Baixa voltagem alta amperagem qual o perigo

Responder
fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Been thanked: 1 time

Baixa voltagem alta amperagem qual o perigo

Mensagem por fiasgardone »

Colegas tudo bem!!

Não sei se aqui è o local mais indicado para minha duvida, mas como tem haver com electricidade resolvi postar ,caso algo em contrario serà retirado!!

Bem è o seguinte, uma maquina de soldar ( por ponto) trabalha com um Transformador que tem um segundario que devita pouca voltagem(2a 4 voltos) mas tem uma amperagem de para cima de 500 AMPERES , eu tenho ouvisto dizer que a amperagem mata, mas tenho visto a soldar com estas maquinas,(os chapeiros) e o operador poem as maos na chapa que estam a trabalhar e nao apanham uns choques ! algem me pode explicar porque razao acontece isto?
Essas maquinas sao perigosas?

E tambem para as maquinas de soldar a electrodo tambem trabalha nas pontas comalta voltagem e portanto eu tenho visto os sarralheiro a soldar e com as maos nos ferros!!

Desde jà agradeço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Baixa voltagem alta amperagem qual o perigo

Mensagem por nelmindo »

sim, efectivamente é a corrente que mata.

Mas é facil de explicar o porque de não morrer:
1º a resistencia do corpo, não é constante e depende da tensão aplicada. É inversamente proporcional (não é verdade, mas suponhamos para questões de raciocionio)
2º a esse nivel de tensão a resitencia do corpo humano entre mãos é na ordem dos 200 000 ohms
3º qualquer valor acima de 0,2A há fortes possibilidades, para existir uma paragem cardiaca.
4º se pela lei de ohm, o valor da corrente for inferior, há segurança (para sentir formigueiro bastam 0,001A e acima de 0,015A só 50% das pessoas é que conseguem ter controlo muscular para se libertarem!!!), logo
4V/200 000ohm = 0,000 02A, que fica bem longe de haver sequer um pequeno formigueiro.

Agora a situação de 230V (que é por essa razão é que é perigosa e as superiores nem se fala...):
1º para este valor a resistencia do corpo baixa para 1500 ohm (dados cientificos)
2º lei de ohm aplicada: 230/1500= 0,15 A, para estes valores 99% da população não tem reação muscular para poderem se libertar e não temos controlo sobre as funções respiratórias. Se não morrermos de paragem cardiaca, morremos de paragem respiratória...

e estamos a falar de valores, nas melhores condições (mãos secas). Se passarmos para uma situação de mãos molhadas, as resistencias descem para valores ainda mais perigosos (mas que no entanto a baixas tensões ainda continua a ser seguro, até 12V), onde a corrente já começa a fazer outro tipo de estragos: carbonização da camada superficial da pele em contacto e de tecidos internos ou orgãos vitais...
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Gostei muito da explicação simples do Nelmindo :D
Assim, aprender é fácil! :)

Agora, peço desculpa mas permitam-me estas correcções:
fiasgardone Escreveu:...
...com um Transformador que tem um segundario (é SECUNDÁRIO) que devita (é DEBITA) pouca voltagem(2a 4 voltos) mas tem uma amperagem de para cima de 500 AMPERES , eu tenho ouvisto (esta foi de morte :D é OUVIDO) dizer que ...

...os sarralheiro (é SERRALHEIRO) a soldar ...
mais uma vez peço desculpa, mas gosto de ler e escrever português.
Learning is the goal!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

gemini Escreveu:Gostei muito da explicação simples do Nelmindo :D
Assim, aprender é fácil! :)

Agora, peço desculpa mas permitam-me estas correcções:
fiasgardone Escreveu:...
...com um Transformador que tem um segundario (é SECUNDÁRIO) que devita (é DEBITA) pouca voltagem(2a 4 voltos) mas tem uma amperagem de para cima de 500 AMPERES , eu tenho ouvisto (esta foi de morte :D é OUVIDO) dizer que ...

...os sarralheiro (é SERRALHEIRO) a soldar ...
mais uma vez peço desculpa, mas gosto de ler e escrever português.

e já agora um pouco de preciosismo técnico: voltagem e amperagem, deve ser substituido por tensão e intensidade. E voltos por volts (http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=4565)
Outra: quando uma grandeza se escreve por extenso, mesmo que derive de um nome de um cientista, começa por letra minuscula, são masculinos e "admitem plural"*

* para valores acima de dois inclusivé... BIPM Bureau International des Poids e et Mesures)

cinco volts, um virgula cinco quilograma, dez amperes, dois gramas

Mas não faço reparo a estas regras, quando erram. Apenas "limo" o importante da questão, neste caso o saber.
Limo de limar, aprimorar...
fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Been thanked: 1 time

Mensagem por fiasgardone »

Eu como autor deste topico não podia de deixar de agradecer ao colega Nelmindo!por ter explicado de forma exemplar a minha duvida!

