conversor ac/dc automotivo???

Bloqueado
alelui1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 jan 2009, 20:53

conversor ac/dc automotivo???

Mensagem por alelui1 »

ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
preciso instalar em meu automovel um notebok(input 19v-3,42A) e uma impressora(input 1,0A,output 30v-0,5A)e devo comprar o conversor ou inversor de quantos Watts? tenho a disposição para comprar 80W,90W,175W.
e como faço este calculo?
desde ja obrigado se alguem puder me ajudar.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: conversor ac/dc automotivo???

Mensagem por patinhofeio »

alelui1 Escreveu:ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
preciso instalar em meu automovel um notebok(input 19v-3,42A) e uma impressora(input 1,0A,output 30v-0,5A)e devo comprar o conversor ou inversor de quantos Watts? tenho a disposição para comprar 80W,90W,175W.
Boas.
Se for para alimentar directamente, precisas de dois conversores dc/dc pois tens 2 voltagens diferentes(19v e 30v).
Se for para comprar um conversor dc12v/ac230v, aconselho a comprares o de 175W ou mais.
Eu costumo fazer os calculos assim:
P=U*I logo
19*3.42=64.98 + 30*0.5=15 = 79.98w

Este tipo de conversor costuma aquecer um bocado, e se trabalharem ao limite mais depressa avariam. Eu tinha um de 200W que avariou com uma carga de uns 140W. Também já era velhinho, mas pronto. Atenção a deixares o conversor ligado com o carro parado.Muitas horas ligado pode descarregar a bateria.
I=P/U logo
175w/12=14.58333A
Uma hora com o conversor ligado na potencia dele, consome 14A/h à bateria. Em muitos carros é o suficiente para que já não peguem(há carros com baterias de 45Ah)

PS: Se os cálculos estiverem errados corrijam-me. São os que uso mas não tenho formação teórica sobre eles.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: conversor ac/dc automotivo???

Mensagem por nelmindo »

patinhofeio Escreveu:
alelui1 Escreveu:ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
Boas.
Se for para alimentar directamente, precisas de dois conversores dc/dc pois tens 2 voltagens diferentes(19v e 30v).
Se for para comprar um conversor dc12v/ac230v, aconselho a comprares o de 175W ou mais.
Eu costumo fazer os calculos assim:
P=U*I logo
19*3.42=64.98 + 30*0.5=15 = 79.98w

Este tipo de conversor costuma aquecer um bocado, e se trabalharem ao limite mais depressa avariam. Eu tinha um de 200W que avariou com uma carga de uns 140W. Também já era velhinho, mas pronto. Atenção a deixares o conversor ligado com o carro parado.Muitas horas ligado pode descarregar a bateria.
I=P/U logo
175w/12=14.58333A
Uma hora com o conversor ligado na potencia dele, consome 14A/h à bateria. Em muitos carros é o suficiente para que já não peguem(há carros com baterias de 45Ah)

PS: Se os cálculos estiverem errados corrijam-me. São os que uso mas não tenho formação teórica sobre eles.
Abraço
sim estão correctos, mas a corrente é maior porque é preciso contar com as perdas. um bom conversor tem um rendimento de 80 a 90%. Além do preciosismo que vou indicar, em que diz 14A/h, mas deve dizer apenas "consome 14A à bateria", tem mais lógica.

Já agora, teóricamente uma bateria 45Ah, consegue alimentar um receptor que consome 14, por 3,2h. Mas as baterias de chumbo não devem ser descarregadas além do 60% da sua capacidade nominal, sob o risco de se deteriorarem. Logo se alimentar uma hora já é muito bom.
Bloqueado

Voltar para “Discussão Informática”