Quero fazer o teste com aparelho adquado a um diferêncial para saber se dispara e para obter o tempo de disparo etc.
Havendo no quadro vários diferênciais e não podendo desligar toda a instalação de uma vez poderei ir desligando por etapas todos os circuitos dependurados de um diferêncial) já que está gente a trabalhar e não posso parar a laboração de forma geral mas sim parcelarmente.
Como devo proceder para fazer o teste, não danificar a instalação e não danificar o aparelho de teste?
Poderão as cargas (iluminação, computadores, irradiadores por ex.) ficar ligadas ao circuito a testar durante o teste ou terão que ser desligadas?
Obrigado
Duvida - Teste de diferênciais
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Duvida - Teste de diferênciais
Poderás fazer o teste ao diferencial em carga mas depois vais obter o que não queres o diferencial ira disparar
Julgo que será isto que desejas saber
Julgo que será isto que desejas saber

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
E não estrago o aparelho de teste? nem estrago qualquer equipamento com o aparelho de teste? de certeza ? já experimentaste alguma vez?
Obrigado
Obrigado
- admin
- Admin
- Contacto:
Então como testas o diferencia ?
Mas que aparelho é
o que eu conheço e feito uma passagem a massa e pode ser feita em carga
podes postar fotos do aparelho o manual
Mas que aparelho é

o que eu conheço e feito uma passagem a massa e pode ser feita em carga
podes postar fotos do aparelho o manual
O aparelho foi comprado há muito tempo estava por lá a um canto e não tenho manual.
No entanto, é bastante completo, mede resistências de isolamento, resistências de terra , testa diferenciais, mede quedas de tensão e mais uns testes que não me lembro agora.
Pelo que vi tem que se seleccionar a tensão de contacto (50 ou 25 Volt) , a corrente diferêncial do diferencial a testar e traz uma ficha para se ligar a uma tomada.
Como não tenho o manual nem outro aparelho pensava que tinha que se isolar o circuito onde está o diferencial a testar e o aparelho fazia tudo como no caso de uma medição de resistência de isolamento que é necessário desligar.
Mas como dizes terás razão já que fizeste o teste.
Vou testar como dizes, não haverá então problemas, mas não será conveniente desligar antes os aparelhos com electrónica como um computador?
Obrigado
No entanto, é bastante completo, mede resistências de isolamento, resistências de terra , testa diferenciais, mede quedas de tensão e mais uns testes que não me lembro agora.
Pelo que vi tem que se seleccionar a tensão de contacto (50 ou 25 Volt) , a corrente diferêncial do diferencial a testar e traz uma ficha para se ligar a uma tomada.
Como não tenho o manual nem outro aparelho pensava que tinha que se isolar o circuito onde está o diferencial a testar e o aparelho fazia tudo como no caso de uma medição de resistência de isolamento que é necessário desligar.
Mas como dizes terás razão já que fizeste o teste.
Vou testar como dizes, não haverá então problemas, mas não será conveniente desligar antes os aparelhos com electrónica como um computador?
Obrigado
- admin
- Admin
- Contacto:
Bem como tem ficha para ligar a tomada e mais uma razão para ligar em carga .
Sim desliga todo equipamento pois o diferencial ira disparar
Já viste uma instalação para testar diferencial termos que desligar o ramal de chegada para podermos testar não faz muito sentido
Mas poderás fazer um teste inicial para não teres dúvidas um diferencial bom faz um teste com o diferencial desligado da rede e veras que não acontece nada .
Assim ficaras mais descansado
Também não te posso dar a certeza sem conhecer o equipamento que estas a utilizar
Tanto que a ficha de ligação do equipamento terá um terminal de ligação a terra
Sim desliga todo equipamento pois o diferencial ira disparar
Já viste uma instalação para testar diferencial termos que desligar o ramal de chegada para podermos testar não faz muito sentido
Mas poderás fazer um teste inicial para não teres dúvidas um diferencial bom faz um teste com o diferencial desligado da rede e veras que não acontece nada .
Assim ficaras mais descansado
Também não te posso dar a certeza sem conhecer o equipamento que estas a utilizar
Tanto que a ficha de ligação do equipamento terá um terminal de ligação a terra