Licenciamento de um loteamento!!!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
Licenciamento de um loteamento!!!!
boas tardes caros colegas!!
surgiu me uma proposta, por parte de um arquitecto, para que ficasse responsavel pelo licenciamento de um loteamento ( na area electrotécnica como é lógico), ora sendo eu Engº Electrotécnico que tipo de trabalhos terei eu pela frente, isto é para um licenciamento de um loteamento que areas ou que tipo de projectos terei eu de fazer!? sinceramente nunca me tinha aparecido um trabalho do género e estou completamente as escuras sobre o que é ou não preciso fazer ou projectos a apresentar!!! gostaria que alguém me podesse ilucidar sobre esta matéria!!
Ps- Estou habilitado a realizar projectos Eléctricos, Ited, Gás, e Segurança contra Incêndios!
abraço João Silva
surgiu me uma proposta, por parte de um arquitecto, para que ficasse responsavel pelo licenciamento de um loteamento ( na area electrotécnica como é lógico), ora sendo eu Engº Electrotécnico que tipo de trabalhos terei eu pela frente, isto é para um licenciamento de um loteamento que areas ou que tipo de projectos terei eu de fazer!? sinceramente nunca me tinha aparecido um trabalho do género e estou completamente as escuras sobre o que é ou não preciso fazer ou projectos a apresentar!!! gostaria que alguém me podesse ilucidar sobre esta matéria!!
Ps- Estou habilitado a realizar projectos Eléctricos, Ited, Gás, e Segurança contra Incêndios!
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Been thanked: 1 time
Re: Licenciamento de um loteamento!!!!
assim sem muita informação é um pouco relativo
quantos lotes, utilização dos lotes, etc
pois pode levar ou não PT
tenta saber algo mais
mas pelo menos o projecto da rede de distribuição e telefones tens de fazer, o do PT pode n ser preciso
tens de pedir a viabiliadade a EDP ver o ponto de ligação e o mesmo com a PT
quantos lotes, utilização dos lotes, etc
pois pode levar ou não PT
tenta saber algo mais
mas pelo menos o projecto da rede de distribuição e telefones tens de fazer, o do PT pode n ser preciso
tens de pedir a viabiliadade a EDP ver o ponto de ligação e o mesmo com a PT
eng_jersilva Escreveu:boas tardes caros colegas!!
abraço João Silva
- eng_jersilva
- Velha Guarda
as informações que tenho são o seguinte:
- são sete, 4 de um lado e 3 do outro separados como é logico por um arruamento de acesso a esses lotes.
- em principio, em 5 dos lotes iremos ter moradias unifamiliares(uma por lote) nos restantes 2 teremos moradias geminadas.
então tendo eu estas informações como base quais são os próximos passos a dar!?!
desde ja agradeço a vossa disponibilidade em ajudar.
abraço João Silva
- são sete, 4 de um lado e 3 do outro separados como é logico por um arruamento de acesso a esses lotes.
- em principio, em 5 dos lotes iremos ter moradias unifamiliares(uma por lote) nos restantes 2 teremos moradias geminadas.
então tendo eu estas informações como base quais são os próximos passos a dar!?!
desde ja agradeço a vossa disponibilidade em ajudar.
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
JERSILVA
tratando-se de um loteamento, o que terás de fazer além do que parece estar habituado a fazer (isto é, os projs de ited, electricidade e gás das moradias), são os projectos das redes de abastecimento de energia e telecomunicações.
Ou seja, primeiro calcular as potências necessárias para o loteamento, apurar da viabilidade junto da EDP para saber se leva PT ou não;
Depois, fazer a rede de alimentação aos lotes, com armários de distribuição e os ramais previstos para cada lote (moradia), contando com as necessárias caixas de visita (de passagem ou de acesso aos AD). Por norma o cabo a usar na distribuição cai sempre no LSVAV 4x95 (subterrâneo), conforme te dirá a EDP.
Terá de fazer também o projecto para a rede de iluminação pública, e esta em principio como será subterrânea leva o cabo LSVAV 4x16 (em principio).
Este projecto será enviado para a EDP para aprovação (3 exemplares).
Por fim, falta a rede de telcomunicações, com as tubagens e caixas de visita.
E acho que é isto
tratando-se de um loteamento, o que terás de fazer além do que parece estar habituado a fazer (isto é, os projs de ited, electricidade e gás das moradias), são os projectos das redes de abastecimento de energia e telecomunicações.
Ou seja, primeiro calcular as potências necessárias para o loteamento, apurar da viabilidade junto da EDP para saber se leva PT ou não;
Depois, fazer a rede de alimentação aos lotes, com armários de distribuição e os ramais previstos para cada lote (moradia), contando com as necessárias caixas de visita (de passagem ou de acesso aos AD). Por norma o cabo a usar na distribuição cai sempre no LSVAV 4x95 (subterrâneo), conforme te dirá a EDP.
Terá de fazer também o projecto para a rede de iluminação pública, e esta em principio como será subterrânea leva o cabo LSVAV 4x16 (em principio).