Quanto aos outros colegas devo dizer que sou uma pessoa aberta a correções e atè criticas, por isso só tenho a agradecer essas correções, e caso neste topico houver alguma coisa errado por favor de correguir! :D

Passo algum tempo em foruns e devo dizer que tenho visto coisas que eu que ja deixei a escola a 30 anos não faço esses erros !

Tambem devo dizer que o colega que fez a correção( e fez muito bem)se estivesse em meu lugar não falava do jeito que falou :mrgreen:

A todos um grande abraço
sorefame
Curioso
Curioso
Registado: 21 mar 2009, 16:56

Mensagem por sorefame »

Boa Tarde,

Gostei imenso da explicação do nelmindo, sendo que, foi mais clara que a explicação de outras pessoas na área da electricidade incluido electricistas de profissão, a quem eu perguntei. Posto isto, gostaria de lhe fazer uma pergunta acerca das baixas tensões. Eu comprei recentemente dois transformadores de corrente, de ferro laminado que transformam baixas tensões, de 230V em correntes de 24V e 3A (72VA) (para o transformador maior) e 12V e 3A (36VA) (para o mais pequeno). Na loja onde comprei disseram-me que essa corrente quer do transformador maior, quer do mais pequeno me podiam matar. Eu na altura achei um pouco estranho e fui perguntar a uma loja de electricidade e disseram-me que nao havia problema algum. Tendo em conta isto gostaria imenso se me podesse informar de como posso calcular a resistência do meu corpo (já utilizei o multimetro, mas a pilha é de 9V, penso eu, não me dando inflormação para o 12 ou 24V), ou se houver valores e me poder informar, agradecia-lhe imenso. É importante eu saber isto porque eu tensiono construir uma fonte de alimentação com esses transformadores e tencionava utilizala ligada (se não houver perigos de facto).
Obrigado

Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jacc

Mensagem por jacc »

Bom dia.
Parece-me que há aqui algumas informações que não estão completamente correctas.
Começo por dizer que não conheço essas máquinas de soldar, mas assumo, que a tensão e corrente mencionadas estão correctas.
Sendo assim temos uma saida a 2/4V e 500A.
1ºponto.
A resistência do corpo humano não varia de acordo com a tensão.
Varia sim de acordo com os "pontos" do corpo onde se mede, e condições fisicas a que o corpo está sujeito.
Por exemplo, a resistência entre dois dedos é menor do que entre as duas mãos. E se a mão estiver molhada, também é menor do que se estiver seca.
2ºponto.
Uma corrente acima dos 50mA (0,050A) é mortal, e bastam poucos milisegundos.
Não sei qual a nova tensão de segurança de acordo com as RTIEBT, mas há uns anos atrás, eram 50 volts. Acima disso, era considerada perigosa.
Em instalações eléctricas hoje em dia, usam-se os 12 ou 24 V como tensão reduzida de segurança.
3ºponto.
Apesar da corrente do aparelho em questão poder ser no máximo 500A, a verdade é que a tensão em causa não é suficiente para fazer passar essa corrente pelo corpo.
Vamos a uma analogia...ridicula :D .
Imagina um alguidar cheio de água. Mete as mão lá dentro. Ficas molhado, mas não dói pois não? A água neste caso serve de comparação com a corrente, e temos muita corrente e nenhuma tensão.
Agora imagina uma gota de chuva a cair em cima da cabeça. Mais uma vez, a água é a corrente e a altura da queda da gota é a tensão. Não vais ficar muito molhado, mas já dói um bocadinho, não é? Principalmente se for uma gota "grossa". Neste caso, há pouca "corrente" e alguma "tensão".
Agora imagina-te debaixo de uma catarata. Muita "tensão" e muita "corrente". Tás a ver o resultado??? Tipo pinto encharcado. Será o exemplo de um relâmpago.

Espero que tenhas percebido.

Cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jacc Escreveu:Bom dia.
Parece-me que há aqui algumas informações que não estão completamente correctas.
Começo por dizer que não conheço essas máquinas de soldar, mas assumo, que a tensão e corrente mencionadas estão correctas.
Sendo assim temos uma saida a 2/4V e 500A.
1ºponto.
A resistência do corpo humano não varia de acordo com a tensão.
Varia sim de acordo com os "pontos" do corpo onde se mede, e condições fisicas a que o corpo está sujeito.
Por exemplo, a resistência entre dois dedos é menor do que entre as duas mãos. E se a mão estiver molhada, também é menor do que se estiver seca.
2ºponto.
Uma corrente acima dos 50mA (0,050A) é mortal, e bastam poucos milisegundos.
Não sei qual a nova tensão de segurança de acordo com as RTIEBT, mas há uns anos atrás, eram 50 volts. Acima disso, era considerada perigosa.
Em instalações eléctricas hoje em dia, usam-se os 12 ou 24 V como tensão reduzida de segurança.
3ºponto.
Apesar da corrente do aparelho em questão poder ser no máximo 500A, a verdade é que a tensão em causa não é suficiente para fazer passar essa corrente pelo corpo.
Vamos a uma analogia...ridicula :D .
Imagina um alguidar cheio de água. Mete as mão lá dentro. Ficas molhado, mas não dói pois não? A água neste caso serve de comparação com a corrente, e temos muita corrente e nenhuma tensão.
Agora imagina uma gota de chuva a cair em cima da cabeça. Mais uma vez, a água é a corrente e a altura da queda da gota é a tensão. Não vais ficar muito molhado, mas já dói um bocadinho, não é? Principalmente se for uma gota "grossa". Neste caso, há pouca "corrente" e alguma "tensão".
Agora imagina-te debaixo de uma catarata. Muita "tensão" e muita "corrente". Tás a ver o resultado??? Tipo pinto encharcado. Será o exemplo de um relâmpago.

