Ligar motor c/contactor
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Ligar motor c/contactor
Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V).
O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.
Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).
Será que devo tirar essas chapinha, para ligar os fios que vêem do contactor?
O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.
Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).
Será que devo tirar essas chapinha, para ligar os fios que vêem do contactor?
- nelmindo
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Re: Ligar motor c/contactor
sim. Ao motor chegam seis condutores.Jose Pereira Escreveu:Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V).
O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.
Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).
Será que devo tirar essas chapinha, para ligar os fios que vêem do contactor?
E para fazer essa ligação, são precisos três contactores e não só um como diz no texto.
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas.
(cx motor)
u v w
x y z
Abraço
Pequena correcção nesta afirmação. A bobinagem de arranque, é a que suporta maior voltagem. Neste caso, a bobinagem de arranque é a 380v, que se for submetida apenas a 220v, vai criar um campo electromagnético menor, o que provoca o arranque mais suave do motor.Jose Pereira Escreveu:Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V).
A questão aqui é: Onde vais ligar esse circuito? Em Portugal, embora tenhamos as tensões 220v e 380v, apenas em 380v está disponível o sistema trifásico. Para permitir a ligação estrela/triângulo na rede eléctrica em Portugal, o motor terá de ser de 400v/690v.Jose Pereira Escreveu:O que pretendo fazer é um arranque estrela triângulo com tensão de 220V.
Como referido, em ligações estrela/triângulo, as chapinhas são removidas e são ligados os 6 condutores que saem do esquema de contactores que tens. Tens de ter em atenção as ligações. Quando os contactores estiverem na posição de triângulo, as fases têm de estar alinhadas, como se as chapinhas estivesses a juntar os bornes do motor 2 a 2. Como neste exemplo, tem de ter a 1ª fase em u e x; 2ª fase em v e y; 3ª fase em w e z. Na posição de estrela, deverá colocar as 3 fases em u; v; w e o contactor do arranque faz o shunt em x; y; zJose Pereira Escreveu:Qual o esquema de ligação no motor. O esquema dos contactores já o tenho, não sei é onde ligam depois os fios no motor, porque já estão chantados c/chapinhas os terminais do motor (triangulo).
Será que devo tirar essas chapinha, para ligar os fios que vêem do contactor?
(cx motor)
u v w
x y z
Abraço
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas
"Jose Pereira Escreveu:
Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V)."
Não é "estrela-220V ; triangulo 380V)." Mas sim "triangulo-220V ; estrela 380V)."
Qual é a potência ?
220V trifásicos cá em Portugal não há de distribuição publica.
Convém preencher o perfil, para sabermos a localização e os conhecimentos da área.
Cump.
Mário
"Jose Pereira Escreveu:
Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V)."
Não é "estrela-220V ; triangulo 380V)." Mas sim "triangulo-220V ; estrela 380V)."
Qual é a potência ?
220V trifásicos cá em Portugal não há de distribuição publica.
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Cump.
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Re: Ligar motor c/contactor
Mário Escreveu:Boas
"Jose Pereira Escreveu:
Tenho um motor EFACEC BF7 71M44, com ligação estrela/triangulo ( estrela-220V ; triangulo 380V)."
Não é "estrela-220V ; triangulo 380V)." Mas sim "triangulo-220V ; estrela 380V)."
Qual é a potência ?
220V trifásicos cá em Portugal não há de distribuição publica.
Convém preencher o perfil, para sabermos a localização e os conhecimentos da área.
Cump.
Mário
Sim, é verdade. Estes pormenores escaparam-me.
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas, Obrigado a todos pelas v/respostas.
Acho que o problema é resolvido com a saída das chapinhas no enrolamento triangulo.
Eu tenho o motor que apresentei acima, mas não tenho corrente trifásica, só monofásica (220V). O esquema de ligação que tenho é o que apresento. Como fazer o arranque estrela/triangulo com o motor em corrente monofásica?
Acho que o problema é resolvido com a saída das chapinhas no enrolamento triangulo.
Eu tenho o motor que apresentei acima, mas não tenho corrente trifásica, só monofásica (220V). O esquema de ligação que tenho é o que apresento. Como fazer o arranque estrela/triangulo com o motor em corrente monofásica?
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas José Pereira
1- Actualizar o "perfil, profile"
2- Perguntei qual a potência do motor.
3- Quando houver resposta, repondo.
Ps:O esquema, Não serve.
Cump.
Mário
1- Actualizar o "perfil, profile"
2- Perguntei qual a potência do motor.
3- Quando houver resposta, repondo.
Ps:O esquema, Não serve.

Cump.
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas...
Ai a confusão que para aqui vai.
Se tem só corrente monofásica, como quer fazer arranque estrela/triângulo? Mais, como tenciona ter o binário nominal desse motor?
Para poder ter a potencia nominal do motor alimentando-o em 220v monofásico, aconselho a instalação de um variador de entrada 220v e saída em trifásico.
Como já foi referido, o esquema apresentado apenas serve para ligar motores trifásicos em corrente trifásica.
Abraço
Ai a confusão que para aqui vai.

Se tem só corrente monofásica, como quer fazer arranque estrela/triângulo? Mais, como tenciona ter o binário nominal desse motor?
Para poder ter a potencia nominal do motor alimentando-o em 220v monofásico, aconselho a instalação de um variador de entrada 220v e saída em trifásico.
Como já foi referido, o esquema apresentado apenas serve para ligar motores trifásicos em corrente trifásica.
Abraço
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Re: Ligar motor c/contactor
patinhofeio Escreveu:Boas...