E acho que é isto

Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
desde ja agradeço a vossa ajuda, mas gostaria de saber quem devo contactar nesta fase inicial!? que passos tenho de seguir!? se alguem me podesse responder detalhadamente esses passos agradecia imenso é q não estou por dentro deste tipo de projectos!?
abraço João Silva
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
se tiveres conhecimentos na edp, vais directo a pessoa e com a potencia prevista do lot. perguntas se pode ligar a rede mais próxima e onde.
caso n conhecas ninguem tb podes ir a EDP e entar falar com o eng, responsável
outra hipotese é manda por carta ou entregar na portaria a localização do lot. com os lotes e potências previstas solicitando a viabilidade e ponto de interligação.
se no local já ouver rede de ip (tipo é um terreno ao lado da estada a qual ja passa uma rede aérea ou subterrânea com ip) escusas de apresentar rede de IP
o mesmo para a PT
qqer duvida podes "teclar" pelo msn "trivialll@hotmail.com"
caso n conhecas ninguem tb podes ir a EDP e entar falar com o eng, responsável
outra hipotese é manda por carta ou entregar na portaria a localização do lot. com os lotes e potências previstas solicitando a viabilidade e ponto de interligação.
se no local já ouver rede de ip (tipo é um terreno ao lado da estada a qual ja passa uma rede aérea ou subterrânea com ip) escusas de apresentar rede de IP
o mesmo para a PT
qqer duvida podes "teclar" pelo msn "trivialll@hotmail.com"
Ainda não é obrigatorio para licenciamento o projecto de telecomunicações, pelo menos é o que dizem as camaras.gemini Escreveu:JERSILVA
E acho que é isto
-
- Velha Guarda
pode até não ser, mas se não fizeres as infraestruturas vai ser lindo qdo forem pedir a pt uma linha de telefone para a casa, pois se n ouver tubagens plantam um pose onde calhar o que n fica nada bem.
qto a rede de gás, algumas concessionarias elaboravam o projecto a borla desdeque entregassem o fornecimento a eles, mas em alguns sitiosjá n é assim
qto a rede de gás, algumas concessionarias elaboravam o projecto a borla desdeque entregassem o fornecimento a eles, mas em alguns sitiosjá n é assim
-
- Velha Guarda
sim, mas embora não seja obrigatório, é muito útil e de bom tom incluir já essas infraestruturas!Ybu Escreveu: Ainda não é obrigatorio para licenciamento o projecto de telecomunicações, pelo menos é o que dizem as camaras.
também não custa nada fazer uma planta com 4 ou 5 cx visitas e respectivas tubagens...
Learning is the goal!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Já tinha aqui deixado algures estas folhas de cálculo mas como
já foi há algum tempo volto a disponibilizar porque vais precisar
para fazer os cálculos das potências dos lotes.
Para além das entidades tenta falar também com alguém da câmara
local que por vezes têm algumas condições nestes tipos de projecto,
para dar um exemplo a em Leiria o candeeiro de iluminação pública
é defenido por eles.
já foi há algum tempo volto a disponibilizar porque vais precisar
para fazer os cálculos das potências dos lotes.
Para além das entidades tenta falar também com alguém da câmara
local que por vezes têm algumas condições nestes tipos de projecto,
para dar um exemplo a em Leiria o candeeiro de iluminação pública
é defenido por eles.
- Anexos
-
- fcal.rar
- (64.69 KiB) Transferido 329 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- eng_jersilva
- Velha Guarda
bons dias pessoal desde já o meu mto obrigado pelo vossos esclarecimentos começo agora a ter uma ideia do que é necessario realizar.. ainda assim se alguem tiver mais alguma coisa a acrescentar a aquilo que ja foi dito agradecia!!
então pelo que o pessoal diz aqui o 1 passo a tomar é
verificar a viabilidade da potência a fornecer junto da edp certo!? agora pergunto eu, tendo feito ja esse calculo dirijo me a EDP com o K? é necessario algum formulário levar plantas!? ou basta la xegar com um pequeno resumo do que se quer e com a potência que se quer eles tatam do resto lá!?? colegas peço desculpa por estas perguntas estupidas mas tou as escuras!!!
abraço João Silva
então pelo que o pessoal diz aqui o 1 passo a tomar é
verificar a viabilidade da potência a fornecer junto da edp certo!? agora pergunto eu, tendo feito ja esse calculo dirijo me a EDP com o K? é necessario algum formulário levar plantas!? ou basta la xegar com um pequeno resumo do que se quer e com a potência que se quer eles tatam do resto lá!?? colegas peço desculpa por estas perguntas estupidas mas tou as escuras!!!

abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
viva.
João, desculpa mas nunca mais me lembrei disto!!
se tens o cálculo da potência necessária dirigiste á EDP com a ficha electrotécnica para o loteamento e termo de responsabilidade e abres o PFE, que aí eles dir-te-ão a viabilidade de fornecimento para essa potência/local.
acho que é isto
João, desculpa mas nunca mais me lembrei disto!!
se tens o cálculo da potência necessária dirigiste á EDP com a ficha electrotécnica para o loteamento e termo de responsabilidade e abres o PFE, que aí eles dir-te-ão a viabilidade de fornecimento para essa potência/local.
acho que é isto
Learning is the goal!!
Boas desculpem estar a incomodar, mas gostava de saber se alguém me poderia arranjar algumas folhas de calculo para loteamentos, e para o dimensionamento de Pts.
Desde já os meus sinceros agradecimentos
Desde já os meus sinceros agradecimentos