Espero que tenhas percebido.

Cumprimentos.

Se consultar o sitio que recomendo acima, verá que o que diz não é verdade, nos seus pontos 1 e 2.
Gostei da explicação do ponto 3
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

jacc Escreveu: ...
...
:lol: :lol: :lol:
Uma gota de água não digo, mas se for uma pedra de gelo, ou um molho de pedraço grosso... É muita tensão junta
:lol: :lol: :lol:
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Steeplechase
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 abr 2008, 17:07

Mensagem por Steeplechase »

fiasgardone Escreveu:Colegas tudo bem!!

Não sei se aqui è o local mais indicado para minha duvida, mas como tem haver com electricidade resolvi postar ,caso algo em contrario serà retirado!!

Bem è o seguinte, uma maquina de soldar ( por ponto) trabalha com um Transformador que tem um segundario que devita pouca voltagem(2a 4 voltos) mas tem uma amperagem de para cima de 500 AMPERES , eu tenho ouvisto dizer que a amperagem mata, mas tenho visto a soldar com estas maquinas,(os chapeiros) e o operador poem as maos na chapa que estam a trabalhar e nao apanham uns choques ! algem me pode explicar porque razao acontece isto?
Essas maquinas sao perigosas?

E tambem para as maquinas de soldar a electrodo tambem trabalha nas pontas comalta voltagem e portanto eu tenho visto os sarralheiro a soldar e com as maos nos ferros!!

Desde jà agradeço
Boas,

Não querendo contradizer tudo o que foi dito, queria apenas deixar mais uma dica.

- A corrente eléctrica (I) é um movimento de electrões, e só existe quando os electrões se movimentam;

- Para haver movimento de electrões (corrente eléctrica) é preciso que eles se desloquem de uma pólo positivo para um negativo, que em C.A. é da fase para o neutro;

- Quanto maior for o número de electrões (mais corrente eléctrica) que atravessar um corpo, seja ele humano ou não, maior vai ser o efeito nele provocado. Por exemplo um fio condutor de 1.5mm derrete se lhe aplicar uma corrente de 500A (efeito de Joule);

- Uma lâmpada incandescente de 60W emite luz porque um filamento de tugsténio é sujeito a uma corrente e fica completamente incandescente ao ponto de emitir essa luz. Reparem as perdas em calor que a lâmpada tem (efeito de Joule);

- O aparelho de soldar funciona por efeito de Joule, ou seja, tentamos criar na ponta do eléctrodo uma corrente tal que aqueça o material;

- para ter um valor de corrente alto, se tivéssemos uma tensão de 230V íamos ter uma potência de (P=UxI - P=230x500=115000W) que penso que todos sabem o que quer dizer na factura de energia eléctrica;

Resumindo:

O aparelho de soldar está completamente isolado, por isso não "apanhamos choque eléctrico". O valor da tensão é baixo para ser alto o valor da corrente porque é isso que nos interessa.
A resistência à corrente eléctrica do corpo humano é variável de pessoa pra pessoa de dia pra dia e de hora pra hora. Há quem sobreviva a um choque eléctrico de 100 A e essa mesma pessoa pode morrer com 0.1A (basta que esta corrente lhe atravesse o coração ou outro ponto vital).

AHHH! Aproveito para dizer que os desfibriladores aplicam uma corrente eléctrica ao corpo humano por forma a recolocar o coração em funcionamento.

P=UxI=230x500=115000W
P=UxI=4x500=2000W

Grande diferença, hien????
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

- A corrente eléctrica (I) é um movimento de electrões, e só existe quando os electrões se movimentam;

- Para haver movimento de electrões (corrente eléctrica) é preciso que eles se desloquem de uma pólo positivo para um negativo, que em C.A. é da fase para o neutro;

Desculpe o reparo. Não gosto de criticar ninguém, até pq eu cometo muitos erros, mas permita-me uma pequena correcção: Os electrões estão sempre em movimento. O aumento da temperatura acelera esse movimento; A corrente eléctrica é o movimento ordenado dos electrões; Do polo + para o -, depende se consideras movimento electronico ou convencional ( em qq destes os resultados são idênticos), não passam de teorias, estão correctos até k se prove o contrário; Em CA é da fase para o neutro apenas em meio ciclo de cada período, no outro meio é do neutro para a fase.
Abraço.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”