Dúvidas sobre a instalação terra
Dúvidas sobre a instalação terra
Caros amigos
Gostaria de saber se estou a proceder de forma correcta em relacção aos valores da instalação da terra numa moradia com um quadro monofásico 30A.
1- Vareta de 1,5mts enterrada
2- Condutor de 16mm até á caixa medidora
3- Condutor de 10mm da caixa medidora até ao barramento terra do quadro elétrico
4- Colocar interruptor diferencial de 30mA ou existe uma forma de calcular o mais adequado?
e já agora
5- É obrigatório colocar a caixa medidora ou o condutor pode ir directamente do eléctrodo ao barramento de terra do quadro?
Obrigado pela ajuda de quem me a puder dar
Gostaria de saber se estou a proceder de forma correcta em relacção aos valores da instalação da terra numa moradia com um quadro monofásico 30A.
3- Condutor de 10mm da caixa medidora até ao barramento terra do quadro elétrico
4- Colocar interruptor diferencial de 30mA ou existe uma forma de calcular o mais adequado?
e já agora
5- É obrigatório colocar a caixa medidora ou o condutor pode ir directamente do eléctrodo ao barramento de terra do quadro?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Re: Dúvidas sobre a instalação terra
A secção de condutor de terra tem de ser a mesma a montante e jusante da caixatorrozelo Escreveu:Caros amigos
e já agora
de medição.
Dá uma olhadela neste tópico
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2197
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
De certeza?amoreira Escreveu:A secção de condutor de terra tem de ser a mesma a montante e jusante da caixatorrozelo Escreveu:Caros amigos
e já agora
de medição.
Dá uma olhadela neste tópico
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=2197
Acho que não é assim.
Numa moradia normalmente do eléctrodo até á caixa é efectuado em 16 ou 25mm e da caixa de medição até ao quadro eléctrico em 6 ou 10mm
Bom, então nesse caso se colocar 25mm a montante e a juzante da caixa de medição tenho a certeza que não estou a pecar, certo?
Já agora tratando-se de uma moradia unifamiliar, a caixa de medição tem de estar na rua ou pode ser colocada dentro de casa por baixo do quadro eléctrico?
obrigado mais uma vez
Já agora tratando-se de uma moradia unifamiliar, a caixa de medição tem de estar na rua ou pode ser colocada dentro de casa por baixo do quadro eléctrico?
obrigado mais uma vez
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Acho que o melhor é ficar cá fora junto da portinhola e do contador.torrozelo Escreveu:Bom, então nesse caso se colocar 25mm a montante e a juzante da caixa de medição tenho a certeza que não estou a pecar, certo?
obrigado mais uma vez
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 22 dez 2008, 20:54
A mim pareceme que todos têm alguma razão mas...
na minha opinião do quadro até ao ligador amovivel deve ser a fio de 10mm,
do ligador amovivel ao electrodo de terra deve ser fio de 16mm,
e o electrodo de terra tem de ser enterrado pelo menos 80cm em relação à superfície,
assim penso que é correcto
abraço
na minha opinião do quadro até ao ligador amovivel deve ser a fio de 10mm,
do ligador amovivel ao electrodo de terra deve ser fio de 16mm,
e o electrodo de terra tem de ser enterrado pelo menos 80cm em relação à superfície,
assim penso que é correcto
abraço
-
- Curioso
- Registado: 22 dez 2008, 20:54
O fio de terra nunca pode ir directo do quadro à bareta de terra, tem sempre de passar por um ligador amovivel.
E o diferencial è calculado em função do valor da terra.
Podes consultar as tabelas fornecidas pelas agendas da certiel.
E o diferencial è calculado em função do valor da terra.
Podes consultar as tabelas fornecidas pelas agendas da certiel.
Boa Noite!
O condutor deve da caixa amovivel ao QE deverá ser da mesma secção e caracteristicas do condutor neutro e fases entre a portinhola e o qe.
da caixa de medição ao elctrodo poderá ser 16 mm^2 isolado e 25 mm^2 nú.
ESpero que ajude.
Saudações Energéticas
O condutor deve da caixa amovivel ao QE deverá ser da mesma secção e caracteristicas do condutor neutro e fases entre a portinhola e o qe.
da caixa de medição ao elctrodo poderá ser 16 mm^2 isolado e 25 mm^2 nú.
ESpero que ajude.
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
E não esquecer que o eléctrodo de terra deverá de ter 2 metros de comprimento, ao contrário dos (normais!!!) 1,5 metros ou menos!!! que por vezes se verificam em certas instalações.
Pois a instalação do sistema de terras é muitas vezes descurada por alguns colegas mas todos nós temos que nos lembrar que é esta mesma instalação que quando funciona bem e é bem executada , é que salva vidas, e uma vida não tem preço.
Pois a instalação do sistema de terras é muitas vezes descurada por alguns colegas mas todos nós temos que nos lembrar que é esta mesma instalação que quando funciona bem e é bem executada , é que salva vidas, e uma vida não tem preço.
Abraço.