Ligar motor c/contactor

Jose Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 jan 2008, 12:58

Ligar motor c/contactor

Mensagem por Jose Pereira »

Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V).

O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.

Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).

Será que devo tirar essas chapinha, para ligar os fios que vêem do contactor?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Ligar motor c/contactor

Mensagem por nelmindo »

Jose Pereira Escreveu:Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V).

O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.

Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).

sim. Ao motor chegam seis condutores.
E para fazer essa ligação, são precisos três contactores e não só um como diz no texto.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Jose Pereira Escreveu:Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V).
Pequena correcção nesta afirmação. A bobinagem de arranque, é a que suporta maior voltagem. Neste caso, a bobinagem de arranque é a 380v, que se for submetida apenas a 220v, vai criar um campo electromagnético menor, o que provoca o arranque mais suave do motor.
Jose Pereira Escreveu:O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.
A questão aqui é: Onde vais ligar esse circuito? Em Portugal, embora tenhamos as tensões 220v e 380v, apenas em 380v está disponível o sistema trifásico. Para permitir a ligação estrela/triângulo na rede eléctrica em Portugal, o motor terá de ser de 400v/690v.
Jose Pereira Escreveu:Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).

Como referido, em ligações estrela/triângulo, as chapinhas são removidas e são ligados os 6 condutores que saem do esquema de contactores que tens. Tens de ter em atenção as ligações. Quando os contactores estiverem na posição de triângulo, as fases têm de estar alinhadas, como se as chapinhas estivesses a juntar os bornes do motor 2 a 2. Como neste exemplo, tem de ter a 1ª fase em u e x; 2ª fase em v e y; 3ª fase em w e z. Na posição de estrela, deverá colocar as 3 fases em u; v; w e o contactor do arranque faz o shunt em x; y; z

(cx motor)
u v w
x y z

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"Jose Pereira Escreveu:
Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V)."

Não é "estrela-220V ; triangulo 380V)." Mas sim "triangulo-220V ; estrela 380V)."

Qual é a potência ?

220V trifásicos cá em Portugal não há de distribuição publica.

Convém preencher o perfil, para sabermos a localização e os conhecimentos da área.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

"Jose Pereira Escreveu:
Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V)."

Não é "estrela-220V ; triangulo 380V)." Mas sim "triangulo-220V ; estrela 380V)."

Qual é a potência ?

220V trifásicos cá em Portugal não há de distribuição publica.

Convém preencher o perfil, para sabermos a localização e os conhecimentos da área.

Cump.
Mário

Sim, é verdade. Estes pormenores escaparam-me.
Jose Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas, Obrigado a todos pelas v/respostas.
Acho que o problema é resolvido com a saída das chapinhas no enrolamento triangulo.

Eu tenho o motor que apresentei acima, mas não tenho corrente trifásica, só monofásica (220V). O esquema de ligação que tenho é o que apresento.
EstrelaTriangulo800.jpg
(57.92 KiB) Transferido 768 vezes
Como fazer o arranque estrela/triangulo com o motor em corrente monofásica?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas José Pereira

1- Actualizar o "perfil, profile"
2- Perguntei qual a potência do motor.
3- Quando houver resposta, repondo.

Ps:O esquema, Não serve. :wink:

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Ai a confusão que para aqui vai. :lol:
Se tem só corrente monofásica, como quer fazer arranque estrela/triângulo? Mais, como tenciona ter o binário nominal desse motor?
Para poder ter a potencia nominal do motor alimentando-o em 220v monofásico, aconselho a instalação de um variador de entrada 220v e saída em trifásico.
Como já foi referido, o esquema apresentado apenas serve para ligar motores trifásicos em corrente trifásica.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Jose Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas,
O motor é de 0,5hp.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Um Y/D para 0,5 HP????? :oops: :lol: :lol: :lol: :lol:
Jose Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

patinhofeio Escreveu:Boas...
Ai a confusão que para aqui vai. :lol:
Se tem só corrente monofásica, como quer fazer arranque estrela/triângulo? Mais, como tenciona ter o binário nominal desse motor?
Para poder ter a potencia nominal do motor alimentando-o em 220v monofásico, aconselho a instalação de um variador de entrada 220v e saída em trifásico.
Como já foi referido, o esquema apresentado apenas serve para ligar motores trifásicos em corrente trifásica.
Abraço

Agradeço a sua ajuda,
Mas este motor que apresentei as caracteristicas acima (220Estrela/380Triang), com o ligo??
No caso de querer que ele arranque com contactores a fazer Estrela/triang, como será a ligação?
Será que so posso ligá-lo a 380V???
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Pois é meu amigo, parece-me que de electricidade (dado que é só interesse de saber) estamos mal, mas aqui vai.

1- Para a potencia em jogo o motor não necessita de arrancador estrela-triângulo dado a potência ser tão insignificante.
2- Se for dito o que motor vai accionar, podemos dar diversas soluções, (ligar em triangulo com um condensador, ligar com variador de frequência).

3-Já fez uma pesquisa no nosso forum a procurar motor 220 trifásico? De certeza vai encontrar algo que possa ajudar.

Cump.
Mário
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Pois é meu amigo, parece-me que de electricidade (dado que é só interesse de saber) estamos mal, mas aqui vai.

1- Para a potencia em jogo o motor não necessita de arrancador estrela-triângulo dado a potência ser tão insignificante.
2- Se for dito o que motor vai accionar, podemos dar diversas soluções, (ligar em triangulo com um condensador, ligar com variador de frequência).

3-Já fez uma pesquisa no nosso forum a procurar motor 220 trifásico? De certeza vai encontrar algo que possa ajudar.

Cump.
Mário
Sim aqui o colega Mário, tocou num assunto melindroso. A falta de conhecimentos básicos de electricidade podem dar origem a acidentes, e o que está acontecer parace ser mesmo isso. Pondere bem se quer mesmo fazer sozinho esta ligação.
Aconcelho acompanhamento
Jose Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

nelmindo Escreveu:

Cump.
Mário
Sim aqui o colega Mário, tocou num assunto melindroso. A falta de conhecimentos básicos de electricidade podem dar origem a acidentes, e o que está acontecer parace ser mesmo isso. Pondere bem se quer mesmo fazer sozinho esta ligação.
Aconcelho acompanhamento

Obrigado, pela dica....
Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Posso ligar em monofásico..... certo????
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Não é "Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Mas sim 220D/380Y (220 ∆ triângulo/380 Y estrela).

Quando um motor é trifásico, quer dizer que foi projectado para trabalhar com 3 fases (como o próprio nome diz trifásico (3)).

Quando um motor trifásico tem os seis fios na placa de bornes, quer dizer que pode trabalhar com duas tensões em 1,73 (raiz de 3) a excepção é os motores de duas velocidades sejam dahlander ou não. A tensão habitual é 220/380 (230/400) ou 380/660 (400/700) podendo ser já com a euro tensão de 400V mas em trifásico.

Quando se tem um motor trifásico de 0,5cv e só temos monofásico a melhor das hipóteses é ligar em triângulo com condensador e verificar qual o condensador necessário (com diversos testes) ou com variador de frequência, onde este admite a entrada a 220v (230v) e com a saída transformada em trifásico 220v.

Seja com condensador ou variador, o que o motor vai accionar tem influência.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”