Certificação PC distâncias superiores a 100m

Responder
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Certificação PC distâncias superiores a 100m

Mensagem por sohc »

Boas

Em 2005 fiz um projecto de um condomínio fechado com vários edifícios em que usei TVHV nas zonas comuns.
Dada a dimensão do empreendimento tenho alguns cabos com comprimentos superiores a 100m, que, sabe-se agora, dificilmente apresentam os valores necessários na certificação.

O empreendimento está agora pronto a ser certificado, mas há a questão destes cabos superiores a 100m.

Segundo fui informado já ouve casos semelhantes que se resolveram com uma exposição à Anacom ou com uma adenda ao projecto justificando a utilização destes cabos.

Alguém já teve um caso destes?

Cump.s

P.S.: O que estão a usar em zonas comuns em casos m que precisam de levar 200 ou 300 pares a distância superiores a 100m? UTP 100/ ? Ouvi dizer que existe mas nunca o vi com os meus próprios olhos...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Certificação PC distâncias superiores a 100m

Mensagem por Varejo »

sohc Escreveu:Boas

Em 2005 fiz um projecto de um condomínio fechado com vários edifícios em que usei TVHV nas zonas comuns.
Dada a dimensão do empreendimento tenho alguns cabos com comprimentos superiores a 100m, que, sabe-se agora, dificilmente apresentam os valores necessários na certificação.

O empreendimento está agora pronto a ser certificado, mas há a questão destes cabos superiores a 100m.

Segundo fui informado já ouve casos semelhantes que se resolveram com uma exposição à Anacom ou com uma adenda ao projecto justificando a utilização destes cabos.

Alguém já teve um caso destes?

Cump.s

P.S.: O que estão a usar em zonas comuns em casos m que precisam de levar 200 ou 300 pares a distância superiores a 100m? UTP 100/ ? Ouvi dizer que existe mas nunca o vi com os meus próprios olhos...
Boas, para a rede colectiva podes usar na mesmo cabo cat.3, a questão dos 100m é para cabos de rede, ou seja já na rede individual, é que fazem certificação a cat.5E, (dados) e nesses parametros é que os cabos garantem até 100m distancia, seja a 100mbps ou rede gigabit!!

p.s UTP só conheço até 25/ !!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joao2004
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2008, 15:26

Mensagem por joao2004 »

sohc
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por sohc »

No estrangeiro também já encontrei. Os fornecedores nacionais que contactei é que não o comercializavam...

Varejo: A explicação que me deram na Anacom é que com o cabo TVHV Cat 3, com distâncias superiores a 100m, normalmente não se consegue obter os valores necessários nas medições para ser aprovado como classe C.

Para essas distâncias aconselham a colocar cabos da Cat 5, de modo a, nas medições, obter valores suficientes para passar como classe C ( ver tabela 2 do ponto 1.2 das PET ITED ). Segundo esta tabela, apesar de indicativa, para classe C (freq. max. 16 MHz) temos uma distância máxima de 100m com cat3, 150m com cat4 e 160m para cat5.) Ora, a tabela 3 do mesmo ponto, para a instalação ser classificada com o nível de qualidade 1a, necessário na rede colectiva, obriga a cumprir os requesitos da classe C...

Passo a transcrever parte da resposta que a Anacom meu deu quando questionei, mais recentemente, sobre um caso em que também tinhauma distância superior a 100m na zona comum:
"Na ligação do ATE aos ATI das fracções deverão ser utilizados materiais adequados ás condições desta instalação. Devido às distancias envolvidas, deverão ser utilizados cabos de pares de cobre de categoria 5 ou superior, de modo a possibilitar a garantia da classe C da ligação;"
Neste caso foi fácil de resolver pois só necessitava de 12 pares. Agora em casos com 100 e mais pares...

Cump.s
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por bluespirit »

"...Os fornecedores nacionais que contactei é que não o comercializavam..."

Depende do distribuidor escolhido :wink:
É uma questão de encomendar ao fornecedor (GENERAL CABLE, NEXANS ou ACOME - os que conheço), podes é estar sujeito a prazos de entrega de 5/6 semanas e a quantidade de encomenda minima.
Para 25 Pares da General Cable, por exemplo, posso garantir que é normal de stock (e se não existir para entrega imediata, demora cerca de 2 semanas).
Aquilo que penso estar a acontecer nas situações de 100 pares, é passar 4 cabos.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, esse UTP é de cat.3 !!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por sohc »

Coloquei a questão à ANACOM há algum tempo e liguei para lá agora. A informação que me deram é que está o meu pedido está em fila de espera, pois os pedidos de esclarecimentos são muitos e não estão a dar vazão...

Alguém com um caso semelhante?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”