circuito de tomadas no limite
circuito de tomadas no limite
Viva e mais uma vez os meus parabens aos administradores e todos os utilizadores deste fórum.
Aqui vai o meu caso...
Eu e a minha esposa temos um cabeleireiro em que tem 2 circuitos de tomadas em que frequentemente um deles o disjuntor dispara, qual o problema subcarga obviamente. Para resolver a situação dividi os equipamentos pelos dois circuitos, e reslveu até que com o aumento de trabalho existe a necessidade de mais equipamento logo voltei ao mesmo problema só que agora sem margem de manobra nos circuitos.
Qual a solução? já li aqui no forum que passar cabo de 4mm está fora de questão,certo? a solução era fazer o circuito de tomadas todo de novo mas visto a loja ser arrendada ( senhorio é pouco amigo de obras )e se possível não fechar o estabelecimento tipo uma semana para resolver a coisa rebentando paredes e passar tubo, era o ideal!!!
Eis uma solução que aqui deixo mas queria a vossa opinião...
Claro que posso sempre passar novo cabo de 2,5mm na tubagem que já existe ou seja duplicar os fios.
Tenho que passar mais 3 cabos novamente fase, neutro e terra ou posso tipo passar só fase e neutro e o de terra ser comum a todos? É que a tubagem existente não deve levar tanto cabo.
Alguma dica??? Desde já obrigado e desculpas pelo testamento!!
Aqui vai o meu caso...
Eu e a minha esposa temos um cabeleireiro em que tem 2 circuitos de tomadas em que frequentemente um deles o disjuntor dispara, qual o problema subcarga obviamente. Para resolver a situação dividi os equipamentos pelos dois circuitos, e reslveu até que com o aumento de trabalho existe a necessidade de mais equipamento logo voltei ao mesmo problema só que agora sem margem de manobra nos circuitos.
Qual a solução? já li aqui no forum que passar cabo de 4mm está fora de questão,certo? a solução era fazer o circuito de tomadas todo de novo mas visto a loja ser arrendada ( senhorio é pouco amigo de obras )e se possível não fechar o estabelecimento tipo uma semana para resolver a coisa rebentando paredes e passar tubo, era o ideal!!!
Eis uma solução que aqui deixo mas queria a vossa opinião...
Claro que posso sempre passar novo cabo de 2,5mm na tubagem que já existe ou seja duplicar os fios.
Tenho que passar mais 3 cabos novamente fase, neutro e terra ou posso tipo passar só fase e neutro e o de terra ser comum a todos? É que a tubagem existente não deve levar tanto cabo.
Alguma dica??? Desde já obrigado e desculpas pelo testamento!!
Re: circuito de tomadas no limite
se precisarem posso colocar a lista de equipamentos e o seu consumo.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
para este problema, aconcelharia o uso de calha técnica (instalação à vista), conhecida por DLP, onde instalaria as tomadas todas necessárias e os circuitos correnpondentes, sem muitas obras e que provávelmente ficaria mais barato. E com uma grande vantagem final, poder alterar o "layout" sempre que precisar (acrescentar tomadas, retirar tomadas, mudar de sitio as tomadas).
E sim, aumentar a secção não lhe resolve o problema, porque nesse circuito deverá instalar um disjuntor que deverá proteger a instalação até à tomada. Logo se a tomada tem uma intensidade máxima admissivel de 16A, mesmo que coloque um cabo de 10mm2, o circuito estaria limitado ao 16A, por causa da tomada...
E já agora, é sobrecarga e não "subcarga"... Eu percebi, ok?
Atentamente
E sim, aumentar a secção não lhe resolve o problema, porque nesse circuito deverá instalar um disjuntor que deverá proteger a instalação até à tomada. Logo se a tomada tem uma intensidade máxima admissivel de 16A, mesmo que coloque um cabo de 10mm2, o circuito estaria limitado ao 16A, por causa da tomada...
E já agora, é sobrecarga e não "subcarga"... Eu percebi, ok?
Atentamente
Bom dia!
Concordo com a hipotese dada pelo nelmindo! só acrescento uma 'coisinha' que tambem poderá ajudar: Calha DLP de fixação por fita - Muito prática trabalha em qualquer tipo de textura basta ter o cuidado de coloca-la em superficies limpas.
Saudações Energéticas
Concordo com a hipotese dada pelo nelmindo! só acrescento uma 'coisinha' que tambem poderá ajudar: Calha DLP de fixação por fita - Muito prática trabalha em qualquer tipo de textura basta ter o cuidado de coloca-la em superficies limpas.
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
desde já obrigado pelas respostas, quanto aos cabos a passar? terei de passar 3 ou o de terra pode ser comum?
O meu objectivo passando mais cabos seria na primeira tomada os cabos originais na segunda tomada os cabos novos e por ai adiante. ou seja duplicava os circuitos isto claro se o tubo permitir mais cabos.
É que realmente passar calha é uma hipotese apesar de que teria de passar à volta de todo espaço ( 140m2 ) e pessoalmente não gostar muito.
O meu objectivo passando mais cabos seria na primeira tomada os cabos originais na segunda tomada os cabos novos e por ai adiante. ou seja duplicava os circuitos isto claro se o tubo permitir mais cabos.
É que realmente passar calha é uma hipotese apesar de que teria de passar à volta de todo espaço ( 140m2 ) e pessoalmente não gostar muito.
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2008, 11:06
Completamente de acordo com os nossos colegas Nelmindo e 6eo.
Suponhamos que vai colocar 3 tomadas... os 3 fios vão ate à primeira tomada e desta poderao ir para as seguintes tomadas...