Ai a confusão que para aqui vai.![]()
Se tem só corrente monofásica, como quer fazer arranque estrela/triângulo? Mais, como tenciona ter o binário nominal desse motor?
Para poder ter a potencia nominal do motor alimentando-o em 220v monofásico, aconselho a instalação de um variador de entrada 220v e saída em trifásico.
Como já foi referido, o esquema apresentado apenas serve para ligar motores trifásicos em corrente trifásica.
Abraço
Agradeço a sua ajuda,
Mas este motor que apresentei as caracteristicas acima (220Estrela/380Triang), com o ligo??
No caso de querer que ele arranque com contactores a fazer Estrela/triang, como será a ligação?
Será que so posso ligá-lo a 380V???
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas
Pois é meu amigo, parece-me que de electricidade (dado que é só interesse de saber) estamos mal, mas aqui vai.
1- Para a potencia em jogo o motor não necessita de arrancador estrela-triângulo dado a potência ser tão insignificante.
2- Se for dito o que motor vai accionar, podemos dar diversas soluções, (ligar em triangulo com um condensador, ligar com variador de frequência).
3-Já fez uma pesquisa no nosso forum a procurar motor 220 trifásico? De certeza vai encontrar algo que possa ajudar.
Cump.
Mário
Pois é meu amigo, parece-me que de electricidade (dado que é só interesse de saber) estamos mal, mas aqui vai.
1- Para a potencia em jogo o motor não necessita de arrancador estrela-triângulo dado a potência ser tão insignificante.
2- Se for dito o que motor vai accionar, podemos dar diversas soluções, (ligar em triangulo com um condensador, ligar com variador de frequência).
3-Já fez uma pesquisa no nosso forum a procurar motor 220 trifásico? De certeza vai encontrar algo que possa ajudar.
Cump.
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Re: Ligar motor c/contactor
Sim aqui o colega Mário, tocou num assunto melindroso. A falta de conhecimentos básicos de electricidade podem dar origem a acidentes, e o que está acontecer parace ser mesmo isso. Pondere bem se quer mesmo fazer sozinho esta ligação.Mário Escreveu:Boas
Pois é meu amigo, parece-me que de electricidade (dado que é só interesse de saber) estamos mal, mas aqui vai.
1- Para a potencia em jogo o motor não necessita de arrancador estrela-triângulo dado a potência ser tão insignificante.
2- Se for dito o que motor vai accionar, podemos dar diversas soluções, (ligar em triangulo com um condensador, ligar com variador de frequência).
3-Já fez uma pesquisa no nosso forum a procurar motor 220 trifásico? De certeza vai encontrar algo que possa ajudar.
Cump.
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Re: Ligar motor c/contactor
nelmindo Escreveu:Sim aqui o colega Mário, tocou num assunto melindroso. A falta de conhecimentos básicos de electricidade podem dar origem a acidentes, e o que está acontecer parace ser mesmo isso. Pondere bem se quer mesmo fazer sozinho esta ligação.Mário Escreveu:Boas
Pois é meu amigo, parece-me que de electricidade (dado que é só interesse de saber) estamos mal, mas aqui vai.
1- Para a potencia em jogo o motor não necessita de arrancador estrela-triângulo dado a potência ser tão insignificante.
2- Se for dito o que motor vai accionar, podemos dar diversas soluções, (ligar em triangulo com um condensador, ligar com variador de frequência).
3-Já fez uma pesquisa no nosso forum a procurar motor 220 trifásico? De certeza vai encontrar algo que possa ajudar.
Cump.
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Obrigado, pela dica....
Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Posso ligar em monofásico..... certo????
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Re: Ligar motor c/contactor
Boas
Não é "Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Mas sim 220D/380Y (220 ∆ triângulo/380 Y estrela).
Quando um motor é trifásico, quer dizer que foi projectado para trabalhar com 3 fases (como o próprio nome diz trifásico (3)).
Quando um motor trifásico tem os seis fios na placa de bornes, quer dizer que pode trabalhar com duas tensões em 1,73 (raiz de 3) a excepção é os motores de duas velocidades sejam dahlander ou não. A tensão habitual é 220/380 (230/400) ou 380/660 (400/700) podendo ser já com a euro tensão de 400V mas em trifásico.
Quando se tem um motor trifásico de 0,5cv e só temos monofásico a melhor das hipóteses é ligar em triângulo com condensador e verificar qual o condensador necessário (com diversos testes) ou com variador de frequência, onde este admite a entrada a 220v (230v) e com a saída transformada em trifásico 220v.
Seja com condensador ou variador, o que o motor vai accionar tem influência.
Cump.
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Não é "Então porque é que o motor tem 220Y/380D?
Mas sim 220D/380Y (220 ∆ triângulo/380 Y estrela).
Quando um motor é trifásico, quer dizer que foi projectado para trabalhar com 3 fases (como o próprio nome diz trifásico (3)).
Quando um motor trifásico tem os seis fios na placa de bornes, quer dizer que pode trabalhar com duas tensões em 1,73 (raiz de 3) a excepção é os motores de duas velocidades sejam dahlander ou não. A tensão habitual é 220/380 (230/400) ou 380/660 (400/700) podendo ser já com a euro tensão de 400V mas em trifásico.
Quando se tem um motor trifásico de 0,5cv e só temos monofásico a melhor das hipóteses é ligar em triângulo com condensador e verificar qual o condensador necessário (com diversos testes) ou com variador de frequência, onde este admite a entrada a 220v (230v) e com a saída transformada em trifásico 220v.
Seja com condensador ou variador, o que o motor vai accionar tem influência.
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