Boas.
Eu sou novo por cá, dou uns toques na eléctricidade e tenho que fazer uma instalaçao num armazem.
As minhas duvidas sao as seguintes:
como Faço um terra? não sei medir os ohms para fazer um terra..
a instalaçao tem de ter um terra prefeito pois vamos ligar equipamentos sensíveis..
vai ter 11 tomadas 3Fazes + N + Terra, será que tenho de por um diferencial para cada tripolar para cada tomada ou ponho por exemplo u dif para 4 tmadas?
o Armazém ja tem um quadro com corrente mas é para mudar logo ja nao tem de ter inspeção de certiel... certo??
obrigado
ABRAÇO DANIEL
Instalação Electrica Para Armazém
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 jan 2009, 15:46
Re: Instalação Electrica Para Armazém
no kuadro k tens ja nao tens fio terra?
se tiveres e so faxer o paralelo om as tomadas..
se nao tiveres e facil e so comprares um electrodo de terra e enfiares num lugar k aches k nao tenha muitas pedras e k ele entre bem..
as tomadas vao ser trifasicas?
se tiveres e so faxer o paralelo om as tomadas..
se nao tiveres e facil e so comprares um electrodo de terra e enfiares num lugar k aches k nao tenha muitas pedras e k ele entre bem..
as tomadas vao ser trifasicas?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Instalação Electrica Para Armazém
Ui, são muitas dúvidas e muitas turras em alguns conceitos funcionais, de protecção de bens e pessoas e económicos, que no fim não estão a ser tidos em conta.Danielbraxen Escreveu:Boas.
Eu sou novo por cá, dou uns toques na eléctricidade e tenho que fazer uma instalaçao num armazem.
As minhas duvidas sao as seguintes:
como Faço um terra? não sei medir os ohms para fazer um terra..
a instalaçao tem de ter um terra prefeito pois vamos ligar equipamentos sensíveis..
vai ter 11 tomadas 3Fazes + N + Terra, será que tenho de por um diferencial para cada tripolar para cada tomada ou ponho por exemplo u dif para 4 tmadas?
o Armazém ja tem um quadro com corrente mas é para mudar logo ja nao tem de ter inspeção de certiel... certo??
obrigado
ABRAÇO DANIEL
Primeiro, a Certiel só é chamada para instalações novas ou que necessitem uma maior potencia do que aquela que está na ficha electrótecnica ou termos de responsabilidade que estão à guarda da EDP.
Um terra "perfeito" não é para proteger equipamentos, mas sim pessoas...
A qualidade da terra não serve como desculpa, para descartar responsabilidades na escolha de soluções mais económicas por parte dos fabricantes de aparelhos "ditos sensiveis"...
Para medir os "ohms" da terra (chama-se a isto, medir a resistência do electrodo de terra) usa-se um aparelho especifico para isso e não se aprende. É ler o manual do dito aparelho, porque cada caso é um caso.
Quando à questão da "feitura" do dito terra, é como o anterior falou em anguns pontos importantes. É necessário fazer o levantamento do terreno e propor as quantidades (um, dois, cinco... electrodos) e os tipos de electrodos (varetas, chapas, tubos). Só depois é que se passa para o dimensionamento das protecções das pessoas (ou seja escolher o calibre e sensiblidade do diferencial, quer seja disjuntor, interruptor ou relé).
Um conselho para não desmoralizar: ao navegar neste forúm, vai encontrar muitas informações úteis, relativamente às questões apresentadas.