Suponhamos que vai colocar 3 tomadas... os 3 fios vão ate à primeira tomada e desta poderao ir para as seguintes tomadas...
pois isso eu sei o problema é que o consumo é muito logo tenho de dividir os circuitos. como está descrito em cima.marcellomartins Escreveu:Completamente de acordo com os nossos colegas Nelmindo e 6eo.
Caro "elbujon", concordo com tudo que foi dito aqui pelos colegas técnicos, mas não posso deixar de referir que para todos e qualquer circuito electrico é sempre necessário fazer o levantemento das potências, para assim dessa maneira poder ser feito o estudo e quantidades de circuitos assim como verificar a potência de entrada, porque não é só aumentar o numero de circuitos e o problema fica resolvido.
espero ter ajudado.
Até sempre FireMen
espero ter ajudado.
Até sempre FireMen
Criticar é façil, ajudar é dificil.
obrigado, mas alguem me sabe dizer se 1 fio de terra pode ou não ser comun a 2 circuitos de tomadas??
- nelmindo
- Team Apoio
não convé, recomenda-se que cada circuito tenha o seu condutor de proteção, para suportar as piores situações.elbujon Escreveu:obrigado, mas alguem me sabe dizer se 1 fio de terra pode ou não ser comun a 2 circuitos de tomadas??
Se eu tiver a dizer alguma asneira avisem, mas nao era mais facil em vez de andar a pôr calhas ou a esboracar as paredes, passar mais duas fases nos tubos existentes e protege-las com disjuntores separados.
ex: fase 1 corta na 1ªtomada e as outras passam directas
fase 2 corta na 2ªtomada e as outras passam directas
fase 3 corta na 3ªtomada e as outras passam directas
etc.....
Neutro e terra cortam em todas as tomadas
è só uma ideia, se os tubos nao tiverem muito maus deve dar para fazer
e sinceramente nao vejo grandes inconvinientes pois nas tomadas trifásicas o neutro e a terra é o mesmo para as 3 fases.
etc.....
è só uma ideia, se os tubos nao tiverem muito maus deve dar para fazer

e sinceramente nao vejo grandes inconvinientes pois nas tomadas trifásicas o neutro e a terra é o mesmo para as 3 fases.
- nelmindo
- Team Apoio
primeiro, as tomadas trifásicas pressupõe que o circuito que alimentam, sejam minimamente equilbrados, depois se "metermos harmónicos ao barulho" a secção igual, já não faz sentido, já que a corrente no neutro pode ser até 3x a corrente de uma das fases (na pior situação). Não é que seja o caso, mas estamos a falar de tomadas monofásicas, por isso não faz sento manter o neutro comum à instalação toda e separar os circuitos apenas pelo condutor de fase. Da maneneira que falou funciona, mas quando um dia falhar, ninguém vai se lembrar que era por causa do neutro ser comum a todas as tomadas monofásicas. E que garantias há de colocar 4 circuitos de tomadas, distribuidos pelas 3 fases e apenas haver um condutor neutro?filipeals Escreveu:Se eu tiver a dizer alguma asneira avisem, mas nao era mais facil em vez de andar a pôr calhas ou a esboracar as paredes, passar mais duas fases nos tubos existentes e protege-las com disjuntores separados.
etc.....
è só uma ideia, se os tubos nao tiverem muito maus deve dar para fazer![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Garantias nao há, mas se o salão fosse meu eu preferia fazer isto (acima descrito) do que andar a espetar calha nas paredes ou na pior das hipoteses andar a partir paredes.
Esta é só a minha opinião, mas claro se fores pelos regulamentos a minha ideia é completamente descabida.
Mas posso dar o exemplo que em casa dos meus paìs, a minha mae tinha a mania de ligar as duas maquinas de lavar ao mesmo tempo numa só tomada e um ano depois os fios arderam, para resolver a situação passei 2 fases para 2 tomadas monofásicas e mantive o mesmo neutro e posso dizer que ainda nao me arrependi e já lá vão 12 anos.
Por isso é que dei a ideia acima.
Mas tal como disse, era o que eu faria...........
Esta é só a minha opinião, mas claro se fores pelos regulamentos a minha ideia é completamente descabida.
Mas posso dar o exemplo que em casa dos meus paìs, a minha mae tinha a mania de ligar as duas maquinas de lavar ao mesmo tempo numa só tomada e um ano depois os fios arderam, para resolver a situação passei 2 fases para 2 tomadas monofásicas e mantive o mesmo neutro e posso dizer que ainda nao me arrependi e já lá vão 12 anos.
Por isso é que dei a ideia acima.
Mas tal como disse, era o que eu faria...........
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 abr 2008, 21:01
elbujon Escreveu:obrigado, mas alguem me sabe dizer se 1 fio de terra pode ou não ser comun a 2 circuitos de tomadas??

boas....
visto esta situação eu concordo em passar apenas mais uma fase dentro da tubagem existente, e protege-la convenientemente com um disjuntor de 16A. o neutro e a terra mantem o mesmo.
nelmindo não querendo discordar contigo, quando referiste que a proteção de terra deve ser preparado, deixa discurdar, porque sou da opinião que pode utiliza-la pois no final o barramento é o mesmo, por isso tanto adianta ter 1/2/3 linhas de terra....
visto esta situação eu concordo em passar apenas mais uma fase dentro da tubagem existente, e protege-la convenientemente com um disjuntor de 16A. o neutro e a terra mantem o mesmo.
nelmindo não querendo discordar contigo, quando referiste que a proteção de terra deve ser preparado, deixa discurdar, porque sou da opinião que pode utiliza-la pois no final o barramento é o mesmo, por isso tanto adianta ter 1/2/3 linhas de terra....