esses? alguem me pode dar uma ajudinha? agradecia imenso:
Carlos Papandreus
Motor monofásico
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Motor monofásico
Bem eu penso que ele deseja diminuir a potencia reactiva colocando um condensador na alimentação monofásica do
motor penso que será isto deixa-me adivinhar o Var devera ser voltes amperes reactivos que será potencia reactiva
motor penso que será isto deixa-me adivinhar o Var devera ser voltes amperes reactivos que será potencia reactiva

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Curioso
- Registado: 12 jan 2009, 15:55
Isso não são chamados os bancos de condensadores?Corrijam-me se estou enganado.
E penso que tem exactamente essa função de diminuir potencia reactiva (Unidade SI - var).
Nota: Posso acrescentar que pela EDP em BT não se paga energia reactiva, mas em MT com um factor de potencia menor de 0,93 já se paga.
Cumps.
E penso que tem exactamente essa função de diminuir potencia reactiva (Unidade SI - var).
Nota: Posso acrescentar que pela EDP em BT não se paga energia reactiva, mas em MT com um factor de potencia menor de 0,93 já se paga.
Cumps.
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
pois penso que será mesmo isso que o senhor deseja 

Continue a participar activamente.
È isso mesmo amigo. O que o cliente deseja é inserir condensadores no circuito de alimentação do motor com o intuito de reduzir a energia reactiva da instalação, ou seja, aumentar o cos(fi) , sendo o ideal o cos(fi) ser igual a 1 mas isso nunca se consegue mas consegue-se andar muito próximo desse valor. A energia reactiva paga-se e com a instalação dessas baterias o retorno do investimento leva dependendo do tipo de motor associado uns anitos portanto certifica-te primeiro se esse motor vai ter um payback, ou seja , se o motor tem uma vida útil superior ao retorno do investimento caso contrário isso não é viável.
Mas visto que és tu que vendes nem tens de ter isso em conta!
Mas visto que és tu que vendes nem tens de ter isso em conta!

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
4 Kw em monofásico ? Cá na nossa terrinha?
Cump.
Mário
4 Kw em monofásico ? Cá na nossa terrinha?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."